expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 19 de outubro de 2021

#Livros - A Idade da Inocência, de Edith Wharton

 

#Livros - A Idade da Inocência, de Edith Wharton

Sinopse

A Idade da Inocência é um livro intemporal sobre as complexas relações entre as tradições da sociedade e os desejos individuais. 

Fresco magistral do desejo e da traição da elite de Nova Iorque no final do século XIX, este romance acompanha a história de um homem confrontado com uma decisão dilacerante: ou define a sua vida com coragem ou arruína-a sem misericórdia. 

Com maturidade, Edith Wharton pretende compreender os valores que guiaram a sociedade dos Estados Unidos até à Primeira Guerra Mundial, para então saudar a nova era que se iniciava, e presentou-nos com um romance despiedado e profundamente actual. 


Opinião

Depois de ler a opinião da Melanie, não resisti a deixar este menino mais tempo na estante sem o ler. Era, de facto, uma vergonha, mas a verdade é que nunca me prendeu a atenção tempo suficiente para perceber o seu potencial e o que realmente se escondia nas suas páginas. Ainda bem que decidi pegar nele e fazê-lo galgar posições na lista de espera, porque esta viagem é fascinante. 


Tudo começa na Nova Iorque do final do século XIX, onde somos apresentados a uma sociedade absurdamente tradicionalista, tendo em conta que estamos no Novo Mundo. A alta roda é ainda regida por valores e preconceitos enraizados e dados como essenciais para distinguir a verdadeira nata dessa sociedade dos recém-chegados que procuram corromper o que acham que está certo. É um conflito latente e que procura separar o trigo do joio, numa luta inglória contra a modernidade inevitável. 


Podes ler também a minha opinião sobre Romeu e Julieta


O início do livro é um tanto ou quanto confuso porque são muitas personagens a serem introduzidas em simultâneo. Basta pensar que a trama se inicia na Ópera, onde está presente toda e qualquer pessoa que mereça ser considerada como alguém de quem se fala e com quem se quer privar. São nomes, atrás de nomes, que fica difícil reter e identificar logo quando voltam a aparecer mais tarde. Tanto que, nas primeiras páginas, não fica logo claro para onde se encaminha a história e quem são os verdadeiros protagonistas, os que é importante seguir desde a primeira linha. 


"Mas como é que tantas gerações de mulheres entre os seus antepassados tinham sido encerradas em jazigos vendadas? Estremeceu ao recordar algumas das novas ideias dos seus livros científicos, e o exemplo tão mencionado do peixe da caverna de Kentuky, que deixou de desenvolver olhos porque não os usava."


Então, o encontro na Ópera de Nova Iorque é onde somos apresentados ao triângulo amoroso que vai surgir ao longo dos capítulos e determina a diferença entre as duas mulheres que o compõem e que evidenciam o conflito interior do nosso protagonista, Newland, entre as tradições da sociedade onde sempre viveu e cresceu, e a visão tentadora da modernidade que consegue vislumbrar nos livros que recebe vindos do outro lado do Atlântico e das suas viagens ocasionais. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre O Monte dos Vendavais


Posto isto, parece-me justo dizer que Newland é um homem dividido entre dois tempos, duas formas de viver e de pensar, com um desejo enorme de abraçar essa modernidade que lhe faz sentido, mas ainda com imensas amarras às tradições e ao seu mundo familiar e cómodo, onde sabe exactamente o seu papel e o que esperam de si. As mulheres que o dividem são a sua noiva, May, uma menina linda e inocente, totalmente enquadrada na sociedade onde circulava e talhada para se tornar na esposa que um homem bem estabelecido precisa, e a prima desta, recém-chegada da Europa, separada do marido e que promete escandalizar Nova Iorque. 


"Não tinha motivos para tentar emancipar uma esposa que não tinha a mais remota noção de que não era livre; e já havia tempo que tinha descoberto que o único uso dessa liberdade que May supunha possuir seria depositar a referida liberdade no altar de adoração da esposa."


Torna-se numa leitura voraz porque passamos o tempo a tentar perceber que decisão irá tomar o protagonista, se segue as convenções ou o seu coração. O livro é escrito de forma magistral, num estilo muito próprio, e que nos envolve de uma forma absoluta. De ressalvar ainda que estamos perante o livro que permitiu a Edith Wharton receber o seu Prémio Pulitzer, tornando-se na primeira mulher a conseguir alcançar este feito literário e que lhe granjeou um lugar confortável como uma das melhores escritoras norte-americanas de todos os tempos. 


Portanto, só te posso recomendar este livro, porque vale mesmo a pena conhecer a autora, as personagens e a Nova Iorque que ela nos apresenta. Já conheces a autora? O que achas do livro? E já agora, viste o filme? 


Podes encomendar o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e assim contribuir para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand | Book Depository

2 comentários:

  1. Parece ser um livro realmente interessante. Agora fiquei com vontade de ler. E olha que não sou muito chegado à romances.

    Excelente resenha
    Willian Lopes
    lugarnenhum.net

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário e espero que dês uma oportunidade porque acredito que vais gostar :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter