expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Balanço de 2020 & Resoluções para 2021

 

Balanço de 2020 & Resoluções para 2021

Aqui estamos de regresso para as tão incontornáveis Resoluções para o novo ano, não sem antes analisar e fazer o balanço do ano que terminou. Já todos sabemos o quanto 2020 foi um ano atípico, que nos colocou a vida de cabeça para baixo e veio alterar todos os planos e projectos que tínhamos estabelecido no início desse fatídico ano. No entanto, tenho a certeza de que, se pensarmos bem, nem tudo foi mau em 2020. Pode não ter sido o melhor ano de sempre, mas quer-me parecer que irei conseguir retirar alguns aspectos positivos dele e encontrar por lá algumas das sementes do que quero ver florescer em 2021. 


Aproveita para verificar qual o Balanço de 2019 & Resoluções para 2020


Balanço de 2020


1. Pessoal

O primeiro grande falhanço de 2020 foi a, novamente adiada, viagem para Nova Iorque. Desta vez, a culpa não foi propriamente nossa, mas desta coisa da pandemia que veio inviabilizar toda e qualquer possibilidade de viagem que pudesse estar nos planos. Felizmente, somos as atrasadas de sempre e ainda não tínhamos marcado nada nem comprado passagens, por isso, o prejuízo foi menor, mas a frustração nem por isso. 


Apesar de tudo, a família que realmente interessa continuou por perto, sempre com saúde - feito de se fazer notar dada a situação no mundo e a idade das pessoas -, mas sempre em segurança e tentando minimizar os riscos. Os amigos estão mais distantes mas, no Verão, foi possível matar saudades e aproveitar alguns bons momentos que não já não deu para repetir em Dezembro. As pessoas novas, pelas razões óbvias, não foram o foco mas sinto-me muito feliz pelas pessoas que tenho na minha vida e, como tal, não lamento nada do que não vivi nem conheci. 


Com todas as alterações profissionais que se reflectiram em muito teletrabalho, o número de livros lidos foi menor do que gostaria e só não foi pior porque continuei a utilizar o meu Caderno de Leituras e isso ajudou-me a não descambar na totalidade. Por outro lado, não tive cabeça para filmes e séries como gostaria e esse foi outro fiasco gigante de 2020. 


2. Finanças

As poupanças também não foram o foco do ano passado, embora tenha mantido sempre o meu emprego e o meu ordenado, mas sem as comissões durante alguns meses. Por outro lado, a meio do ano fui promovida e essas comissões extra ajudaram a equilibrar as finanças e a alcançar alguns objectivos como a compra do meu novo computador que tanto precisava. 


3. Blog

Durante o confinamento de 2020 estive muito ausente deste blog e não dediquei o tempo que gostaria nem fui tão frequente, o que penso terá contribuído para não ter aumentado o número de seguidores como tinha colocado como resolução. No entanto, fui capaz de alcançar alguma estabilidade nas redes sociais, nomeadamente no Instagram - aproveita para me seguir por lá, caso ainda não o faças -, onde tenho procurado crescer de forma consolidada. 


Ainda não foi em 2020 que este blog se começou a sustentar, até porque não me dediquei a esses assuntos e me senti pouco motivada a voltar para o computador depois do teletrabalho. No entanto, consegui comprar alguns cursos interessantes e que acredito que irão dar-me ferramentas e competências para me tornar alguém capaz de correr atrás dos meus objectivos e transformá-los em realidade. 


Resoluções para 2020


1. Pessoal

Em 2021, não estou a pensar em viajar até porque ainda vivemos tempos de incerteza e não quero voltar a fazer planos que fatalmente serão fonte de frustração. Prefiro dedicar-me a outros planos e ficar pela terrinha nas férias, onde poderei rever os amigos do coração. Também não quero pensar em aumentar as minhas pessoas por enquanto, pois prefiro dedicar-me às que já tenho e são importantes para mim. 


Agora que penso no assunto, constato que está mais fácil decidir o que não quero do que aquilo que quero mesmo para 2021, pelo menos em termos pessoais. Contudo, posso já comprometer-me com o plano de ler 50 livros este ano e estabelecer um plano para conseguir ver mais filmes e séries. Além disso, pretendo continuar a investir na minha formação virada para o digital, com a ajuda da Maria Gonçalves.


2. Finanças

Este ano, assim que terminar de pagar o meu computador novo, em Fevereiro, e partindo do princípio que o confinamento não se irá estender demasiado, quero focar-me em direccionar as comissões para a poupança, mantendo um olhar atento no meu orçamento e entendendo como posso reduzir despesas desnecessárias para poder construir o tão desejado e imprescindível fundo de maneio. 


No meu trabalho formal, o objectivo é continuar a conseguir cumprir os números que preciso para ganhar os prémios, sem esquecer as comissões pessoais para que a minha renda mensal possa crescer de uma forma que se veja, de facto. 


3. Blog

Mais do que aumentar o número de seguidores, que também é importante e me interessa, os meus planos consistem em ser capaz de postar com uma regularidade estável de 2 a 3 publicações por semana, tratando os assuntos que são mais relevantes para ti que me segues e lês com regularidade. Pretendo, também, apostar de forma mais forte no crescimento da comunidade no Instagram, dado que se trata da plataforma que se tornou na minha paixão mais nova. 


Estou, ainda, a ponderar migrar este blog para uma plataforma mais profissional, com um domínio próprio, e espero que estas mudanças e os investimentos consequentes sejam possíveis de alcançar em 2021. A imagem também deverá ser alvo de um update, que bem merece e precisa. 


Além de continuar a ter o Google Adsense e apostar em afiliados, pretendo diversificar a forma de rentabilizar este espaço, lançando algumas novidades que me parecem ser interessantes e agregar valor para quem me segue. Estou a ponderar o lançamento de uma série de episódios de Podcast, relacionado com livros, que penso que será um desafio também para mim enquanto produtora de conteúdos. Por outro lado, estou a validar uma ideia que me surgiu e, para isso, gostaria de contar com a tua ajuda. São apenas 5 minutos do teu tempo que vou pedir emprestados para preencheres este formulário.


Porque no final de cada ano também devemos agradecer, é isso que quero fazer contigo que continuas a visitar este blog e a ler o que gosto de partilhar contigo. Obrigada pelo carinho, pelas visitas, pelos comentários e tudo e tudo e tudo. 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter