expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 29 de maio de 2018

#Livros - Mais Negro, de E. L. James



Sinopse

Em Darker, E. L. James revisita a história narrada em As Cinquenta Sombras Mais Negras, mas do ponto de vista de Christian Grey. Desde o lançamento de Grey, que os fãs têm pedido pela continuação da série através da voz de Christian. 

"O interior da cabeça de Christian Grey é um local fascinante para se estar. Em Grey, tivemos um primeiro vislumbre da razão dos traumas de Christian, mas em Darker vamos mais fundo, ficamos a conhecer as suas memórias mais dolorosas e os encontros que o tornaram no homem quebrado e exigente por quem Ana se apaixona. Escrever este livro foi uma jornada de descoberta, e espero que os leitores a vejam assim tão apelativa como eu achei.", afirmou E. L. James. 

Opinião

E cá continuamos a navegar pelas turvas águas de Christian Grey e pelas suas cinquenta sombras em todo o seu esplendor. Depois de terminar o primeiro volume, Grey, em tempo recorde, ainda mais depressa me agarrei à continuação da saga. Só me irrita que ainda não esteja disponível o último, o que encerrará esta aventura e que me irá permitir fechar um ciclo.

Mas não é do futuro que iremos falar hoje, mas do que está a acontecer com Christian depois de ter sido abandonado pela Anastasia. E o momento em que a procura e tenta uma reconciliação sob novos termos é apenas o início da aventura. Porque se para Anastasia foi um choque conhecer o mundo peculiar de Christian, onde existem submissas e dominadores e todo o tipo de artefacto sexual, para Christian a perspectiva de uma relação dita normal é algo assustador.

Muitas vezes vamos ler a palavra adolescente para qualificar a idade emocional de Christian, e essa é a grande verdade. Estamos perante um homem atraente, rico e aparentemente seguro mas que, no fundo, não passa de um adolescente que se apaixona pela primeira vez e não sabe o que fazer com os seus sentimentos nem como reagir aos estímulos novos e inesperados. Todo um mundo novo se abre perante os seus olhos e ele não sabe o que fazer quando é desafiado ou contrariado.

Por outro lado, temos a perspectiva da revolução na aparência da discreta Miss Steele pelos olhos do homem que se apaixonou por ela, bem como a sua confiança e auto estima crescem a olhos vistos com a protecção e o amor deste estranho e obscuro homem. Ambos crescem e evoluem com a ajuda mútua e em sentidos opostos. Um ajudando o outro a superar as suas fraquezas, a melhorar o que precisa de melhorar.

É muito interessante conhecer melhor o seu passado porque, com estas novas versões, somos brindados com verdadeiros flashbacks do passado triste e do passado alegre de Christian. O verdadeiro motivo, sem versões mais ligeiras para não chocar e não se expor, dos seus traumas e dos seus medos é nos apresentado com muito mais clareza e mais palavras. Mesmo o seu pânico por ser tocado é exposto e a superação chega, pouco a pouco, quase sem que o próprio dê por isso.

No fundo, estamos perante um menino perdido que acredita não ser merecedor do amor da família, dos amigos e, agora, da namorada. Alguém que tem medo de amar e demonstrar o seu amor. Portanto, é uma constante surpresa para este homem admitir que as palavras e as atitudes de Ana são verdadeiras. Bem como, perceber que toda a sua família o ama e se preocupa genuinamente com ele.

De facto, o nome, Mais Negro, encaixa que nem uma luva neste livro porque, de facto, a história aprofunda os mais negros aspectos da vida e da mente de Grey. Mas também mostra como tudo pode ser superado quando somos amados. É que, apesar de todo o sexo - novamente em demasiada quantidade e sem necessidade na maioria dos casos - escaldante e fantasioso, esta é mesmo uma história sobre amor nas suas variadas formas.

Agora só me resta esperar pelo último livro da trilogia com paciência. Entretanto, conta-me qual a versão que mais gostas? De Anastasia Steele ou Christian Grey? 

"Antes de Ana, eu era calmo e estável mas, caramba, tinha uma vida muito monótona. Isso mudou no instante em que ela caiu no meu escritório. Estar com ela é como estar dentro de uma tempestade, com os sentimentos a colidirem-se e chocarem, a irem e virem como ondas do mar."

Podes comprar o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto imediato e portes grátis, ou comprar a versão em inglês, na Book Depository, com 13% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo.

E não te esqueças de ler as opiniões sobre os restantes livros de E. L. James


As Cinquenta Sombras de Grey
As Cinquenta Sombras Mais Negras
As Cinquenta Sombras Livre
Grey

2 comentários:

  1. É uma saga que não consigo gostar.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos
    Unike Store Peças únicas, para mulheres únicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já tentaste começar? Que tal dares uma oportunidade à versão narrada pelo Christian? ;)
      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter