expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Desafio de Escrita dos Pássaros #13 + #14


Desafio de Escrita dos Pássaros #13 - Reescreve o final dum filme #14 - Não nasci para isto

#13 - Reescreve o final dum filme
#14 - Não nasci para isto 

A vida tem sido complicada e na semana passada foi-me impossível cumprir o desafio, coisa que muito me irritou, devo dizer. Entretanto, esta semana não foi mais fácil e, como tal, decidi juntar os dois temas, o anterior e o actual e com eles criar um único texto. Eu sei que é um pouco batota, mas tenho a certeza que me vão perdoar. 

Alterar o final dum filme não é coisa que me ocorra com muita frequência. Já com livros isso acontece muitas vezes. Mas ao pensar em histórias que gostas mas que gostarias que tivessem terminado de outra forma, logo me ocorreu um filme que revi recentemente e sobre o qual falei aqui. É O Casamento do Meu Melhor Amigo, filme dos anos 90, com a popular Julia Roberts e que sempre deixou uma impressão incómoda em mim. 

Talvez porque o tenha visto pela primeira vez quando ainda acreditava que, quando duas pessoas se amam, isso seria suficiente para ficarem juntas e felizes. Hoje, aprendi a lição e sei que o amor nem sempre chega para unir duas pessoas. No entanto, é-me impossível ficar indiferente quando acho que aquelas pessoas seriam certas uma para a outra. Era o caso da Jules e do Michael. 


Para mim, esta é a cena onde tudo poderia ter sido diferente. Mais do que esquemas para separar o casal, a Jules só tinha que ter aberto o seu coração e exposto os seus sentimentos pelo melhor amigo. A cena do barco, uma despedida da amizade a dois, era o momento perfeito para o ter feito. Quando estão a passar debaixo da ponte, depois do Michael dizer que deveriam dizer quando se ama alguém, antes do momento passar, aquele era o momento dela e ela deixou-o passar. 

Claro que, se o tivesse feito, estaríamos perante outro filme que não este. Até porque acredito que, se ela tivesse dito o que lhe ia no coração, ele não casaria com a outra. Teria ficado com ela, a mulher que amou durante nove anos e com quem partilhava tanta história e tantos gostos. Aliás, com essa conversa parecia mesmo que era isso que ele estava a pedir, que ela mostrasse se tinha sentimentos por ele ou não. 

Como se pode perceber, não nasci mesmo para isto de rescrever finais de filmes. Primeiro, não escolhi alterar o final. Depois, percebi que, ainda mais difícil que escrever uma história, é alterar uma já existente e desvirtuar a mensagem. Até porque se o filme tivesse acontecido como eu gostaria, não estaríamos perante um filme diferente. Seria mais uma comédia romântica óbvia e pouco original. 

Assim sendo, é melhor deixar isto dos roteiros cinematográficos para quem sabe e limitar-me a piar com os pássaros, não é verdade? 

6 comentários:

  1. Os pássaros aceitam tudo, o que gostam é de vos ler.


    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que pensas assim!
      Também tem sido um prazer participar, seja a escrever ou a ler os outros participantes! :)
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  2. Por mim estás perdoada, até porque compreendo perfeitamente, porque também não nasci para alterar finais de filmes ;)

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo.
    Também não reescrevi qualquer final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha reparado e fiquei mais descansada por perceber que não fui a única a fugir do propósito do tema :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter