expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

És de Esquerda ou de Direita?


És de Esquerda ou de Direita?

Em 2019 os actos eleitorais irão marcar presença de forma muito marcada e com importantes decisões que todos precisamos tomar. Sem referir as eleições da Madeira, por serem locais, vamos começar por eleger os deputados para o Parlamento Europeu, em Maio, e iremos terminar o ano com as eleições para eleger o próximo Governo, em Outubro. 

Como sabes, tenho muito interesse pelos assuntos da política porque são os políticos e as suas decisões que influenciam a vida e o país que temos na grande maioria das vezes e não gosto de viver alheada dessa realidade nem me demitir dos meus direitos e obrigações no que toca a eleger quem me governa. Aliás, foi isso mesmo que defendi aqui, quando defendi a importância de ir votar, cumprindo um direito que foi conquistado por gerações de pessoas que, na sua época, não podiam exercer este direito que agora achamos que está garantido.

Relativamente à política, também reflecti um pouco sobre o que leva a que os políticos queiram vencer as eleições e sobre as motivações que deveriam estar presentes em cargos de tamanha importância. E apesar das discussões que andam por aí, muito relacionadas com a crise na Direita e, mais concretamente, no PSD, não é disso que quero falar hoje.

O meu foco não está preso nos políticos, desta vez. Quero me focar nos eleitores, em todos nós, pessoas com idade de votar e de tomar decisões importantes para o país. Quero ponderar nos motivos que nos levam a optar por um candidato ou por um partido. Será que ainda faz sentido pensar em Esquerda e Direita?

Eu admito que me considero muito mais de Direita do que de Esquerda. Sobretudo, porque defendo que o Estado deve ser mais pequeno e ter menos participação como dono de empresas e mais como regulador do que as empresas podem ou não fazer, sem ser uma parte interessada nos negócios. Além disso, também não demonizo os patrões, que criam riqueza e postos de trabalho. Claro que, com isto, não estou a defender quem explora os empregados nem a diminuir os direitos dos trabalhadores, tão duramente conquistados.

Por outro lado, não sou uma pessoa conservadora e não defendo muitas das posições que são, regra geral, atribuídas a pessoas de Direita. Nunca fui contra a despenalização do aborto, ou contra a legalização do casamento homossexual ou contra a adopção por esses mesmos casais. Só para dar alguns exemplos, está bom de ver.

E é por não me sentir totalmente representada por esta dicotomia que separa Esquerda e Direita, que penso que esta separação está a ficar obsoleta e não cria identificação com os eleitores, pelo menos, não com aqueles que pensam pela sua cabeça e não seguem uma cartilha sem dela fazer reais julgamentos.

Ainda por cima, parece-me que se debate de forma muito fraquinha em Portugal. Ouve-se muita gente falar do que quer para o país, que até acaba por ser transversal, mas pouco debate concreto sobre as medidas que defendem como forma de chegar e alcançar esse objectivo. Chego a pensar que os políticos sentem que não precisam de se esforçar com debates sérios porque ninguém está verdadeiramente interessado. Como se o que interessasse fosse a análise feita pelos jornalistas e comentadores políticos que irá surgir na comunicação social no dia seguinte.

A dúvida que fica é saber se temos políticos medíocres porque somos eleitores desinteressados, ou somos eleitores desinteressados porque temos políticos medíocres. Parece uma pescadinha de rabo na boca que não há forma de combater. Como resolver este problema e atrair pessoas de valor e com valores para os cargos políticos?

De qualquer modo, penso que a abstenção não é a solução, meus amigos. Até porque ir votar não te obriga a votar em ninguém, se não tens um candidato que te represente. Podes votar em branco e com isso manifestar devidamente o teu desagrado, se for caso disso. Só assim podes reclamar do estado a que chegou o país e da forma irresponsável como nos governam.

Agora conta-me, ainda te sentes representado pela ideia de Esquerda e Direita? Vais votar nas próximas eleições ou tens coisas melhores para fazer? Partilha o que pensas nos comentários e vamos debater ideias, coisa saudável e rara nos dias que correm. 

2 comentários:

  1. Por mais jovens a pensarem assim, e por mais bogs a retratarem este tema :) Gostei bastante como disse no facebook :)
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter