expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

domingo, 31 de janeiro de 2021

#Séries - Gambito da Dama

 

#Séries - Gambito da Dama

Sinopse

O Gambito da Dama conta a história de Beth Harmon, uma menina órfã que se revela um prodígio do xadrez. Mas agora, aos 22 anos, ela precisa enfrentar o seu vício para conseguir se tornar a maior jogadora do mundo. E quanto mais Beth aprimora as suas habilidades no tabuleiro, mais a ideia de uma fuga lhe parece tentadora. 

Opinião

Começo por dizer que iniciei este ano de 2021 a assistir a esta série e não poderia ter começado melhor, sobretudo quando penso nos acontecimentos dos últimos dias. Já tinha lido algumas notícias nas redes sociais sobre uma série que teria despertado o interesse pelo Xadrez e aumentado as vendas de tabuleiros na Amazon e afins, mas nem sabia bem do que se tratava. 

Entretanto, no final de 2020, durante a hora de almoço no trabalho, dei por mim a ver o primeiro episódio do Gambito da Dama de forma inesperada e fiquei totalmente rendida e, assim que me foi possível, devorei todos os sete episódios. O melhor elogio que posso fazer à série é dizer que, assim que terminei o último episódio, fiquei com uma vontade imensa de começar tudo de novo, o que posteriormente não resisti a fazer. 

Podes ler também a minha opinião sobre Lucifer

Devo dizer também que não percebo nada de Xadrez, lacuna na minha formação que muito lamento, mas que não consigo resolver dado que não conheço ninguém que saiba e me pudesse ensinar devidamente. E esse desconhecimento meu não impediu em nada de desfrutar da série e das lições que ela nos transmite. Afinal de contas, o Xadrez é protagonista na vida da nossa Beth, mas as mensagens que passam vão muito para além desse universo. 

#Séries - Gambito da Dama

O primeiro episódio é espectacular e a relação de Beth com o zelador que a ensina a jogar Xadrez, bem como a ética do jogo, é deliciosa. Tanto que o senhor Shaibel e a sua presença física limita-se a este episódio mas parece que o vemos em todos os restantes, pelo papel fundamental que teve na formação da personalidade e nos princípios de Beth. 

Podes ler ainda a minha opinião sobre Pearson

O final desse primeiro episódio é do melhor que já vi em televisão e penso que seja impossível alguém ver e não desejar continuar imediatamente para o próximo. Depois de vermos a chegada ao orfanato e os primeiros passos no jogo que lhe daria um propósito na vida, chega o momento em que é adoptada e ganha uma família e uma casa, com um quarto só para si. 

#Séries - Gambito da Dama

O seu percurso conturbado é pontuado pelos excessos relacionados com os comprimidos e o excesso de álcool numa forma de auto boicote que a impede de alcançar o seu potencial máximo. A sua mente brilhante impressiona a todos e é fácil sentirmos empatia por esta menina excepcional que desejamos que tenha sucesso e cumpra o seu sonho. 

A fotografia da série só contribui para o seu sucesso, bem como as excelentes prestações de todo o elenco, os cenários, os figurinos. Pensando bem, não consigo encontrar um defeito ou algo que tenha gostado menos. Tirando o facto de ser demasiado curta e ter deixado um gosto de quero mais que não sei se será suprido. 



Entretanto, deixa-me partilhar contigo que esta série foi baseada num livro que, segundo sei, foi adaptado com muito respeito existindo diálogos tirados na íntegra do livro o que só me deixa mais curiosa para lhe pegar em breve. Está previsto o seu lançamento em Fevereiro e já podes comprar em pré-venda na Wook ou na Bertrand

Já te rendeste à qualidade da Netflix? O que achaste do Gambito da Dama

2 comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter