expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

#Livros - O Último Tudor, de Philippa Gregory


#Livros - O Último Tudor, de Philippa Gregory

Sinopse

Três irmãs. Três vidas. Três formas de poder. 
A história de Joana Grey e suas irmãs que ousaram desafiar as suas rainhas.

Joana
O pai de Joana Grey e os seus conspiradores convencem o rei Eduardo VI a nomear Joana, sua prima, para o trono, em vez da sua meia-irmã Maria. Joana é aclamada rainha e reina durante nove dias. Maria rapidamente reuniu um exército e reivindicou a coroa encarcerando a prima na Torre. Quando Joana se recusa a trair a fé protestante, Maria manda executá-la. 

Katherine
"Aprende a morrer" são as palavras que Joana escreve numa carta para a irmã. Katherine só tem intenção de desfrutar da sua beleza e juventude e encontrar o amor. Mas a linhagem torna-a uma ameaça para a insegura e infértil rainha Maria e, quando esta morre, para a irmã, a rainha Isabel, que nunca permitirá que Katherine se case e produza um potencial herdeiro real antes dela. Quando o casamento secreto de Katherine é revelado pela sua gravidez, também ela vai para a Torre.

Mary
"Adeus minha irmã", escreve Katherine para a irmã mais nova. Mary está consciente da posição perigosa como possível herdeira do trono, mas está determinada a comandar o seu destino, enfrentando a desconfiança e a crueldade da sua prima Isabel.

Opinião

Hoje vamos falar de uma novidade literária que muito me surpreendeu mas que me agradou ainda mais. Estive quase para comprar este livro em inglês, tanto que estava a tardar a chegar em português. A única razão para estar triste é que este poderá ser o último livro desta época histórica fascinante que a autora escreveu. Foi uma viagem incrível por um longo período da História da Inglaterra, narrada por esta autora de talento mais que reconhecido.

A proposta continua a ser colocar o foco nas mulheres enquanto protagonistas e peças fundamentais nas engrenagens da História que todos conhecemos. Numa época em que não tinham existido rainhas inglesas a herdar o trono de forma directa, seguiram-se três de uma só vez. Este livro irá focar-se na primeira rainha, Joana Grey, curiosamente a menos conhecida, e nas suas irmãs com direito ao trono Tudor.

Podes ler também a minha opinião sobre A Espia da Rainha

O livro está dividido em três partes onde conta com uma narradora diferente, as três irmãs Grey. Começamos com a Joana e com o percurso que a leva ao trono, onde permanece por apenas nove dias. A ambição da sua família e o desejo de Eduardo VI de não permitir que a Inglaterra regresse ao Catolicismo, faz com que se tente afastar as irmãs do rei de herdar.

"A rainha Maria pode ter idade para ser minha mãe, mas sinto que poderia dizer-lhe: é isto que os homens fazem. Casam com uma mulher que é sua superior e no mesmo instante invejam-lhe a posição, e no mesmo instante tentam usurpá-la."

É assim que Joana surge como a opção perfeita para os protestantes e é levada para a Torre após a morte do rei, seu primo. Mas esse plano cai por terra após nove dias, quando Maria entra em Londres com todo o apoio do povo e os membros do Conselho passam para o seu lado apressadamente, deixando Joana à mercê da nova rainha.

Podes ler ainda a minha opinião sobre A Senhora dos Rios

A sua entrada na Torre foi de glória e repleta de esperança, mas sairá de lá em desgraça para a morte por se recusar a renegar a sua fé protestante. O legado e o peso da sua herança passa para a irmã Katherine que nos conta a sua vida na corte leve e alegre até que se apaixona e o drama se adensa. Afinal de contas, estamos perante princesas que não foram capazes de produzir um filho para lhes suceder, logo não poderiam aceitar de ânimo leve que a prima o fizesse diante dos seus olhos.

"Estou de verdade numa situação impossível, pois quem é capaz de provar a uma rainha Tudor que não está em perigo? Todos os monarcas Tudor pensam que estão num perigo mortal, muitas vezes sem causa."

É precisamente por se ter casado em segredo e estar grávida que acaba presa na Torre, como a sua irmã. Destino semelhante tem a irmã mais nova, Mary, que acaba presa por também se ter casado às escondidas e sem autorização da sua rainha. Aliás, a irmã mais nova é a personagem mais obscura da História mas no livro é, sem margem para dúvidas, a mais interessante e cujo relato é mais estimulante.

Podes descobrir mais sobre Joana Grey neste documentário

A verdade é que o trono dos Tudor sempre foi frágil e essa fragilidade só aumentou com a incapacidade de produzir herdeiros do sexo masculino e encontrou o fim da dinastia nas mulheres que existiam para suceder a Henrique VIII. Mas é curioso perceber que existiram outras opções para além dos Stuart e fiquei com muita vontade de saber o que terá acontecido aos filhos de Katherine Grey, sobretudo porque fui acompanhando o que acontecia a todos os pretendentes rivais ao trono inglês.

Este é mais um livro fascinante que nos transporta para uma época tumultuosa e repleta de mudanças determinantes para a formação do Reino Unido conforme o conhecemos. Quanto mais leio sobre os Tudors mais vontade tenho de viajar no tempo e visitar a corte destes monarcas icónicos cuja memória perdura cinco séculos depois, povoando o nosso imaginário de uma forma incomparável.

Já leste algum livro de Philippa Gregory? Costumas ler romances históricos? 

"Todos pensam que é uma mulher avassalada pela paixão, que põe o coração à frente de tudo. Mas não é verdade. É uma mulher que sente as suas paixões mas não se deixa influenciar por elas. É determinada e egoísta. Nunca renunciará ao Roberto Dudley, mas também nunca casará com ele. Ama o trono mais do que a ele. O Dudley continua convencido de que ela não consegue resistir-lhe, mas está enganado. Há-de descobrir que vai ficar com a pior parte do negócio: sempre perto de Isabel, mas nunca no trono." 

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 20% de desconto imediato e portes grátis, ou a versão em inglês na Book Depository, com 6% de desconto imediato e portes gratuitos para todo o mundo. 

Outros livros de Philippa Gregory com opinião publicada no blog:


A Senhora dos Rios
A Rainha Branca
A Rainha Vermelha
A Filha do Conspirador
A Princesa Branca
A Maldição do Rei

Catarina de Aragão
Três Irmãs, Três Rainhas
Duas Irmãs, Um Rei
A Herança Bolena
A Espia da Rainha
O Amante da Rainha
A Outra Rainha

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter