expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

domingo, 4 de novembro de 2018

#Filmes - Coco


#Filmes - Coco

Sinopse

Desde que se conhece como gente que Miguel, de 12 anos, sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos. Lá, encontra muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhe vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar. 

O filme inspira-se no tradicional festival do Dia dos Mortos. Celebrado em vários países da América Central e em muitas zonas dos EUA, é uma celebração de origem indígena em honra dos que já partiram, que se comemora no dia 2 de Novembro e que foi declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 

Opinião

Eu ainda nem acredito que demorei tanto tempo para ver este filme. Apesar de ter muita curiosidade sobre Coco e de ter lido maravilhas sobre este filme, não contava que fosse tão espectacular e único. Na verdade, construí o meu Top 10 de filmes para ver no Halloween para me motivar a ver e rever alguns dos filmes que tenho vindo a adiar de forma vergonhosa. A grande culpada destes adiamentos dá pelo nome de Série. No plural, aliás, porque são tantas e tão boas que a malta perde-se nos episódios e deixa de ver bons filmes como nos bons velhos tempos. Modernices, não é verdade?

Mas voltando ao que interessa, ou seja, o filme Coco, devo dizer que é uma excelente opção para ver em família e passar uma hora e meia bem empregue com uma história interessante, uma imagem incrível de tão bonita, e mensagens muito importantes e que todos deveríamos recordar com mais frequência. A importância dos laços familiares é uma lição que necessita ser relembrada, por vezes, e este filme faz isso de forma brilhante e sem falsos moralismos.

Destaco a ideia de existir um mundo dos mortos, onde estes permanecem, ano após ano, desde que continuem a ser lembrados por alguém que ainda viva no mundo dos vivos e que a sua família coloque a sua fotografia na mesa das oferendas no dia 2 de Novembro, data em que se celebra, particularmente no México, o Dia dos Mortos.

Aliás, o facto da história de passar no México só contribuiu para tornar os cenários ainda mais bonitos e pitorescos e a caracterização dos mortos é fantástica. Agora percebo melhor porque aquelas caveiras todas enfeitadas andaram tão na moda e já só penso em adquirir a minha também. É daqueles filmes que deixa a vontade imensa de ir até o México conhecer melhor esta tradição tão bonita e, na minha opinião, muito mais positiva do que a nossa tradição de ir aos cemitérios no Dia de Todos os Santos.

Ainda de ressalvar, são as reviravoltas ao longo da história que nos prendem ao enredo de uma forma extraordinária. A dada altura torna-se previsível, é verdade, mas isso não diminui o grau de interesse pois mesmo quando achamos que percebemos ficamos à espera da confirmação das nossas suspeitas. Um filme com tanta música e aventura, passado num cenário inusitado, com uma mensagem de valorização da família, não deixa de ter uma história de amor subjacente e que ganha o seu final feliz depois de muitos anos passados e já no mundo dos mortos.

Mais uma vez e como vem sendo hábito, tenho de dar razão à minha amiga Liliana porque este é de facto um grande filme que enriquece o nosso imaginário, aumenta a nossa cultura do mundo e entretém com qualidade e uma mensagem positiva. Por mérito próprio, ganhou um lugar entre os meus filmes de eleição dos últimos anos, sem qualquer dúvida.

E tu? Já viste o fantástico Coco? Que opinião tens sobre este filme?

4 comentários:

  1. Olá, eu sou a Márcia Colaço.
    Fui ao cinema ver esse filme que me fez gostar de cada segundo do tempo que o filme decorre. É um dos filmes que também está na minha lista de filmes favoritos e que por acaso foi um dos filmes que indiquei na minha série de publicações de Halloween de 2018 no meu blog. Concordo contigo quando mencionaste na tua opinião que só tens vontade de ir até ao México. Isso também acontece comigo. Estarei à espera de outra publicações.
    Obrigada pela tua opinião sincera,
    Márcia Colaço.

    Este é o meu blog caso seja o teu interesse em ir visitar.
    https://omundodamarciacolaco.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia,
      Muito obrigada pelo teu simpático comentário.
      Vou fazer uma visita ao teu blog e espreitar o que por lá tens ;)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Estás a ver, o que andavas a perder? É um dos filmes de animação mais bonitos que já vi, e digo, de todos, incluindo os clássicos da Disney do nosso tempo, já perdi a conta ao número de vezes que já vi o filme, ou mesmo não estando a ver, meto a dar enquanto estou no pc a trabalhar no blog e assim só para fazer companhia e ir cantando algumas das músicas que mais gosto, tomara que venham mais filmes de animação destes, porque os que têm saído ultimamente, deixam muito a desejar... :/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter