expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

#Filmes - Aladdin


#Filmes - Aladdin

Sinopse

Aladdin sempre acreditou que era apenas um miúdo de rua. Apesar de alimentar grandes sonhos e de ter um coração de ouro, às vezes parece-lhe que a cidade de Agrabah conspira contra ele. Jasmine está cansada de ser prisioneira no seu palácio. Quer conhecer as pessoas que habitam o mundo real, para que um dia possa liderar o seu país. 

Infelizmente, um pai demasiado protector - e, pior do que isso, um grão-vizir muito ambicioso - têm outros planos. Mas quando dois diamantes em bruto cruzam o mesmo caminho, ambos têm a oportunidade de tornar-se no que desejam ser. 

Opinião

Infelizmente, não me foi possível ver este filme no cinema, como desejei quando coloquei Aladdin como sugestão da semana mas, ainda assim, não perdi a oportunidade de ver o meu filme favorito da Disney de toda a minha infância. Foram tantas as vezes que assisti este filme no meu antigo VHS que tinha muito medo de ver o que tinham feito com a minha história favorita.

Ainda por cima com o Will Smith como génio da lâmpada! Temia o pior para este remake. Para quem partilha destes meus medos, podes ficar descansado que nada disto se concretizou. Aliás, o filme é muito fiel ao original animado e só ganhou uma dimensão mais adulta e madura que, continua a agradar as criancinhas, mas também é aliciante para os crescidos.

O meu primeiro impacto foi logo com a música árabe do início que logo me transportou para aquele imaginário fantástico e mágico da minha infância. Já para não falar nas imagens da cidade de Agrabah que me pareceram perfeitamente adequadas às minhas memórias. A escolha dos nossos protagonistas, Aladdin e Jasmine, foi um sucesso e não imagino melhores opções para estes papéis.

O próprio Will Smith fez um génio excelente e tão divertido sem se tornar numa caricatura dele mesmo e gostei bastante da criação da criada da princesa e do papel que desempenhou na história. Dália foi uma mais-valia que este novo filme nos trouxe e veio ajudar a enriquecer o desfecho do filme.

A personagem que menos foi conseguida foi o nosso amado vilão, Jafar. Não é que o actor não tenha conseguido construir a sua personagem, mas acho que teria funcionado mais com um actor mais velho e que tivesse colocado um ar mais sinistro e maléfico. Não é que estrague, porque está bem feito, só acho que poderia ser melhor ainda se tivessem considerado outra escolha.

Podes ler também a opinião sobre o filme A Bela e o Monstro

O encontro entre Aladdin e Jasmine e a fuga dos guardas pelas ruas da cidade é bem divertida, mas o momento em que dei por mim a sorrir com cara de parva foi quando o génio canta a sua canção na gruta. Que momento delicioso! A música é mesmo excelente e foi muito bem conseguida na adaptação.

E por falar em música, fiquei muito satisfeita que a minha princesa preferida tenha ganhado uma música própria, visto ser a única que não tinha. A música nova é linda, quase tão bonita quanto a clássica música que toca durante a viagem de tapete mágico. Mais um momento incrível e que tenho muita pena de não ter visto no grande ecrã. Isso e a entrada do Príncipe Ali na cidade com a sua exótica comitiva. Mais um momento icónico do original que ficou espectacular.

Não posso terminar esta opinião sem referir o quanto gosto dos animais e de como eles são essenciais para contar esta história. Está bem, essenciais pode ser exagero, mas certamente não seria tão divertido. Adoro o Abu, o macaco de Aladdin, e o Iago ajudou muito na construção do pérfido Jafar e colocá-lo no lugar que deve ocupar, mas o meu favorito é o Rajah, o tigre de Jasmine.

Pela minha parte, fiquei muito contente com esta adaptação do filme de animação e quer-me parecer que este é um filme que eu vou querer na minha estante para poder rever as vezes que me apetecer, como fazia em criança. Por falar em estante, sabias que foi publicado, pela Dom Quixote, o livro com a história do filme com o mesmo nome, Aladdin?

Viste Aladdin no cinema? O que achaste do novo filme? 


4 comentários:

  1. Olá, Inês!
    Já ando a algum tempo com curiosidade imensa de ver filmes da Disney, mas ainda não chegou o "timing". Falta de tempo e, agora com o Verão que, não vejo muitos filmes pode ser… Complicado!
    De qualquer forma, o Aladim, em mais pequena delirava com a história, e, certamente vou gostar muito do filme. Fiquei mais curiosidade depois de ter lido o que escreveste! Rsrsrsrs
    Beijinho




    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      De fã para fã de Aladdin, podes ver à confiança que não te vais desiludir ;)
      Depois conta-me o que achaste do filme quando vires!
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Vi o filme no cinema e é como fizeste, há certos momentos que, no grande ecrã, têm outro impacto e a música da caverna ou a entrada do príncipe Ali foram espectaculares, tenho pena de não teres tido oportunidade de experimentar o filme dessa forma :)
    Em relação ao Jafar, concordo plenamente! E também gostei da nova dimensão que deram à Jasmine e ao Génio!
    Muitos beijinhos,

    www.deliriousbeautifulmind.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mesmo muita pena por não ter podido ir ao Cinema! Tendo em conta que cada vez menos pessoas vão ao Cinema, seria interessante que as salas fossem dinamizadas com a exibição de filmes já retirados de cartaz que poderiam ser colocados à votação do público e com preços mais acessíveis. Este não me ia escapar, certamente! :)

      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter