expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

#Livros - A Filha da Minha Melhor Amiga, de Dorothy Koomson



Sinopse
A forte relação de amizade entre Kamryn Matika e Adele Brannon, companheiras desde os tempos de faculdade, é destruída num instante de traição que marcará as suas vidas para sempre.
Anos depois desse incidente, Kamryn é uma mulher com uma carreira de sucesso, que vive sem ligações pessoais complexas, protegendo-se de todas as desilusões. Mas eis que, no dia do seu aniversário, Adele a contacta... A amiga de Kamryn está a morrer e implora-lhe que adopte a sua filha, Tegan, fruto da sua ilícita relação de uma noite com Nate.

Terá ela outra escolha? Será o perdão possível? O que estará Kamryn disposta a fazer pela amiga que lhe partiu o coração?
Uma viagem dolorosa e comovente de autoconhecimento, uma leitura de cortar a respiração.

O grande bestseller da autora que comoveu Portugal, com mais de 250 000 exemplares vendidos.
Opinião
Esta é uma das minhas autoras favoritas e que descobri por acaso através de um livro emprestado. Este já comprei (e li) em 2013, como vos contei aqui, e fiquei rendida a esta história especial. Por isso mesmo não resisti a relê-lo e trazer-vos aqui uma opinião mais fundamentada para que se possam decidir a ler ou não este livro.

Aqui assistimos a uma história de amor e de amizade entre duas mulheres que nunca se adaptaram e que crescem e formam as suas personalidades apoiadas uma na outra. Esta é a parte bonita e com a qual todos nos identificamos. Quem não tem uma amizade assim? Daquelas que achamos ser para toda a vida? O problema surge quando uma traição as separa e só a morte iminente de uma delas as volta a juntar.

Neste livro encontramos o poder da amizade e do amor, a capacidade de perdoar e de esquecer um passado que nos magoa para pensar num futuro diferente de tudo aquilo que se imaginou. Fala também de cancro, maus tratos infantis, bullying, preconceito racial, negação. E de escolher entre um homem do passado, que lembra a protagonista da pessoa que era antes da tragédia e da vida que tinha, e o homem do presente, com traumas e fantasmas do passado e sentimentos pouco definidos.

Quando lemos A Filha da Minha Melhor Amiga, ficamos a pensar no quanto a vida é curta e como damos valor ao que não tem e como perdemos tempo com coisas insignificantes, porque pensamos ter todo o tempo do mundo para o que importa. Mostra as fraquezas e fragilidades da alma humana, mas também revela que o amor pode curar todas as feridas. Já disse que adorei este livro?? Se disse, digo outra vez porque vocês não imaginam o que andam a perder!

"Eu estava a aguentar-me ao recorrer à negação, ao ignorar a dor. Se eu visualizasse os meus sentimentos, a dor neles patente assemelhar-se-ia a longos e profundos sulcos entalhados na superfície da minha mente pela culpa e pelos remorsos. E, se eu pensasse nisso durante demasiado tempo, se permitisse a mim mesma vislumbrar a imensa e insondável agudeza dos meus sentimentos, ficaria petrificada. Se eu permitisse a mim mesma sentir nem que fosse uma ínfima parte do que eu suspeitava sentir, não conseguiria continuar a viver. Isso consumir-me-ia. Assim, eu relegava constantemente os meus sentimentos para outro lugar, para outra altura, sendo uma dívida que pagaria mais tarde. Os juros acumulavam-se, mas eu não tinha recursos para pagar naquele momento."

Podem encomendar o vosso exemplar aqui, com portes grátis.

4 comentários:

  1. Por acaso ando muito curiosa com este livro, mas ainda não consegui a bom preço ou trocas.
    Se calhar vou ter de to pedir emprestado (e te emprestar os meus também, claro) =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo vivamente. Vale mesmo a pena. Quando te for fazer uma visita, levo para te emprestar ;)

      Eliminar
    2. Ok assim sendo quando vieres escolhes tu da minha estante os que queres que te empreste ;)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter