expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 26 de outubro de 2021

#Livros - Como Vento Selvagem, de Sveva Casati Modignani

 

#Livros - Como Vento Selvagem, de Sveva Casati Modignani

Sinopse

Mistral Vernati, o grande campeão de Fórmula Um, está em coma no hospital, depois de um terrível acidente na pista de Monza. Enquanto Mistral luta pela vida, uma pequena multidão de personagens move-se à sua volta, com motivações diversas e nem sempre confessáveis. Maria, a companheira, o seu primeiro e único amor; a mãe, que nunca conseguiu compreender as suas opções de vida, mas para quem ele era a sua razão de viver; Chantal, a mulher que nunca o libertou de um casamento falhado, e que mesmo naquele momento dramático só pensa em arruiná-lo; os filhos, Manuel e Fiamma. Entre recordações e segredos, descobriremos a verdadeira história de Mistral e Maria. 


Sveva Casati Modignani apresenta-nos uma história tão romântica quanto dolorosa, dando vida a figuras inesquecíveis que animam a soberba intriga deste romance.


Opinião

Depois da primeira experiência com esta autora, no ido ano de 2018 com o livro O Regresso da Primavera, só agora voltei a ter contacto com a sua escrita. Não aconteceu mais cedo porque, apesar de ter apreciado, não me arrebatou ao ponto de me fazer querer ler tudo o que escreveu. Por um lado, a minha carteira agradece, que isto não há dinheiro que chegue para tudo o que gostaria de ter e de ler ou reler. Contudo, isto não quer dizer que não seja com prazer que tenho lido os romances desta autora italiana que é tão popular entre nós, portugueses. 


Sveva escreve de forma brilhante, cria personagens interessantes e complexas, além de que constrói narrativas que nos prendem verdadeiramente. Para mim, não tem sido uma experiência de leitura compulsiva como me acontece com outros livros, mas, ainda assim, é um prazer acompanhar o que nos quer contar. Para terminar estas impressões gerais sobre a autora, devo dizer que, depois de ter lido dois livros, não fiquei de todo com a sensação de estar a ler mais do mesmo e penso que voltarei, assim que possível, a ler mais obras desta autora. 


Podes ler também a minha opinião sobre No teu olhar


Posto isto, vamos falar sobre este mundo tão peculiar que a autora nos apresenta neste livro. Afinal de contas, não é habitual sermos apresentados ao universo da Fórmula 1, das corridas alucinantes e dos níveis de adrenalina tão altos. Somos apresentados ao Mistral praticamente na pista e somos espectadores do acidente que vai permitir conhecer e desvendar os mistérios em torno do passado de ambos os protagonistas. 


"Sobretudo, Raul era movido pela admiração e pelo afeto que tinha por Mistral e pelo sentimento de culpa que experimentava ao sabê-lo em perigo de vida."


O facto de nos ser contado o passado e o presente de forma alternada imprime um ritmo muito interessante à narrativa e prende a atenção do leitor de um jeito muito particular. Depois do acidente, o foco vai alternando entre as várias pessoas que estão ao redor de Mistral sendo destacada a ligação que os une, bem como o passado de cada um. Por exemplo, o passado da mãe de Mistral é contado, mesmo antes do nascimento do filho, e com uma abertura que nos permite ver os seus pensamentos e o que sentiu em determinadas situações da sua vida. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre A Praia das Pétalas de Rosa


Alguns dos que contribuíram para a carreira de Mistral também são apresentados de forma mais pormenorizada, nomeadamente o papel que tiveram no seu crescimento enquanto mecânico, piloto e amante de motores. Depois, temos o foco na sua companheira, Maria, que o conhece desde sempre, dado que cresceram na mesma localidade, e que tem uma história de vida arrebatadora e muito mais cheia de adrenalina que a do piloto que corre a altas velocidades. 


"(...) tu és o Mistral, tens dentro de ti o vento selvagem da minha Provença. Agora queres que toda a gente acredite que ele partiu e se transformou numa doce brisa que sopra sobre ti e sobre os teus afetos."


Maria foi o primeiro amor de Mistral e ele o seu, embora tenham de se ter desencontrado e viver outras histórias, algumas trágicas ou simplesmente tristes, para se poderem reencontrar e perceber a importância que tinham um para o outro. Parece uma simples história de primeiro amor perdido e reencontrado, colocado num cenário invulgar, mas é muito mais que isso. Tem mistério, crime, máfia, tragédias e revelações inesperadas. 


Portanto, foi um livro muito envolvente e que me voltou a deixar a certeza tranquila de que iria voltar a encontrar esta autora e quer-me parecer que irei voltar a gostar da experiência de leitura. Costumas acompanhar o trabalho de Sveva Casati Modignani? Já leste este? Qual o teu favorito da autora? Conta-me tudo nos comentários. 


Podes encomendar o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e assim contribuir para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand | Book Depository

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter