Estamos em Novembro e, por incrível que pareça, já começo tardiamente a saga do assunto Natal por estas paragens. Estávamos no final de Setembro e já se via Natal por toda a parte. Fez-se uma pequena pausa na coisa para explorar o Halloween, mas agora todas as atenções estão voltadas para os temas natalícios. Desde as decorações, a ementa, as músicas e, claro, os presentes.
É mesmo destes últimos que pretendo abordar hoje. Até porque o segredo para se fazer boas escolhas sem estourar com o orçamento é planear com antecedência e procurar as melhores oportunidades de poupança e os melhores descontos. Além disso, quero também relembrar-te que os melhores presentes podem ser livros e que existem opções para todos os gostos e preferências.
Como tal, irei deixar uma lista de livros que servem como sugestões para os presentes que tens para oferecer neste Natal e que poderá também servir como sugestões de livros que estou disponível para receber no Natal ou em qualquer altura que aches conveniente.
Estas sugestões estão mais viradas para os adultos, mas defendo que as crianças também devem receber livros como presentes e descobrir os universos mágicos que se escondem entre as suas páginas. Nesse sentido, podes usar estas sugestões de livros para oferecer às crianças e presentear os mais pequenos neste Natal.
Posto isto, passemos então à lista que se segue com alguns livros recentes e que podem fazer felizes os familiares, amigos, amores e todas as restantes categorias de pessoas que tenhas na vida.
Depois de atacarem Pearl Harbor e invadirem Hong Kong, os japoneses cercam Macau. Com o inimigo às portas, o novo governador, Artur Teixeira, tem de enfrentar a maior ameaça ao império português durante a Segunda Guerra Mundial. Diante dele está o coronel Sawa, o violento chefe do Kempeitai, que ameaça invadir a colónia portuguesa na China. Para salvar Macau, o governador conta apenas com o seu engenho e a ajuda de um punhado de homens e mulheres, incluindo a própria concubina do coronel Sawa, a chinesa Lian Hua. Tudo se complica, no entanto, quando se apaixona por ela.
Amor e guerra no choque de impérios.
A Macau dos juncos e das sampanas, dos casinos e do ópio, do Leal Senado e da Praia Grande, do Fat Siu Lao, do Grémio Militar e do Clube de Macau, do Porto Interior e da Porta do Cerco, dos riquexós, dos contrabandistas chineses e das dançarinas russas, do mahjong e da corrupção, dos patois, das canções de Art Carneiro e dos jogos de hóquei na Caixa Escolar. E dos refugiados, dos bombardeamentos e da fome.
Baseado em acontecimentos verídicos, A Amante do Governador resgata os dias de Macau sob cerco japonês e mostra como Portugal manteve a única bandeira ocidental hasteada no Extremo Oriente durante toda a Segunda Guerra Mundial.
Já podes ler a opinião sobre A Amante do Governador aqui.
O acaso juntou duas pessoas numa praia.
Ela é Hope Anderson, nascida e criada na Carolina do Norte.
Ele é Tru Walls, guia de safaris no Zimbabué, onde nasceu.
Hope está a viver um momento difícil. A relação com o namorado já não a faz feliz e o pai acaba de receber um diagnóstico terrível. Sunset Beach é o local ideal para encontrar a paz de que necessita para reflectir sobre a sua vida.
Tru está perante um momento revelador. Cresceu em África e nunca conheceu o pai. Em Sunset Beach, prepara-se para o encontrar pela primeira vez.
Quando os caminhos de Hope e Tru se cruzam, a magia acontece. Mas, por muito intensos que sejam os seus sentimentos, ambos sabem que terão de fazer uma escolha dilacerante.
A praia que os uniu, vê-os, agora, partir. A areia cobre-lhes os passos, as marés seguem o seu ritmo ancestral... e uma carta resistirá ao tempo para ditar, um dia, o seu futuro adiado.
Inspirado numa história real, Cada Suspiro Teu fala-nos de um encontro que fica gravado a fogo no coração e na memória de duas pessoas de mundos opostos, transcendendo o tempo, os continentes, e o toque - por vezes agridoce - do destino...
Praia de Brighton, 1993
As adolescentes Nell e Jude descobrem o corpo de uma jovem na praia e, quando ninguém o reclama, a vítima passa a ser conhecida como A Sereia de Brighton. Três semanas mais tarde, Jude desaparece e Nell, ainda chocada com os acontecimentos na praia, fica completamente desamparada.
Passados 25 anos, Nell vive atormentada pelo passado, abandonando o emprego para descobrir a verdadeira identidade da jovem assassinada - e o que aconteceu à amiga naquele Verão inesquecível.
Quanto mais perto fica da verdade, maior é o perigo. Alguém parece estar a seguir cada passo de Nell, que já não sabe em quem confiar.
«Eu não tenho história, sou como a República do vale de Andorra», disse certo dia Eça de Queiroz. Mas nada poderia ser mais falso. Eça é uma das figuras mais fascinantes das letras portuguesas. Os seus pais ainda não haviam casado quando, em 1845, nasce na Póvoa do Varzim. Essa indiscrição levou a que tenha sido criado longe dos progenitores, abrindo-lhe um vazio no coração que o acompanhou toda a vida. Em Coimbra faz os estudos e em Lisboa inicia-se numa vida boémia, cruzando-se com figuras incontornáveis do seu tempo como Antero de Quental, Ramalho Ortigão ou Guerra Junqueiro.
Descontente com o Direito, faz uma longa e fascinante viagem pelo Oriente, e quando regressa decide enveredar pela carreira consular. Tendo sido cônsul em Havana, Inglaterra e Paris, foi acumulando dívidas embaraçosas, amigos fiéis, inimigos implacáveis e obras-primas que revolucionaram as letras portuguesas. É esse Eça de Queiroz, homem de contrastes, mistérios e talento único, que Sónia Louro descobre e nos revela neste romance fascinante e rigoroso.
O Solilóquio do Rei Leopoldo é um pequeno livro publicado em 1905 por Mark Twain. Trata-se de um texto de sátira política, um monólogo do rei Leopoldo II, da Bélgica, que discursa para se defender das acusações de atrocidades cometidas entre 1885 e 1908 no chamado «Estado Livre do Congo», um grande território cuja administração foi exercida pessoalmente pelo rei belga - e não pela Coroa ou pelo Estado. Leopoldo II submeteu a população local a condições de vida e de trabalho degradantes e a uma repressão violenta e desumana, com o objectivo de aumentar os lucros da extracção de diamantes, borracha e marfim. A partir de 1900 começaram a surgir denúncias sobre os crimes e o horror vividos no Estado Livre do Congo - e em 1899 é publicado O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, um retrato desse universo pavoroso.
Em 1904, Roger Casement (a personagem de O Sonho do Celta, de Mario Vargas Llosa), cônsul britânico no Congo, elabora um relatório sobre as atrocidades e a desumanidade da administração do rei Leopoldo - que levaria o Parlamento belga a anexar o território, retirando-o ao rei. E, nos Estados Unidos da América, Mark Twain associa-se a uma campanha internacional contra Leopoldo II. Por isso, o seu texto não é apenas um panfleto político: é também uma denúncia vigorosa, sarcástica e burlesca do colonialismo e do racismo.
Da crítica ao império dos telemóveis e das redes sociais ao elogio do silêncio, passando pela acérrima defesa da liberdade de expressão e pela metafísica do pecado, estes textos tanto falam de Cristiano Ronaldo como de Kierkegaard ou do Candy Crush.
Pelo caminho, desmonta-se o mito da auto-ajuda, discutem-se eternos problemas de linguagem que só a RAP apoquentam, questionam-se intolerâncias alimentares e o complexo de Édipo, e levantam-se questões prementes para os casais da sociedade actual, como a escolha entre ter filhos ou ser feliz para sempre.
Num tempo extraordinário, este romance, feito de personagens apaixonantes, leva-nos a um cenário de conspiração e intriga na Lisboa do século XVIII. Assistimos pelos olhos de D. Maria ao terramoto que abalou a capital, ao fim do poder do Marquês de Pombal que tanto a perturbava, aos conflitos com Espanha, ao longo processo dos Távora que marcou o seu reinado. Uma época onde lá fora despertava a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos.
A sua querida Rosa, sempre a saltitar à sua volta cheia de colares e pulseiras, bem tentou protegê-la de tanta dor, mas aos poucos D. Maria deixa-se dominar pela agitação que sempre tentou ocultar, por uma melancolia profunda num longo processo de depressão que culminou na loucura. Um medo que acalentou em silêncio.
Depois do sucesso de Receitas com Segredo - actualmente com 14 edições -; de uma rubrica televisiva, Tortas e Travessas, ao lado de Fátima Lopes, no programa A Tarde é Sua, que conquistou o seu lugar nas preferências das audiências; e dos incontáveis pedidos do seu crescente e exigente número de fãs para que publicasse mais receitas, surge agora Sem Segredos!, o novo livro de receitas de Marco Costa, o pasteleiro mais famoso da televisão portuguesa.
Tal como as do livro anteriores, são receitas caseiras, genuínas, com o toque pessoal do autor, que exalam carinho e felicidade. São bolos, tartes, bolachas, brigadeiros, queijadas e muitos outros doces, para comer e chorar por mais! Dos Brigadeiros de Coco à Tarte de Limão Merengada, passando pelos famosos Ovos de Chocolate e o Bolo-Rei de Nutella, não há como não cair em tentação.
Mas há igualmente espaço para doces em versão mais saudável como o Bolo de Chocolate sem Farinha, os Brownies Saudáveis ou os Queques Saudáveis. E o Marco dá igualmente ideias para comemorarmos os dias que nos são mais queridos, seja o Dia dos Namorados, do Pai, da Mãe, o Natal, entre outros, ou até mesmo os mais divertidos, como o Carnaval e o Halloween. Deitem mãos à obra, experimentem fazer as receitas, provem, lambuzem-se, dêem a provar e sejam felizes!
Já podes ler a opinião sobre Sem Segredos! aqui.
At the end of Fantastic Beasts and Where to Find Them, the powerful Dark wizard Gellert Grindelwald was captured in New York with the help of Newt Scamander. But, making good on his threat, Grindelwald escapes custody and sets about gathering followers, most unsuspecting of his true agenda: to raise pure-blood wizards up to rule over all non-magical beings. In an effort to thwart Grindelwald's plans, Albus Dumbledore enlists Newt, his former Hogwarts student, who agrees to help once again, unaware of the dangers that lie ahead.
Lines are drawn as love and loyalty are tested, even among the truest friends and family, in an increasingly divided wizarding world. This second original screenplay from J. K. Rowling, illustrated with stunning line art from MinaLima, expands on earlier events that helped shaped the wizarding world, with some surprising nods to the Harry Potter stories that will delight fans of both the books and films.
São já muitas as celebridades que ousaram sentar-se na poltrona amarela daquele que é o programa mais popular da web portuguesa, o Maluco Beleza.
Com Certeza Maluco Beleza reúne o melhor de 35 conversas sem guião, espontâneas e genuínas. Com comentários inéditos de Rui Unas a cada entrevista, este é um livro repleto de humor onde pode ficar a conhecer um pouco mais sobre a intimidade, o quotidiano e as histórias de vida dos famosos.
Lê também as minhas dicas para comprar livros aos melhores preços.
O que achas das minhas sugestões? Qual o livro que mais gostavas de receber neste Natal? E qual o livro que estás a pensar oferecer? Deixa o teu comentário e partilha com os teus amigos!
É mesmo destes últimos que pretendo abordar hoje. Até porque o segredo para se fazer boas escolhas sem estourar com o orçamento é planear com antecedência e procurar as melhores oportunidades de poupança e os melhores descontos. Além disso, quero também relembrar-te que os melhores presentes podem ser livros e que existem opções para todos os gostos e preferências.
Como tal, irei deixar uma lista de livros que servem como sugestões para os presentes que tens para oferecer neste Natal e que poderá também servir como sugestões de livros que estou disponível para receber no Natal ou em qualquer altura que aches conveniente.
Estas sugestões estão mais viradas para os adultos, mas defendo que as crianças também devem receber livros como presentes e descobrir os universos mágicos que se escondem entre as suas páginas. Nesse sentido, podes usar estas sugestões de livros para oferecer às crianças e presentear os mais pequenos neste Natal.
Posto isto, passemos então à lista que se segue com alguns livros recentes e que podem fazer felizes os familiares, amigos, amores e todas as restantes categorias de pessoas que tenhas na vida.
1. A Amante do Governador, de José Rodrigues dos Santos
Depois de atacarem Pearl Harbor e invadirem Hong Kong, os japoneses cercam Macau. Com o inimigo às portas, o novo governador, Artur Teixeira, tem de enfrentar a maior ameaça ao império português durante a Segunda Guerra Mundial. Diante dele está o coronel Sawa, o violento chefe do Kempeitai, que ameaça invadir a colónia portuguesa na China. Para salvar Macau, o governador conta apenas com o seu engenho e a ajuda de um punhado de homens e mulheres, incluindo a própria concubina do coronel Sawa, a chinesa Lian Hua. Tudo se complica, no entanto, quando se apaixona por ela.
Amor e guerra no choque de impérios.
A Macau dos juncos e das sampanas, dos casinos e do ópio, do Leal Senado e da Praia Grande, do Fat Siu Lao, do Grémio Militar e do Clube de Macau, do Porto Interior e da Porta do Cerco, dos riquexós, dos contrabandistas chineses e das dançarinas russas, do mahjong e da corrupção, dos patois, das canções de Art Carneiro e dos jogos de hóquei na Caixa Escolar. E dos refugiados, dos bombardeamentos e da fome.
Baseado em acontecimentos verídicos, A Amante do Governador resgata os dias de Macau sob cerco japonês e mostra como Portugal manteve a única bandeira ocidental hasteada no Extremo Oriente durante toda a Segunda Guerra Mundial.
Já podes ler a opinião sobre A Amante do Governador aqui.
2. Cada Suspiro Teu, de Nicholas Sparks
O acaso juntou duas pessoas numa praia.
Ela é Hope Anderson, nascida e criada na Carolina do Norte.
Ele é Tru Walls, guia de safaris no Zimbabué, onde nasceu.
Hope está a viver um momento difícil. A relação com o namorado já não a faz feliz e o pai acaba de receber um diagnóstico terrível. Sunset Beach é o local ideal para encontrar a paz de que necessita para reflectir sobre a sua vida.
Tru está perante um momento revelador. Cresceu em África e nunca conheceu o pai. Em Sunset Beach, prepara-se para o encontrar pela primeira vez.
Quando os caminhos de Hope e Tru se cruzam, a magia acontece. Mas, por muito intensos que sejam os seus sentimentos, ambos sabem que terão de fazer uma escolha dilacerante.
A praia que os uniu, vê-os, agora, partir. A areia cobre-lhes os passos, as marés seguem o seu ritmo ancestral... e uma carta resistirá ao tempo para ditar, um dia, o seu futuro adiado.
Inspirado numa história real, Cada Suspiro Teu fala-nos de um encontro que fica gravado a fogo no coração e na memória de duas pessoas de mundos opostos, transcendendo o tempo, os continentes, e o toque - por vezes agridoce - do destino...
3. A Sereia de Brighton, de Dorothy Koomson
Praia de Brighton, 1993
As adolescentes Nell e Jude descobrem o corpo de uma jovem na praia e, quando ninguém o reclama, a vítima passa a ser conhecida como A Sereia de Brighton. Três semanas mais tarde, Jude desaparece e Nell, ainda chocada com os acontecimentos na praia, fica completamente desamparada.
Passados 25 anos, Nell vive atormentada pelo passado, abandonando o emprego para descobrir a verdadeira identidade da jovem assassinada - e o que aconteceu à amiga naquele Verão inesquecível.
Quanto mais perto fica da verdade, maior é o perigo. Alguém parece estar a seguir cada passo de Nell, que já não sabe em quem confiar.
4. Eça de Queiroz segundo Fradique Mendes, de Sónia Louro
«Eu não tenho história, sou como a República do vale de Andorra», disse certo dia Eça de Queiroz. Mas nada poderia ser mais falso. Eça é uma das figuras mais fascinantes das letras portuguesas. Os seus pais ainda não haviam casado quando, em 1845, nasce na Póvoa do Varzim. Essa indiscrição levou a que tenha sido criado longe dos progenitores, abrindo-lhe um vazio no coração que o acompanhou toda a vida. Em Coimbra faz os estudos e em Lisboa inicia-se numa vida boémia, cruzando-se com figuras incontornáveis do seu tempo como Antero de Quental, Ramalho Ortigão ou Guerra Junqueiro.
Descontente com o Direito, faz uma longa e fascinante viagem pelo Oriente, e quando regressa decide enveredar pela carreira consular. Tendo sido cônsul em Havana, Inglaterra e Paris, foi acumulando dívidas embaraçosas, amigos fiéis, inimigos implacáveis e obras-primas que revolucionaram as letras portuguesas. É esse Eça de Queiroz, homem de contrastes, mistérios e talento único, que Sónia Louro descobre e nos revela neste romance fascinante e rigoroso.
5. O Solilóquio do Rei Leopoldo, de Mark Twain
O Solilóquio do Rei Leopoldo é um pequeno livro publicado em 1905 por Mark Twain. Trata-se de um texto de sátira política, um monólogo do rei Leopoldo II, da Bélgica, que discursa para se defender das acusações de atrocidades cometidas entre 1885 e 1908 no chamado «Estado Livre do Congo», um grande território cuja administração foi exercida pessoalmente pelo rei belga - e não pela Coroa ou pelo Estado. Leopoldo II submeteu a população local a condições de vida e de trabalho degradantes e a uma repressão violenta e desumana, com o objectivo de aumentar os lucros da extracção de diamantes, borracha e marfim. A partir de 1900 começaram a surgir denúncias sobre os crimes e o horror vividos no Estado Livre do Congo - e em 1899 é publicado O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, um retrato desse universo pavoroso.
Em 1904, Roger Casement (a personagem de O Sonho do Celta, de Mario Vargas Llosa), cônsul britânico no Congo, elabora um relatório sobre as atrocidades e a desumanidade da administração do rei Leopoldo - que levaria o Parlamento belga a anexar o território, retirando-o ao rei. E, nos Estados Unidos da América, Mark Twain associa-se a uma campanha internacional contra Leopoldo II. Por isso, o seu texto não é apenas um panfleto político: é também uma denúncia vigorosa, sarcástica e burlesca do colonialismo e do racismo.
6. Estar Vivo Aleija, de Ricardo Araújo Pereira
Da crítica ao império dos telemóveis e das redes sociais ao elogio do silêncio, passando pela acérrima defesa da liberdade de expressão e pela metafísica do pecado, estes textos tanto falam de Cristiano Ronaldo como de Kierkegaard ou do Candy Crush.
Pelo caminho, desmonta-se o mito da auto-ajuda, discutem-se eternos problemas de linguagem que só a RAP apoquentam, questionam-se intolerâncias alimentares e o complexo de Édipo, e levantam-se questões prementes para os casais da sociedade actual, como a escolha entre ter filhos ou ser feliz para sempre.
7. D. Maria I, de Isabel Stilwell
Num tempo extraordinário, este romance, feito de personagens apaixonantes, leva-nos a um cenário de conspiração e intriga na Lisboa do século XVIII. Assistimos pelos olhos de D. Maria ao terramoto que abalou a capital, ao fim do poder do Marquês de Pombal que tanto a perturbava, aos conflitos com Espanha, ao longo processo dos Távora que marcou o seu reinado. Uma época onde lá fora despertava a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos.
A sua querida Rosa, sempre a saltitar à sua volta cheia de colares e pulseiras, bem tentou protegê-la de tanta dor, mas aos poucos D. Maria deixa-se dominar pela agitação que sempre tentou ocultar, por uma melancolia profunda num longo processo de depressão que culminou na loucura. Um medo que acalentou em silêncio.
8. Sem Segredos!, de Marco Costa
Depois do sucesso de Receitas com Segredo - actualmente com 14 edições -; de uma rubrica televisiva, Tortas e Travessas, ao lado de Fátima Lopes, no programa A Tarde é Sua, que conquistou o seu lugar nas preferências das audiências; e dos incontáveis pedidos do seu crescente e exigente número de fãs para que publicasse mais receitas, surge agora Sem Segredos!, o novo livro de receitas de Marco Costa, o pasteleiro mais famoso da televisão portuguesa.
Tal como as do livro anteriores, são receitas caseiras, genuínas, com o toque pessoal do autor, que exalam carinho e felicidade. São bolos, tartes, bolachas, brigadeiros, queijadas e muitos outros doces, para comer e chorar por mais! Dos Brigadeiros de Coco à Tarte de Limão Merengada, passando pelos famosos Ovos de Chocolate e o Bolo-Rei de Nutella, não há como não cair em tentação.
Mas há igualmente espaço para doces em versão mais saudável como o Bolo de Chocolate sem Farinha, os Brownies Saudáveis ou os Queques Saudáveis. E o Marco dá igualmente ideias para comemorarmos os dias que nos são mais queridos, seja o Dia dos Namorados, do Pai, da Mãe, o Natal, entre outros, ou até mesmo os mais divertidos, como o Carnaval e o Halloween. Deitem mãos à obra, experimentem fazer as receitas, provem, lambuzem-se, dêem a provar e sejam felizes!
Já podes ler a opinião sobre Sem Segredos! aqui.
9. Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald, de J. K. Rowling
At the end of Fantastic Beasts and Where to Find Them, the powerful Dark wizard Gellert Grindelwald was captured in New York with the help of Newt Scamander. But, making good on his threat, Grindelwald escapes custody and sets about gathering followers, most unsuspecting of his true agenda: to raise pure-blood wizards up to rule over all non-magical beings. In an effort to thwart Grindelwald's plans, Albus Dumbledore enlists Newt, his former Hogwarts student, who agrees to help once again, unaware of the dangers that lie ahead.
Lines are drawn as love and loyalty are tested, even among the truest friends and family, in an increasingly divided wizarding world. This second original screenplay from J. K. Rowling, illustrated with stunning line art from MinaLima, expands on earlier events that helped shaped the wizarding world, with some surprising nods to the Harry Potter stories that will delight fans of both the books and films.
10. Com Certeza Maluco Beleza, de Rui Unas
São já muitas as celebridades que ousaram sentar-se na poltrona amarela daquele que é o programa mais popular da web portuguesa, o Maluco Beleza.
Com Certeza Maluco Beleza reúne o melhor de 35 conversas sem guião, espontâneas e genuínas. Com comentários inéditos de Rui Unas a cada entrevista, este é um livro repleto de humor onde pode ficar a conhecer um pouco mais sobre a intimidade, o quotidiano e as histórias de vida dos famosos.
Lê também as minhas dicas para comprar livros aos melhores preços.
O que achas das minhas sugestões? Qual o livro que mais gostavas de receber neste Natal? E qual o livro que estás a pensar oferecer? Deixa o teu comentário e partilha com os teus amigos!
Destes ainda só li o do Nicholas, mas não me encheu as medidas, no entanto também não superou nem ficou aquém das expectativas, era o que eu esperava, mais do mesmo...
ResponderEliminarBem, o meu pai está a acabar de ler esse e, portanto, ainda estou à espera que chegue às minhas mãos. A fórmula dele gira em torno do mesmo e funciona muito bem, embora tenha perdido o fulgor do início quando ainda estava a ser descoberto.
Eliminar