expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Top 10 - Canais de Youtube


Top 10 - Canais de Youtube


Precisamente por estarmos no Verão e ainda termos muita gente a gozar as sonhadas e tão desejadas férias, parece-me a altura indicada para partilhar contigo alguns dos meus canais favoritos no Youtube. Se fores como eu, quando descubro um novo canal interessante, fico com vontade de ver tudo de uma ponta à outra, o que nem sempre é possível por questões de tempo útil para o efeito. Assim, partilho durante as férias da maioria para que, caso descubras algo novo aqui e te apaixones, como aconteceu comigo, tenhas mais tempo disponível para assistir aos vídeos do teu interesse e depois seguires conforme vão saindo novidades. 

Apesar de ter conseguido equilibrar as contas e, de seguida, te apresentar cinco canais portugueses e cinco canais brasileiros, a verdade é que não existe tanta variedade de canais em Portugal e a qualidade de conteúdo nem sempre é fácil de encontrar. Para quem tem o hábito de utilizar o Youtube, é fácil perceber a falta de oferta que existe no nosso país e o longo caminho que ainda falta percorrer para preencher esses espaços digitais para promover áreas e profissionais. 

Penso que os portugueses ainda acreditam que oferecer conteúdos online irá acabar com os seus negócios, quando é precisamente o contrário que acontece. Se te revelas como pessoa entendida em determinada área e partilhas informação útil aos teus subscritores, quando eles precisarem de serviços ou produtos nessa área irão procurar-te certamente. Já é tempo das mentalidades começarem a mudar e dos portugueses mostrarem que também são capazes de ser autoridade seja qual for o tema. Não concordas? 

Posto isto, passemos à lista com o meu Top 10 de canais de Youtube! 

1. TLT (Tatiana Feltrin)

Este é, sem margem para dúvida, o meu canal literário favorito. Apesar deste ser um nicho muito bem representado em Portugal, com excelentes booktubers nacionais, o trabalho da Tatiana é incrível tantos nos comentários que faz aos livros que lê como na escolha que faz das suas leituras. Identifico-me totalmente com o gosto dela e já acabei a comprar ou a ler antecipadamente livros por ela comentados. Se gostas de bons livros e não tens medo de ler clássicos, este é o canal certo para ti. 

Top 10 - Canais de Youtube TLT

2. Maluco Beleza (Rui Unas)

O Maluco Beleza é o projecto do Rui Unas e é, na minha humilde opinião, o melhor canal português. Conseguiu posicionar-se num lugar onde não precisa competir com os adolescentes e os disparates próprios dessas idades e apresenta convidados muito conhecidos e prestigiados e interessantes desconhecidos que se tornam tão ou mais relevantes que os famosos. Se ainda não segues, não sei o que andas a fazer da tua vida cibernética. Gosto tanto, que sou patrona com muito orgulho e acho mesmo que esse é o caminho para apoiarmos os projectos de quem nos fornece bons conteúdos numa base regular. 

Top 10 - Canais de Youtube Maluco Beleza

3. Patricia Lages

Aqui está mais uma brasileira que apresenta um excelente trabalho na produção de conteúdos com dicas financeiras. Apesar de existirem alguns pormenores específicos do Brasil que não se aplicam a Portugal, a maioria do seu conteúdo é perfeitamente relevante por cá e apresenta excelentes ideias e formas de obtermos uma melhor fluidez financeira, fugir das dívidas e métodos práticos de organização. Mais uma vez, não encontro em Portugal nada deste género com um conteúdo tão variado e útil. 

Top 10 - Canais de Youtube Patricia Lages

4. Sem Barbas na Língua

Este é um podcast que gosto de ouvir no Youtube enquanto faço outras coisas no PC. Protagonizado pelo Guilherme Duarte e pelo Hugo Gonçalves, semanalmente apresenta-nos mais de uma hora de conversa avulsa sobre os mais variados temas, quase como se estivéssemos a assistir a uma conversa de café mas com a vantagem de termos duas pessoas interessantes, cultas e com sentido de humor. De vez em quando a conversa é enriquecida com convidados e também podes apoiar este projecto no Patreon. Ainda não sou patrona deste projecto, mas apenas porque sou uma pessoa com recursos limitados (que bela forma de dizer que sou pobre!) e não dá, por enquanto, para apoiar tudo o que gostaria. Mas está no topo da minha lista assim que exista uma folga no orçamento. 

Top 10 - Canais de Youtube Sem Barbas na Língua

5. Dora Santos Marques 

Este é um dos excelentes exemplos dos canais literários portugueses. No seu canal, a Dora fala sobre livros, filmes e séries, que nos apresenta com um cunho muito pessoal. O seu carisma é muito forte e faz com que eu a destaque como a que mais sigo em Portugal. Sou especialmente fã dos seus unboxings e do seu humor e cultura pop com a qual me identifico bastante. Acredita, vale a pena dares uma chance aos portugueses e podes começar pela Dora que não te vai desiludir. 

Top 10 - Canais de Youtube Dora Santos Marques

6. Márcio Guerra Canto

Este é um canal sobre música e cantores. Márcio Guerra dá aulas de canto mas, neste canal em particular, além de dicas para quem quer cantar melhor, podemos ver as suas reacções a várias apresentações musicais e ainda apresenta a sua opinião técnica sobre a performance dos artistas exibidos. A sua boa onda é contagiante e é uma diversão assistir aos seus vídeos. 

Top 10 - Canais de Youtube Márcio Guerra Canto

7. A Maria Vaidosa (Mafalda Sampaio) 

Apesar de não ser uma seguidora assídua de todos os seus conteúdos, é inegável o seu talento e a qualidade do seu trabalho. Dentro do género Moda e Beleza, é do melhor que se faz em Portugal e apresenta-se de uma forma singular e original. Nesse universo onde surgem novos canais numa base diária, é bom saber que existe uma referência no nosso país que define o que de bom se faz nessa área de interesse. 

Top 10 - Canais de Youtube A Maria Vaidosa

8. Marcela Tavares

Voltamos com mais uma brasileira e esta faz comédia da boa. O seu humor é bem ácido o que, invariavelmente, gera uma série de críticas e comentários negativos. Enfim, mais do mesmo neste mundo digital, não é verdade? O sarcasmo e a ironia parecem não ser compreensíveis para muita gente, mas quanto a mim diverte-me imenso. O seu quadro "Não seja burro" é do melhor que já encontrei e se vais começar no seu canal, aconselho-te que inicies a tua viagem por aí. Vai valer a pena, asseguro-te! 

Top 10 - Canais de Youtube Marcela Tavares

9. Observatório Potter

Como boa Potterhead que sou, não podia faltar aqui um canal sobre o universo de Harry Potter, não achas? Este é mais um canal brasileiro, onde existe muito oferta neste tema, mas que se destaca pelo conteúdo, pela forma como nos apresenta as teorias e ideias, e pelo carisma do Thiego Novais. Em suma, se gostas de Harry Potter este é o canal que precisas de seguir para começar. 

Top 10 - Canais de Youtube Observatório Potter

Podes ver também a minha Colecção Funko Pop

10. Fumaça

Este é um canal um pouco diferente dos restantes. Embora se aprendam coisas novas, interessantes e até úteis em todos os que referi anteriormente, este é um canal voltado para um jornalismo diferente daquele que vemos na televisão e apresenta conteúdos actuais e ligados, sobretudo, à política. Não será certamente uma opção para toda a gente, mas se procuras informação actual e que não seja mais do mesmo, este é o canal certo para ti. 

Top 10 - Canais de Youtube Fumaça

A ordem é completamente aleatória até porque não é possível ordenar canais com temáticas tão diferentes entre si. O propósito foi partilhar alguns dos diferentes canais que sigo e que me apresentam conteúdos tão interessantes e diversos quanto são os meus próprios interesses. Acredito que, sejam quais forem os teus, vais encontrar aqui material pertinente e relevante para seguires no futuro. 

Entretanto, estou aberta às tuas sugestões de canais que valem a pena seguir. Portanto, partilha com os teus amigos se achas que podem gostar das minhas sugestões e deixa o teu comentário com as tuas. Já segues algum destes canais? Que outros me sugeres? E, por curiosidade, segues mais canais portugueses ou estrangeiros? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter