expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 16 de junho de 2022

#Filmes - Top Gun Ases Indomáveis

 

#Filmes - Top Gun Ases Indomáveis

Sinopse

Uma formidável e palpitante combinação de acção, música e uma incrível fotografia aérea, fizeram de Top Gun um arrasador sucesso de 1986. Top Gun mostra o perigo e a emoção que aguardam cada um dos pilotos da prestigiada escola de aviação de caça da Marinha. Tom Cruise está soberbo como Maverick Mitchell, um ousado jovem piloto que pretende tornar-se o melhor entre os melhores. Kelly McGillis está estonteante como a instrutora civil que ensina a Maverick algumas coisas que não se aprendem numa sala de aula. 


Opinião 

Como qualquer pessoa que tenha vivido nos anos 90 e 2000, vi vezes sem conta o icónico filme Top Gun, de 1986, com a estrela em ascensão, Tom Cruise.  Era uma presença recorrente nas sessões da tarde dos canais abertos em Portugal e acredito que tenha marcado uma geração de jovens por todo o mundo. Faz parte da geração de ouro do Cinema dos anos 80, que fez escola e deixou uma marca profunda, tornando-se até intemporais. O sucesso foi tanto que, passados mais de trinta anos, estamos perante o regresso de Top Gun, com uma sequela que promete ser épica. 


Como tal, devido a este regresso e como pretendo ver o novo filme numa sala de Cinema, optei por antes rever o filme original, o primeiro, o que conta os acontecimentos que certamente darão o mote para o que agora chegou. E que bela viagem no tempo que foi rever Top Gun e o belo do Tom Cruise na flor da juventude, belo e perfeito como só os jovens conseguem ser. Se não fosse por mais nada, já valeria a pena pelo festival de beleza masculina que se pode ver ao longo de todo o filme. 


Podes ler também a minha opinião sobre Barry Seal


Mas, felizmente, não é só isso que nos traz este filme. Temos a adrenalina proporcionada por todos os aviões que estão constantemente a aparecer, com treinos exigentes, acrobacias entusiasmantes e alunos ambiciosos que parecem dispostos a tudo para ocupar um lugar na elite aérea dos Estados Unidos. Tem também romance, dos mais irresistíveis, que são os proibidos, e que apimenta a história de um modo extraordinário. O romance entre o jovem piloto e a sua instrutora é delicioso, com constantes desafios de parte a parte, muita sedução, que culminam numa paixão desenfreada, que pode colocar em causa a carreira de ambos. 


#Filmes - Top Gun Ases Indomáveis

Estamos a falar de um filme que não se compara aos que hoje se fazem, com tudo o que os avanços tecnológicos permitem, efeitos especiais, inteligência artificial e coisas que tal. Mas acredito que é precisamente nisso que reside o charme de Top Gun, a sua fórmula despretensiosa, focada nos efeitos que só uma boa realização consegue, com uma fotografia de bom gosto, onde o protagonismo está nos homens e nas máquinas e, em especial, na relação entre ambos. As cenas de acção são old school e remetem para as histórias tão próprias dos anos 80 e que fascinaram toda uma geração, onde me incluo, ainda que posteriormente. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre O Casamento do meu Melhor Amigo


É uma experiência assistir a este tipo de filme, a este Cinema que era feito noutros moldes, com propósitos tão diferentes dos actuais. Entretenimento puro, mas bem feito, bem executado. Depois de ter revisto pela milésima vez, passados tantos anos desde a última, fico com a impressão de que será muito provável que o novo Top Gun irá ter um trabalho árduo para reproduzir este sucesso, para regressar a uma fórmula de sucesso que, nos últimos anos, ninguém conseguiu recuperar. Depois temos grandes estrelas que abrilhantaram este filme e que, nos anos seguintes, construíram uma carreira extraordinária em Hollywood, como Tom Cruise ou Meg Ryan. 



Será que serão capazes de reproduzir este sucesso? É verdade que a bilheteira indica que Top Gun Maverick é já um êxito estrondoso e as críticas que tenho lido são muito positivas, mas as expectativas estão altas e preocupa-me que possa ser uma decepção, de algum ponto de vista. O que nos espera com este regresso passados tantos anos? Será espectacular como queremos? Será que um Tom Cruise tão mais velho conseguirá manter o seu lugar de protagonista, de galã apaixonante e desejável? 


Agora, conta-me nos comentário: conhecias o filme de 86? Vais ver o novo Top Gun no Cinema? Acreditas que vale a pena? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter