E assim de repente, chegou ao fim o ano de 2021. Começou cheio de promessas que não se cumpriram. Terminou como começou, com a pandemia a causar medo e preocupação. No entanto, não é para falar de coisas tristes que hoje aqui venho, mas para fazer uma retrospectiva das melhores leituras de 2021. Como tem acontecido em anos anteriores, como por exemplo em 2020, a escolha não foi nada fácil e fiquei tentada em aumentar este top.
Contudo, neste aspecto em particular, irei manter-me fiel às tradições, pelo menos por esta vez. Assim, irei hoje partilhar contigo cinco livros incríveis que ganharam um lugar no meu coração e neste top, e que constituem o que de melhor li em 2021. Portanto, se procuras sugestões que valem a pena o teu tempo e que dificilmente te irão desiludir, tens aqui algumas muito boas.
1. Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa
Posso já dizer que este foi o livro mais difícil que li na minha vida, só que é tão fantástico que valeu a pena cada minuto e todo o esforço que despendi na leitura. Um clássico da Literatura brasileira que me desafiou como nunca nenhum outro tinha feito e que me conquistou, espantou e permanece comigo até hoje.
Lê a opinião completa sobre Grande Serão: Veredas
2. Sapiens História Breve da Humanidade, de Yuval Noah Harari
Esta foi uma leitura deliciosa e enriquecedora. Foi, certamente, o melhor livro de não-ficção que li em 2021. A proposta é ser uma História breve da Humanidade, mas se tivesse o dobro das páginas, teria lido com o mesmo prazer, tal é o talento do autor para nos prender e para nos provocar o desejo de saber mais sobre nós próprios. Agora, só quero ler tudo o que este senhor escreveu.
Lê a opinião completa sobre Sapiens História Breve da Humanidade
Wook | Bertrand | Book Depository
3. Sensibilidade e Bom Senso, de Jane Austen
Regressei à fantástica Jane Austen e, como sempre, não desiludiu. Gostei particularmente deste livro, talvez por não ter nenhuma referência anterior sobre ele e tudo ter sido novidade. Adorei as personagens, o enredo e o desfecho. Um livro que precisas mesmo de ler. Aliás, uma autora que precisas mesmo de ler. Só tens a ganhar.
Lê a opinião completa sobre Sensibilidade e Bom Senso
Wook | Bertrand | Book Depository
4. As Intermitências da Morte, de José Saramago
Todos os anos procuro ler um livro de Saramago, desafio que tem sido um prazer gigante e que proporciona, quase sempre, algumas das melhores leituras de todo o sempre. Foi novamente o caso com este As Intermitências da Morte, que nos leva numa viagem fantástica, inacreditável, mas que nos parece verdadeira e surpreendente da primeira à última página.
Lê a opinião completa sobre As Intermitências da Morte
5. A Idade da Inocência, de Edith Wharton
Esta foi uma total surpresa que me arrebatou e ganhou de forma merecida o seu lugar neste pódio. Ele já se encontrava na minha estante, perdi a conta aos meses, sem que tivesse ganho ímpeto para lhe pegar. Até que li uma excelente opinião sobre ele e decidi que seria desta que o leria. Mas que delícia, gente! Bem escrito, envolvente, filosófico até, com personagens fortes e um final que nos atinge como um murro.
Lê a opinião completa sobre A Idade da Inocência
Wook | Bertrand | Book Depository
Constato que a lista de 2021 está muito equilibrada, em termos de leituras nacionais e também pela presença de autoras. Em suma, este foi um ano muito rico e diversificado, onde consegui ler bastante e a um ritmo que me deixou muito satisfeita. Agora, é procurar aumentar para que as leituras de 2022 sejam ainda mais e melhores.
Relembro que se utilizares os links acima para comprares os teus exemplares destes ou de outros livros estarás a a contribuir para as próximas leituras deste blog.
Já leste algum destes livros ou destes autores? Qual foi a tua melhor leitura de 2021?
"Intermitência da Morte" é muito bom! :) Este ano adicionei "A Idade da Inocência" à wishlist mas ainda não comprei, talvez este ano. Yuval Noah Harari é um autor que quero muito ler :)
ResponderEliminarTenho a certeza que vais gostar de ambos, cada um no seu registo. Excelentes leituras, sem dúvida ;)
Eliminar