Já viajámos pela Europa, visitámos o continente africano e passeámos pela América do Norte. Chegou a vez da América do Sul. Como já vem sendo hábito, foi tão difícil escolher só 10 cidades! Gostava de ir a tantas outras mas, por agora, as eleitas são as que se seguem.
1 - Rio de Janeiro, Brasil
Depois de anos e anos a assistir a novelas brasileiras, com cenários lindíssimos, quem não se imagina a passear por Copacabana ou por Ipanema? Subir o Pão de Açúcar e ficar aos pés do Cristo Redentor? Sem esquecer que falamos a mesma língua e a comunicação fica muito facilitada. Só bons motivos, não acham?
2 - Santiago, Chile
Depois de ver este país pelos olhos de Isabel Allende, neste e em tantos outros livros seus, é obrigatório conhecer pessoalmente um lugar tão especial como o Chile e a sua capital.
3 - Buenos Aires, Argentina
Dizem que esta é a capital mais europeia da América Latina. Mas a curiosidade é muita. Ver o Tango no seu lugar de origem, passear pelas ruas, visitar o Bosque de Palermo. Tanta coisa!
Novamente, uma viagem por motivos familiares. Grande parte da família da minha mãe está ou já esteve emigrada neste país e nesta cidade. No entanto, a curiosidade surgiu depois da minha prima favorita (que só conheci quando voltou para Portugal) me contar as suas aventuras e desventuras na capital da Venezuela. Por isso, gostaria de aqui vir com ela como guia.
5 - Cusco, Peru
Umbigo do Mundo é o significado do nome desta cidade e que está ligada ao Vale Sagrado dos Incas. Outra das grandes civilizações que suscitam a minha curiosidade. Não é à toa que esta cidade é Património Mundial da UNESCO. Entre as influências espanholas e as incas há imensa coisa para ver. Sem esquecer o incontornável Machu Picchu.
6 - Montevideu, Uruguai
Depois de saber que foi considerada a cidade da América Latina com mais qualidade de vida e que, ainda por cima, se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo, como não visitar esta capital? Como em grande parte da América do Sul, a influência colonial espanhola está por toda a parte e na Praça da Independência pode-se ver um dos portões da antiga muralha da cidade e ainda contemplar o pôr-do-sol no alto do Cerro.
7 - Assunção, Paraguai
Mais uma capital com forte influência espanhola e onde gostava de visitar o Museu do Barro, o Panteão Nacional dos Heróis e o Museu Casa da Independência. E ainda teria mais para descobrir, com toda a certeza.
8 - Bogotá, Colômbia
A capital da Colômbia, país de origem da talentosa Shakira, tem muito para desvendar. Por agora, ficou-me debaixo de olho o Museu do Ouro e os Jardins Botânicos de Bogotá. Só para abrir o apetite, sim?
9 - La Paz, Bolívia
Os Incas, para mim, voltam a ser os protagonistas. Aqui fica um importante lugar arqueológico, Tiwanaku. Nas ruínas da cidade que ali se encontram viveu a civilização que é considerada como a mais importante percursora do Império Inca. Além disso, adoraria visitar o Valle de la Luna e a Muela del Diablo.
10 - São Paulo, Brasil
Terminamos onde começamos esta lista, no Brasil. A maior cidade brasileira, da América do Sul e da lusofonia acolhe o Museu da Língua Portuguesa, que adoraria visitar. Além disso, era paragem certa o Museu de Arte de São Paulo.
As escolhas estão aprovadas ou deixei para depois algum lugar imprescindível? Já sabem, sugestões e ideias são sempre bem-vindas neste espaço que é meu e vosso também.
Só conheço o Rio de Janeiro, mas não me importava nada de voltar! :) E o Chile...quero conhecer pelos mesmo motivo que tu: Isabel Allende :)
ResponderEliminarQue sortuda! Acho mesmo que é impossível ler Isabel Allende e não ficar com curiosidade sobre esse país e esse povo :)
EliminarE onde me levavas desta vez? :)
ResponderEliminarAo Chile, ver o país de Isabel Allende :D
EliminarAo menos escolhes quase sempre para mim países em que se fala espanhol, porque sabes que domino a língua e assim não nos perdemos nem é complicado pedir a comida, né? =P
EliminarNesta lista em particular era inevitável. A alternativa era o português, e essa ambas dominamos :p
Eliminar