expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 9 de julho de 2018

A Banda Sonora da Semana #16


Insensatez Garota de Ipanema Eu sei que vou te amar

Uma semana depois de voltar ao trabalho e terminado o fim de semana de folga, só te posso dizer que estou em modos de ir de férias outra vez. Não é que não goste de trabalhar, que gosto, e gosto ainda mais do ordenado que não falha no final do mês, mas a vida boa quando se está de férias é algo incomparável, já para não falar no desgraçado do horário de Verão, que se iniciou este mês e só irá terminar em Agosto, que irá obrigar-me a sair ainda mais tarde, sobretudo aos fins de semana e vésperas de feriado. Mas é o que temos e férias só voltam em Setembro. 

Efemérides de 9 de Julho


Dia da Independência da Argentina
1540 - Henrique VIII de Inglaterra anula o seu quarto casamento, com Ana de Cleves.
1816 - A Argentina declara a sua independência em relação à Espanha
1746 - Morreu Filipe V de Espanha
1980 - Morreu Vinicius de Moraes, poeta e compositor brasileiro

Tenho de começar por deixar uma sugestão de leitura que, certamente, poderá ser útil para quem está ou ainda vai estar de férias e quer algo interessante para se ocupar e entreter. A sugestão que se segue está totalmente relacionada com a efeméride sobre Henrique VIII de Inglaterra e com a anulação do seu casamento com Ana de Cleves.

Refiro-me ao livro A Herança Bolena, que nos conta os factos desta época em particular, adornado com o romance suficiente para colmatar as falhas que a História não consegue nos contar. Eu, que conhecia muito pouco da rainha que nunca foi coroada e da Bolena que se seguiu no trono, achei fascinante e muito revelador da fase de declínio físico e psicológico vivida por Henrique VIII e as consequências para as mulheres da sua vida.

A sugestão literária da semana é de Philippa Gregory e é o livro A Henrança Bolena

Entretanto, nada como a declaração de independência de um país para nos relembrar as maravilhas que existem do outro lado do Atlântico à espera de serem descobertas. Refiro-me, claro, à Argentina e à sua capital, Buenos Aires. Um destino que, inclusivamente, se encontra no topo das minhas preferências no que toca a cidades sul americanas a visitar e que conto explorar melhor na série de viagens, O que quero ver em.

Agora, está na hora de voltar ao ponto-chave desta rubrica, a música. Boa música para acompanhar, inspirar e contribuir para o início de uma excelente semana. E pegando, novamente, nas efemérides do dia de hoje, aproveito para começar a semana com alguma da melhor música brasileira de sempre, com o eterno e inesquecível Vinicius de Moraes.


O seu génio, aliado ao génio Tom Jobin, construíram algumas das canções mais icónicas do Brasil e que correram o mundo. A música que partilho, originalmente cantada por Nara Leão, encontra-se entre as minhas canções favoritas de sempre. Porém, outras, muitas outras poderiam servir de banda sonora da semana. Quem, em todo o mundo, não conhece a melodia de Garota de Ipanema? Ou de Eu sei que vou te amar? Ou ainda de Chega de Saudade?

Recentemente, Vinicius marcou presença no The Voice Portugal, através da participação de Tiago Nacarato, com a deliciosa música Onde anda você, que nos relembrou o que já sabíamos, ou seja, a qualidade deste compositor e da sua obra. Agora, é hora de deixares o teu comentário. Que outras músicas de Vinicius de Moraes conheces? Qual a tua favorita? 

2 comentários:

  1. Não conhecia esta música por acaso!

    Deixa a tua pergunta: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/07/q-6-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter