expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

sábado, 21 de setembro de 2013

Sol de Inverno



Deixo desde já esclarecido que acho inegável o talento musical de Luciana Abreu. O talento para actriz já é mais discutível, mas não é sobre isso que se trata.

Posto isto, refiro que gostava de ouvir o música completa. Não apenas o mesmo refrão repetido duas vezes como se encontra pela Internet. Para conseguir compreender melhor a interpretação desta mulher do norte era necessário, na minha opinião, ouvir tudo. Para perceber para onde ela leva a música. E para onde a música a consegue levar.

Este tema é um clássico da nossa música. Uma coisa tão bela que arrepia e se torna intemporal. Isto parece-me um facto.
Também considero quase impossível que a Luciana Abreu cante mal. Ela canta bem. Tem uma extensão vocal imensa. No entanto, nem sempre é necessário mostrar isso mesmo para emocionar.
E aqui, no Sol de Inverno, acho que ela exagerou um pouquinho. Talvez tenha-lhe sido pedido isso mesmo. Ou tenha sido a forma que ela própria preferiu escolher. Mas, para mim, gritar um pouco menos teria ficado óptimo.
Por tudo isto compreendo as críticas da nossa Simone. Ela que, no auge da sua carreira e ainda dona daquela voz poderosa, fez deste tema parte de si própria. A Simone cantou também no limite em determinados momentos do tema. Mas ganha, a meu ver. Pela dicção impecável que a nossa Lucy não tem nem de perto nem de longe. E, principalmente, porque em nenhum momento grita. Mantém o controlo e canta até à última nota.
Ora fiquem com o original e digam-me de vossa justiça!


4 comentários:

  1. Concordo! Gosto da Luciana enquanto cantora. Neste tema está tudo infeliz. Até desafinar, desafina, surpreende-me é que com tanto ouvido e tanto profissional tenham deixado ficar assim. A mim meteu-me impressão logo na primeira vez que ouvi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também mas como só ouvi um excerto fui à procura da música completa.
      Encontrar é que foi coisa impossível.
      Lamentável tanto talento desperdiçado mais uma vez!

      Eliminar
  2. Não por favor não... só podem estar a brincar realmente mau, A Luciana canta bem sim, algumas música que cantou no programa das tvi adorei ouvi-la cantar fado por exemplo..Mas bem mais bonita a música na voz da Marisa Pinto https://www.youtube.com/watch?v=djHfhE7l8tM
    Ela sim deixou uma bonita versão, mas claro que Simone de Oliveira é diferente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Principalmente por ter em conta as participações que ela fez no concurso, estava à espera de bem mais desta versão do Sol de Inverno. Está pobre, pobre. Uma desilusão.
      Não conhecia essa versão da Marisa mas, de facto, está muito bonita.
      E, claro, Simone será sempre Simone. Não só pelo vozeirão que tinha, mas por tudo o que transmite quando canta. Inimitável. :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter