expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 8 de junho de 2020

#Filmes - Lincoln


#Filmes - Lincoln

Sinopse

Lincoln é adaptado do livro biográfico Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin, mas em vez de retratar toda a vida do presidente norte-americano, centra-se apenas nos seus últimos quatro meses de vida, nomeadamente na abolição da escravatura e no fim da Guerra Civil Americana. A votação renhida na Câmara dos Representantes pela 13.ª Emenda, que ilegaliza a escratura, é um dos pontos centrais do filme. 

Opinião

Quando este filme foi lançado, em 2012, muito se falou sobre ele e recordo-me de ter uma boa crítica. Rapidamente fiquei com ele debaixo de olho, mas o tempo foi passando e acabou esquecido na interminável lista de filmes que quero muito ver. Será que é só a mim que acontece isto? Ou também tens este mesmo problema?

A proposta de Lincoln está longe de ser uma típica biografia de uma qualquer figura histórica. Aqui conhecemos melhor um dos presidentes americanos mais famosos de todos os tempos num curto período de tempo que antecedeu o seu assassinato. Só que estamos a falar de acontecimentos icónicos e incontornáveis do ponto de visto histórico, como é o caso da abolição da escravatura e o final da Guerra Civil Americana.

Podes ler também a minha opinião sobre Elizabeth

Quer-me parecer que, ainda que existisse muita gente a compreender o quanto a escravatura era algo nojento e um sinal de uma civilização atrasada, em todos os lugares do mundo existiam também os interesses instalados que não conseguiam imaginar-se sem os seus escravos para manterem as suas posições sociais e económicas. Afinal de contas, pagar um salário parecia algo incomportável para os privilegiados que enriqueciam às custas do trabalho gratuito que só um escravo poderia fazer.

#Filmes - Lincoln

Mas a verdade é que o presidente Lincoln se debateu ferozmente, de uma forma ardilosa e inteligente, para alcançar este objectivo que considerava essencial para o avanço da sociedade do seu país, ainda que nem todos entendessem, nem apoiassem pelas mesmas razões que ele. É desse modo que utiliza também a ideia de que a aprovação dessa emenda na Constituição seria e forma mais rápida de acabar com a Guerra Civil de que estavam todos, Norte e Sul, exaustos e ansiosos pelo seu término.

Podes ler ainda a minha opinião sobre Dois Papas

Claro que não estamos perante um filme de acção com uma rapidez alucinante, mas devido a tratar de acontecimentos importantes que decorreram em poucos meses, o ritmo é rápido e, mesmo quando parece que nada acontece, algo está a acontecer por trás das cortinas para que o objectivo seja concretizado. É de facto um filme incrível e com um elenco de luxo que abrilhantou ainda mais o filme.

Aliás, a interpretação de Daniel Day-Lewis como Lincoln é inacreditável e não foi à toa que lhe valeu o Óscar de melhor actor. Por outro lado, gostei muito do papel do Tommy Lee Jones, que se coloca numa posição em que tem de amordaçar a sua verdadeira opinião sobre os negros para alcançar esta pequena vitória, sem a qual as outras não seriam possíveis. Em suma, tudo se encaixa de uma forma perfeita e que faz todo o sentido, contribuindo para tornar o filme ainda mais credível.

Recomendo muito a todos, sobretudo numa época em que tanto se fala de racismo. Esta é uma luta de séculos que continua a precisar de todos para que outras vitórias possam ser conquistadas. Quem já viu Lincoln? O que achaste? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter