expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 17 de julho de 2018

#Livros - 1984, de George Orwell


#Livros - 1984, de George Orwell

Sinopse

1984 oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. 
A electrónica permite, pela primeira vez na história da Humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. 
O Big Brother já não é uma figura de estilo - converteu-se numa vulgaridade quotidiana. 

Opinião

Finalmente ganhei vergonha na cara e dediquei-me a ler aquele clássico que me faltava ler que, por sinal, já se encontrava na minha estante há uma infinidade de tempo. Compilei essa lista no ido ano de 2016 e só agora, em 2018, fui capaz de pegar no livro e lhe dedicar as minhas noites de leitura. Foram quase três anos completos e, de facto, não se trata de uma leitura fácil e está longe de ser algo ligeiro para ler na praia.

Para ser sincera, a dita vergonha de que falei foi inflamada após ter sugerido a leitura deste livro numa Banda Sonora da Semana, sem que, eu própria, o tenha lido. Pareceu-me uma grande falha e desnecessária porque não implicava que fosse comprar o livro a correr, porque já o tinha em casa. Já tinha esta opinião antes, mas agora que o li posso afirmar com maior convicção que se trata de um livro que todos deveríamos ter em casa.

O início do livro é um tanto difícil porque demoramos a entrar na história e assimilar tantos conceitos e termos invulgares. Ultrapassada essa dificuldade, mergulha-se num mundo totalmente irreal e, ao mesmo tempo, tão coerente e credível.

Posso imaginar que, nos idos anos 40, tenha soado tudo surreal e impossível de acontecer algo semelhante em qualquer sociedade. Hoje, em pleno ano de 2018, a tecnologia já nos provou ser capaz de coisas ainda mais complexas do que as relatadas em 1984 e, portanto, muitas coisas que, à primeira vista, parecem impossíveis já não são assim tanto.

Apesar de ainda nos sentirmos protegidos nas nossas casas, as câmaras encontram-se por toda a parte e, com o fenómeno das redes sociais, somos os primeiros a abrir a porta de casa e a mandar a privacidade dar uma volta ao bilhar grande. Vivemos também o advento da desinformação, sempre com dúvidas se o que contam os meios de comunicação será toda a verdade dos factos.

A guerra continua a ser alimentada como um negócio que dá muito a ganhar a muito boa gente, além de manter outros povos ocupados com as matanças, quando poderiam estar a construir um país mais forte e desenvolvido que iria competir com os que já se encontram fortes e desenvolvidos.

Em suma, trata-se da distopia mais famosa de todos os tempos e que foi a inspiração para a criação do fenómeno televisivo Big Brother. Só estes já seriam motivos suficientes para valer a pena a leitura deste livro. Só que esta obra é muito mais do que isso. O amor também marca presença, embora a lição final não seja bem a que aprendemos com os filmes da Disney.

É uma obra poderosa e que nos transporta para um universo assustador e muito possível de acontecer. Mais não seja para ficar alerta para os sinais que poderão culminar com um cenário semelhante. É um livro para pensar e repensar algumas atitudes e comportamentos. É um clássico na verdadeira acepção da palavra.

Deixa o teu comentário com a tua opinião sobre este livro intemporal. Já leste a obra-prima de Orwell? Gostas ou nem tanto? 

"Viver dia a dia, semana a semana, prolongando um presente que não tinha futuro, parecia um instinto tão irresistível como os nossos pulmões procurarem inspirar enquanto existe ar"

Podes encomendar o teu exemplar de 1984 na Wook, com 20% de desconto imediato e portes grátis ou na Book Depository, com 19% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo.

6 comentários:

  1. Estou a ler esse livro atualmente! Ainda vou muito no início, mas até agora estou a gostar! Também adiei imenso antes de o começar a ler, já andava para ler desde que um professor de português me recomendou há uns quatro anos!

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O início é o mais difícil por ser tudo novidade mas, assim que se entra nesse universo, a leitura flui com muito mais agilidade. Depois conta-me se gostaste quando terminares :)

      Eliminar
  2. Também só li este grande clássico muito recentemente, shame! Mas gostei muito :) Deixa-nos a pensar... Uns tempos depois li 'Admirável Mundo Novo' e apesar de não ter gostado tanto como do 1984, achei que a realidade representada seria mais possível de acontecer. Mas são ambos excelentes livros :) Este ano espero ler o 'Fahrenheit 451'!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Admirável Mundo Novo nunca li, mas já tenho o Fahrenheit 451 debaixo de olho e quero muito ler ;)
      São livros complexos, mas que valem muito a pena!

      Eliminar
  3. Ainda não li, só vi o filme... shame on me :(
    mas vou tentar ler brevemente

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter