Sinopse
Os Habsburgos é a história definitiva da ascensão e queda de uma dinastia notável, a primeira família global que ao longo de quase dez séculos moldou os destinos da Europa e do mundo.
Martyn Rady narra a epopeia de uma dinastia e do mundo que ela edificou - e depois perdeu - ao longo de quase um milénio. Com origens modestas, os Habsburgos tornaram-se senhores do Sacro Império Romano-Germânico no século XV. Depois, no intervalo de poucas décadas, as suas possessões passaram a incluir grande parte da Europa, estendendo-se da Hungria a Espanha, além de regiões do Novo Mundo e do Extremo Oriente. A família continuou a dominar a Europa Central até à catástrofe da Primeira Guerra Mundial.
Opinião
Este livro foi-me gentilmente oferecido pela *Bertrand Editora, a meu pedido, ou não fosse eu uma apaixonada por História e por monarquias, sobretudo quando influenciaram o mundo inteiro ao longo dos séculos que conseguiram manter o poder nas mãos. E estamos a falar de muitos séculos, meus amigos. E de uma área de influência que chegou aos quatro cantos do mundo, do novo e do antigo, e que também marcou o nosso país por várias razões e em diferentes épocas.
Começo por dizer que o livro está organizado por ordem cronológica, contanto a origem desta dinastia, passando pela sua ascensão, com quedas e reveses pelo meio, até culminar no fim do seu poder dinástico, já no século XX. Esta organização permite compreender melhor os acontecimentos, mas não é o único factor. Impressionou-me a forma como é contada, simples, acessível, de fácil compreensão. É assim que se chega com a História ao grande público e se quebra o preconceito de que é uma matéria chata e aborrecida.
Podes ler também a minha opinião sobre 1822
Achei particularmente curioso que os Habsburgos tenham começado por ser um grupo de menor importância na Europa Central, que foi ganhando relevância e importância ao longo do tempo, através de casamentos e alianças vantajosas, e porque produziram elementos que souberam ocupar um espaço de maior protagonismo, conquistando cada vez mais territórios, muitas vezes, apenas porque souberam agarrar as oportunidades no momento certo. Golpes de sorte, oportunismo, sagacidade são alguns dos ingredientes que construíram uma dinastia secular.
"Por sorte, casamento e guerra, fez de uma dinastia mediana da Europa Central a primeira potência da Europa, a par da França. Sob o governo do seu sucessor ao trono imperial, Carlos V, neto de Maximiliano, os Habsburgos iriam ainda mais longe, tornando-se uma potência mundial."
Nem sempre ocorre em linha recta, mas o que nunca lhes falta é um herdeiro para ocupar o lugar e suceder ao imperador anterior. Bem pelo contrário, são tantos os candidatos em certas alturas que a guerra de sucessão é acesa. Não nos podemos esquecer que este império, ao longo dos séculos, conseguiu ocupar uma extensão de território tão vasta que se tornou missão impossível manter a unidade por muito tempo. O célebre Carlos V conseguiu, com dificuldade e muitas viagens, mantê-lo ligado mas, depois dele, foi-se desmembrando, embora tenham procurado que se mantivesse um Habsburgo a liderar, mesmo não sendo o mesmo.
Podes ler ainda a minha opinião sobre Carlota Joaquina e Leopoldina de Habsburgo
Como não podia deixar de ser numa família que atravessou nove séculos, produziu elementos brilhantes que conseguiram agigantar o valor da sua dinastia e que contribuíram para que alcançassem uma importância universal e que permanece inigualável. No entanto, como é óbvio, também saíram desta casta alguns elementos bem incompetentes e que puseram em risco o legado da família e a própria sobrevivência do império. Aliás, esses elementos contribuíram para as inúmeras crises por que passaram, mesmo durante conjunturas desfavoráveis, e conduziram ao seu final.
"Ao longo de mais de nove séculos, os Habsburgos produziram simplórios e visionários, aprendizes de feiticeiro e da maçonaria, fanáticos religiosos, governantes dedicados ao bem-estar do seu povo, patronos da arte e campeões da ciência, construtores de grandes palácios e igrejas."
Foi uma leitura fascinante, de um prazer imenso e que recomendo a todos, mesmo aos que acham que não gostam de História com H maiúsculo. Porque tem todos os ingredientes para quem gosta de bons livros, com boas histórias e bem escritos e tenho a certeza que vais adorar conhecer mais sobre uma família que influenciou o mundo, inclusive o mundo em que vivemos hoje. És capaz de ler um livro de História? Gostas do género?
Nao conhecia o livro, fiquei curiosa! Adoro livros de história :3
ResponderEliminarEste é mesmo espectacular! Dos melhores, dentro do género, que tenho lido :)
Eliminar