expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

#Livros - Romeu e Julieta, de William Shakespeare

 

#Livros - Romeu e Julieta, de William Shakespeare

Sinopse

Este é um livro para a vida de toda a gente, acredita Mega Ferreira, que isso mesmo escreveu no prefácio desta nova e belíssima edição de Romeu e Julieta

Publicada em volumes in quarto em 1597 e 1599, a obra é ambientada numa Verona dilacerada por disputas e lutas sangrentas, e conta a história de dois trágicos amantes, Romeu Montéquio e Julieta Capuleto, descendentes de duas dinastias rivais e separados por uma vingança cruel. 

Uma obra magistral romântica e violenta, plena de drama e sensualidade e pontuada por deliciosos trocadilhos. Romeu e Julieta é um hino à juventude, aos seus amores proibidos e paixões desmedidas e uma das obras imortais de William Shakespeare. 


Opinião

Este é um Clássico que se encontra impregnado nas nossas mentes, mesmo quando nunca lemos a peça original e demorei demasiado tempo a colocar as mãos na minha primeira leitura da obra de William Shakespeare. Existem muitos preconceitos relacionados com os Clássicos da Literatura que nos impedem de os ler e limitam as nossas leituras de uma forma em que só ficamos a perder. 


Nunca permitas que os medos ou as dúvidas nas tuas capacidades de percepção te impeçam de agarrar num livro. O pior que pode acontecer é não ser o momento certo para o leres, mas nada te impede de parar e voltar mais tarde um dia. Melhor isso do que nunca lhe pegar por estares presa aos medos que os outros acham que deves ter. Na melhor das hipóteses irás descobrir que foi fácil e até pode ser que encontres alguns dos melhores livros da tua vida. 


Podes ler também a minha opinião sobre O Monte dos Vendavais


Agora, voltando ao que interessa, ou seja, ao nosso Romeu e Julieta. Foi a minha estreia com o autor mas também com este género literário, as peças teatrais, sem contar com as leituras feitas na escola, e devo dizer que foi bem mais agradável do que pensei inicialmente. Além de não ser ter sentido qualquer dificuldade devido à linguagem utilizada, mais formal e antiquada, é certo, mas perfeitamente compreensível. 


"O amor é dos suspiros a fumaça; puro, é fogo que os olhos ameaça; revolto, um mar de lágrimas de amantes... Que mais será? Loucura temperada, fel ingrato, doçura refinada."


Todos sabemos que esta obra relata o amor, tornado imortal, dos jovens Romeu e Julieta, filhos de famílias rivais cujas famílias não permitiriam o seu relacionamento, tão pouco o seu casamento. O que talvez te tenha escapado, como me aconteceu a mim, é que estamos perante um história que se passa em poucos dias. Ou seja, o nosso casal apaixonado conhece-se, apaixona-se perdidamente, resolve casar-se e acaba com o dilema que os leva à morte, tudo isto em menos de uma semana. 


Podes ler também a minha opinião sobre Persuasão


Apesar de parecer pouco coerente, pelo menos para os nossos padrões modernos, é esta rapidez nos acontecimentos que nos dá um ritmo frenético à narrativa e faz com que não seja possível parar a leitura, mesmo quando sabemos qual será o final dos nossos protagonistas. Além disso, é um livro curto que se lê com bastante rapidez e nos permite entrar em contacto com a verdadeira história que inspirou e marcou profundamente todos os romances que lhe seguiram. 


"Eis o teu ouro, veneno mais nocivo para as almas dos homens, que mais crimes tem cometido neste mundo sujo, do que essas pobres drogas misturadas que não podes vender. Dei-te veneno; não tu a mim." 


Gostei muito desta leitura e só posso recomendar que percas os medos e deixes cair os preconceitos e dês uma oportunidade a este Clássico da Literatura, tenho a certeza que não te vais arrepender. Se ainda tens dúvidas, aconselho que dês uma vista de olhos pelo vídeo da Tatiana Feltrin antes de tomares a tua decisão. Já leste alguma das obras de Shakespeare? Qual me aconselhas para próxima leitura? 


Encomenda o teu exemplar usando os links abaixo e contribui para as próximas leituras no blog


Wook | Bertrand | Book Depository

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter