expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 26 de novembro de 2019

#Livros - Mensagem, de Fernando Pessoa


#Livros - Mensagem, de Fernando Pessoa

Sinopse

Mensagem é o único livro publicado em vida por Fernando Pessoa. Uma obra repleta de simbolismo, «realmente um só poema» numa sequência de quarenta e quatro composições imersas num certo sebastianismo. Questão que só o próprio Pessoa poderia decifrar: até que ponto essa construção saudosista e sebastianista não é apenas e só mais uma das máscaras do poeta, mais uma das facetas do seu fingimento? 

A História de Portugal é o tema, ainda que o intuito não seja propriamente narrar os grandes feitos portugueses. Com Pessoa, revisitamos o passado lendário e mítico, a saga dos Descobrimentos, na busca de um sentido para essa antiga grandeza contraposta à decadência actual. Estaremos diante do plano para regenerar Portugal, incutido nesse desígnio divino e espiritual - o Quinto Império? Ou será que, como disse Jorge de Sena, a Mensagem é apenas a criação poética, e por isso, lúdica, de um Portugal mítico? 

Embora Pessoa seja muito conhecido pelos seus heterónimos, o livro Mensagem foi publicado sob o seu próprio nome - o ortónimo. Uma obra-prima essencial para a compreensão da visão poética de Pessoa, com múltiplas e infindáveis interpretações, inclusivamente contraditórias. O mais importante é que o sonho, o sonho poético e não necessariamente político de Pessoa, se cumpra: «É a Hora!»

Opinião

Fernando Pessoa é aquele autor português do qual é impossível fugir. Todos já lemos qualquer coisa dele ou dos seus inúmeros heterónimos na escola, ou num blog, ou numa qualquer página no Facebook ou Instagram. Sem mencionar aquelas coisas que lhe são atribuídas e que o próprio nunca escreveu. Em suma, é incontornável e o seu talento é reconhecido por todos que dedicam algum tempo a conhecer melhor a sua obra.

Actualmente, tenho o Livro do Desassossego na minha mesa de cabeceira e tenho lido todos os dias o que tem sido uma experiência incrível, mas que conto partilhar melhor no próximo ano. Mas foi no decorrer desta leitura que fiquei com ainda mais vontade de ler mais coisas de Fernando Pessoa e nada como começar pelo único livro que publicou em vida em língua portuguesa, não achas?

Podes ler ainda a minha opinião sobre o conto O Alienista

Mensagem marca o início do percurso que Pessoa traçou para si próprio no caminho para se tornar o supra-Camões, ou seja, para criar uma obra ainda mais sublime que a do nosso poeta mais famoso. Não existe qualquer margem para dúvidas de que conseguiu marcar a sua época e registar o seu nome como um dos imortais escritores em português.

"Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nela ia.
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?"

Neste livro vamos percorrendo uma série de poemas épicos e que exaltam a pátria e os feitos dos nossos maiores heróis. Não apenas os mais famosos e badalados Descobrimentos, mas os heróis anteriores, como Viriato e Ulisses, por exemplo. Nessa viagem são descritas as qualidades mais notáveis do povo português e considera que a época de ouro se encerrou com a morte de D. Sebastião.

Podes ler também a minha opinião sobre o livro O Homem Duplicado

No entanto, esta não é uma mensagem de derrota ou de saudosismo puro. Pelo contrário, procura mostrar a grandeza de Portugal de tempos idos, apontar a sua queda e revelar que existe esperança para que o Quinto Império seja conquistado. Um Império que não se refere a terras conquistados ou povos subjugados, mas que se trata dum império espiritual onde Portugal irá recuperar a importância e o protagonismo de outros tempos.

Para uma análise mais completa podes ver o vídeo do Literatura Fundamental da UNIVESP

É uma leitura rápida, mas deliciosa, ou não se tratasse da poesia brilhante de Fernando Pessoa, e onde vamos encontrar alguns poemas bem famosos como «O Mostrengo»  e «Mar Português» - o meu favorito. Agora conta-me, também és fã de Fernando Pessoa? Qual o teu heterónimo favorito? 

"E ao imenso e possível oceano 
Ensinam estas Quinas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano
O mar sem fim é português."

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto imediato. 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter