expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

#Filmes - Snu

 

#Filmes - Snu

Sinopse

Snu é dinamarquesa e a fundadora da editora D. Quixote, publicando livros que desafiam a censura do Estado Novo. Francisco é um dos mais carismáticos políticos portugueses. Ambos são casados. Ele tem cinco filhos e ela tem três. 


Snu Abecassis conhece Francisco Sá-Carneiro no dia 6 de Janeiro de 1976. Apaixonam-se irremediavelmente e decidem assumir esse amor num Portugal em plena reconstrução das cinzas do fascismo, abalando as convenções nacionais. Partilham valores e ambição, lutam juntos pela democracia e pela liberdade, deixando a sua marca na política e na sociedade. 


Morrem tragicamente em 1980, protagonizando uma das grandes histórias de amor do século XX. 


Opinião 

Desde que este filme foi anunciado que queria muito vê-lo. Na altura, não me foi possível ver no cinema e nunca mais o encontrava disponível pelas vias alternativas. Enfim, foi em 2021 que consegui ver com os meus olhos como se saiu Inês Castel-Branco como Snu, sobre quem tinha umas expectativas muito elevadas, e para constatar de que forma abordaram esta história de amor tão icónica de Portugal no século XX. 


Posso começar pela interpretação da Inês que está só sublime. Ela é linda de morrer, todos sabemos, mas conseguiu encarnar a personagem com um bom gosto e um claro respeito pela mulher a quem estava a dar vida. Consegue transmitir a força da personalidade de Snu, a intensidade dos seus sentimentos, sem esquecer a sua importante origem nórdica que lhe conferia uma camada mais gélida no trato. 


Podes ler também a minha opinião sobre Grace do Mónaco


A fotografia é linda e de extremo bom gosto também, o elenco é de luxo, para dizer o mínimo, o figurino é espectacular, bem como a cenografia, que nos consegue transportar na perfeição para os anos loucos do pós revolução. Apesar de ter algum conhecimento sobre a época em questão e sobre os protagonistas desses tempos, houve momentos em que senti dificuldade em perceber quem eram alguns personagens mais fugazes e com participações mais curtas. Mas, como não existem muitas informações explícitas sobre quem é quem, imagino que os mais distraídos ou os mais jovens, tenham tido dificuldades maiores nesse campo. 


#Filmes - Snu

O Pedro Almendra foi uma agradável surpresa e o trabalho que fez é impressionante porque, na larga maioria do filme, só via Francisco Sá-Carneiro e não o actor a desempenhar um papel. As montagens onde se alterna imagens de arquivo com o verdadeiro Sá-Carneiro são espectaculares e os momentos em que era mais fácil perceber as diferenças físicas entre os dois. A química entre os dois protagonistas também resultou muito bem e, mesmo sem cenas íntimas, a intimidade e cumplicidade do amor que pretendiam retratar foi passada na perfeição. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Variações


É importante que esta história de amor, coragem e verdade seja contada para que os mais novos saibam quem foram estas pessoas essenciais da nossa História. É fascinante saber que existiu um homem que colocou a verdade dos seus sentimentos à frente da sua carreira política, não aceitando negar ou viver o seu amor às escondidas para alcançar o poder mais facilmente e com menos percalços. Por outro lado, é inspirador saber que, apesar destas circunstâncias pessoais, o Portugal conservador dos anos 70 foi capaz de votar neste homem e elegê-lo como Primeiro-Ministro. 



Além disso, ao ver este filme e conhecer o destino trágico das personagens, é inevitável pensar que Portugal teríamos hoje se o acidente não tivesse acontecido e se lhes tivesse sido permitido construir o país com que sonhavam. Por causa do filme, agora só quero saber mais sobre Snu e Francisco e quero muito ler Snu e a Vida Privada com Sá Carneiro, só para começar a descobrir o percurso dos dois e a solo de cada um. 


Tiveste os mesmos pensamentos com este filme? O que achaste da forma como foi contada a história e como foram retratadas estas personalidades icónicas? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter