expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 12 de junho de 2018

#Livros - Equador, de Miguel Sousa Tavares



Sinopse

Quando, naquela manhã chuvosa de Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El-Rei D. Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos de interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse mudar a vida. 

Equador é um retrato brilhante da sociedade portuguesa nos últimos dias da Monarquia, que traça um paralelo entre os serões mundanos da capital e o ambiente duro e retrógrado das colónias. 

É com esta história admirável, comovente e perturbadora, que Miguel Sousa Tavares inaugura a sua incursão no romance. 

Opinião

Ainda estou a pensar como foi possível adiar por tanto tempo a leitura deste livro, que marcou a estreia de Miguel Sousa Tavares no romance. E que estreia, meus amigos! É tão bom quando, depois de se ler muito, ainda se encontram livros que nos surpreendem e que nos apaixonam. Fiquei tão envolvida com estas personagens e com este enredo que ainda me sinto de ressaca. A ressaca de quem terminou o livro, mas ainda não se sente preparado para abandonar aquelas pessoas.

Constato agora que não tenho lido muitos autores portugueses o que é uma grande falha, com tanto talento que existe em Portugal. O último foi em Fevereiro, quando li o mais recente livro de José Rodrigues dos Santos e de lá para cá só li autores estrangeiros. E o pior é que os que estão espera não são nacionais. Mas, agora que detectei esta situação, tratarei de tentar equilibrar esta equação.

Voltando ao próprio do Equador, devo dizer que este livro retrata uma época com a qual não estou muito familiarizada. Tudo se passa nos anos que antecedem o regicídio e a própria queda da Monarquia em Portugal. Começamos na Lisboa do início do século XX, com um retrato muito interessante dos prazeres da vida que a cidade proporciona, até que aterramos na distante e exótica ilha de S. Tomé.

Da metrópole até à colónia vai toda uma distância gigantesca, tanto no meio envolvente, nos costumes, como nas pessoas que por lá habitam. O português de Lisboa não é capaz de imaginar o que acontece nas distantes colónias portuguesas até que lá coloca os pés e se instala nas rotinas e nos meios sociais, com poucas distracções que não seja a intriga e o comentário da vida alheia.

O nosso protagonista é um clássico herói literário, mas com as características muito particulares do português. Com uma vida confortável, repleta de distracções e programas próprios de uma grande cidade, o grande defeito de Luís Bernardo é a falta de ambição. Bem parecido e solteiro, mulheres não lhe faltam, mas o amor nunca o arrebatou e como romântico optou por não se casar sem estar verdadeiramente apaixonado.

A grande descoberta, para mim, foi o relato da Natureza selvagem da colónia portuguesa em S. Tomé e Príncipe, com as suas roças de cacau e que, no início do século XX, era a mais pequena colónia e também a mais lucrativa. Um paradigma interessante e que retrata bem a má gestão que Portugal fez das riquezas e dos recursos dos territórios que pretendia manter como seus.

Em total oposição, ficamos a conhecer a Índia inglesa, pela experiência do cônsul inglês em S. Tomé. As descrições são ricas e detalhadas, sem se tornarem aborrecidas. Através delas, sentimos que estamos nos lugares descritos. Os próprios personagens são de uma complexidade incrível, tanto brancos como negros, sejam de Lisboa, S. Tomé ou da Índia. É impossível não tomar partido, seja pelos negros ou pelo Governador com a sua missão impossível.

Um facto chocante foi perceber que, sendo Portugal o primeiro país a abolir a escravatura, no início do século XX, ainda existia trabalho escravo nas nossas colónias. É mais uma prova de que as aulas de História não nos contam o lado mais negro do país onde são ensinadas. O que acontece é que os interesses económicos, mais uma vez, se colocam acima dos interesses e aspirações humanistas.

Para terminar, quero falar do final, mas sem entrar em spoilers, claro está. Porque o final é tão óbvio que nem queremos acreditar que possa terminar dessa forma. No fundo, estamos em negação durante grande parte do livro. Ninguém que se tenha envolvido no enredo pode ficar indiferente, nem do que será o desfecho, nem nas sensações que o mesmo desperta.

Em suma, se andaste no mundo da lua, como eu até agora, não podes deixar de ler Equador. Livros como este são raros e nenhum leitor que se preze pode deixar passar esta oportunidade de se maravilhar e se envolver nesta exótica história. Agora, apetece-me ver a série televisiva, o que não parece ser tarefa fácil.

Já conhecias este livro de Miguel Sousa Tavares? O que pensas sobre o livro e sobre o autor? 

"As ilhas são lugares de solidão e nunca isso é tão nítido como quando partem os que apenas vieram de passagem e ficam no cais, a despedir-se, os que vão permanecer. Na hora da despedida, é quase sempre mais triste ficar do que partir e, numa ilha, isso marca uma diferença fundamental, como se houvesse duas espécies de seres humanos: os que vivem na ilha e os que chegam e partem."

Podes encomendar o teu exemplar na Wook, com 10% de desconto em cartão e portes grátis. 

2 comentários:

  1. Nunca li nada dele, nunca me cativou, mas depois de umas críticas positivas que tenho ouvido e as tuas opiniões, hei-de dar-lhe oportunidade, pois parece interessante! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imagem que temos dele enquanto comentador não tem nada a ver com a forma brilhante como conta as suas histórias. Aconselho-te mesmo a começar com Equador porque vais ficar rendida, era capaz de apostar! :p

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter