expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 28 de maio de 2018

A Banda Sonora da Semana #10



Quero começar por dizer que já chega de falar da crise no Sporting e ainda é um pouco cedo para começar a aquecer os ânimos para o Mundial que está aí à porta. Portanto, vamos começar com as efemérides que nos darão o mote para começar a divagar em novos temas. 

Efemérides de 28 de Maio


Dia Mundial do Bombeiro
1913 - Nasceu Ciro Monteiro, cantor e compositor brasileiro.
1889 - Morreu Francisco Otaviano, advogado, jornalista, diplomata, político e poeta brasileiro. 

Assim, como ponto de partida o Dia Mundial do Bombeiro parece-me uma excelente escolha. Porque estamos quase no Verão, o que não altera o facto de termos tido uns dias de muito e bem-vindo calor. Porque arriscam as vidas para ajudar e salvar todos nós. Porque ainda estamos a tentar compreender o que aconteceu no ano passado. E porque estamos todos a tentar colocar fora da nossa mente a possibilidade que algo do género se possa repetir.

Mas a verdade é que pode mesmo acontecer, infelizmente. As nossas autoridades e o nosso Governo não conseguem convencer-me de que estamos mais bem preparados do que no ano passado. Que algo foi feito para evitar tragédias futuras, a curto e longo prazo. Preocupa-me que os problemas não tenham sido corrigidos em tempo útil. Preocupa-me que a prevenção não tenha sido levada a sério por todos os envolvidos. Preocupa-me que o pesadelo possa voltar a repetir-se.

É por isso que precisamos estar atentos e prestar todo o auxílio possível aos bombeiros, quando chegar o momento. Talvez assim seja possível comprar tempo para tratar dos problemas de fundo da nossa floresta. Resta saber se teremos governantes capazes de ir contra os interesses instalados, contra os poderosos que pretendem continuar a lucrar com o caos que se instalou ao longo dos anos. Será utopia acreditar? 


Falando de assuntos mais alegres, esta semana também se celebra o Dia da Criança e o melhor do mundo são as crianças, não é mesmo? A sua inocência e a sua fome de descobrir o mundo são o que mais me fascina nelas. Algo que, a maioria das pessoas, vai perdendo com o passar dos anos. Porque manter o espírito jovem com o avançar da idade e após os altos e baixos da vida, é coisa apenas para alguns.

Este dia só está marcado no calendário porque continuam a existir crianças no mundo que não estão protegidas e sofrem atentados aos seus direitos todos os dias. É vergonhoso que assim seja e só revela como estamos longe da sociedade com a qual sonhamos. Faz-nos sentir a impotência de quem pouco pode fazer por elas. É um caminho longo o que ainda falta percorrer até que todas as crianças possam desfrutar plenamente da sua condição e dos seus direitos.

Pela minha parte, guardo doces memórias da minha infância. Foram tempos descomplicados, sem responsabilidades de maior, sem sombra de problemas a diminuir a felicidade do dia-a-dia e das brincadeiras e das fantasias. Como filha única, passei muito tempo a brincar sozinha e só quem cresceu nesta condição entende o que isso faz pela nossa imaginação.


Sinto-me privilegiada pela infância que tive, por ter-me sido dado tempo para ser criança. Por ter-me sido oferecida a oportunidade de estudar e as ferramentas necessárias para aprender o que quisesse. Por ter crescido num lar onde o tecto e as paredes me abrigavam do exterior e, no interior, estava impregnado de amor e afeição. Em suma, tudo o que uma criança precisa: alguém que a proteja e que lhe dê o seu amor incondicional. 


Para a música da semana, escolhi a cantada por Ana Bacalhau para a série da RTP, 1986. Embora também pudesse ter escolhido esta. Ou esta. No fundo, poderia ter escolhido qualquer uma das músicas que fazem parte da banda sonora desta série, pois todas são fantásticas. E irão fazer-me companhia ao longo da semana, enquanto recordo os loucos anos 80 e a extensão da loucura até aos anos 90.

O que me dizes dos assuntos desta semana? Deixa o teu comentário sobre o que achaste d'A Banda Sonora desta semana e deixa também a tua sugestão para as próximas. Posso contar contigo? 

2 comentários:

  1. Estou a adorar a música da Demi Lovato e Christina Aguilera!!

    Novo post:http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/05/tendencias-de-home-decor-2018-abacaxis.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter