expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 20 de abril de 2021

#Livros - O Triunfo dos Porcos, de George Orwell


#Livros - O Triunfo dos Porcos, de George Orwell

Sinopse

Uma quinta é tomada pelos seus explorados e maltratados animais. Com um idealismo apaixonado, decidem criar um paraíso de progresso, justiça e igualdade. E assim se monta o cenário de uma das fábulas mais influentes de sempre: um conto de fadas angustiante para adultos, que regista a evolução da revolução contra a tirania para um totalitarismo igualmente terrível. 

Hoje é devastadoramente claro que onde e quando a liberdade é atacada, sob qualquer bandeira, a clareza cortante e a comédia indómita da obra-prima de George Orwell têm um significado e uma mensagem ainda ferozmente recentes. 

Opinião 

Agora que a obra de Orwell passou ao domínio público, foram lançadas inúmeras edições dos seus livros em Portugal o que só enriquece as nossas bibliotecas e estantes. Gentilmente, a Bertrand Editora enviou-me um exemplar de O Triunfo dos Porcos, a sua sátira mais famosa e que tantos debates suscitou ao longo do tempo. 

Tudo começa numa típica e tradicional quinta repleta de animais que viviam conformados com a sua vida e com as regras impostas pelos humanos. Cada um fazia o seu trabalho, sabendo que não tinha de se preocupar com mais nada no final do dia. Até que um porco respeitado por todos, no final da sua vida, lhes lança a semente da Liberdade e lhes apresenta um modelo onde eles podem ser livres gerindo a quinta sem precisarem de ser explorados pelos pérfidos humanos. 

Podes ler também a minha opinião sobre 1984

Após a morte desta figura, as sementes começam a germinar e chega o dia em que os animais se unem e expulsam os humanos, tomando conta da quinta. Os princípios dessa ideia, que haviam sido transmitidos pelo porco ancião, foram registados numa parede e deveriam servir para os guiar ao longo da jornada que agora começava. 

"O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é demasiado fraco para puxar o arado e não corre o bastante para caçar coelhos. Pois, apesar de tudo isto, é o senhor de todos os animais."

Os porcos, como animal mais inteligente da quinta, tinham o trabalho de pensar e organizar a forma como se trabalhava, mas as decisões eram sempre tomadas pela comunidade como um todo, que ouvia os argumentos das diferentes opiniões e no final votava na que desejava que ganhasse. Tudo parecia perfeito, mas a insatisfação é algo que se vai instalando e logo surgiu no seio dos novos gestores da quinta. 

Podes ler ainda a minha opinião sobre Vaca Sagrada

É por esta altura que coisas estranhas começam a acontecer e que as reviravoltas começam a suceder-se, culminando com um dos finais mais incríveis que já tive oportunidade de ler na vida. Não é à toa que tanta gente fala desta obra como uma obra-prima do século XX e a define como leitura obrigatória. As críticas políticas são deliciosas pela subtileza e, ao mesmo tempo, pela sua crueza. Além disso, nesta edição contamos ainda com um prefácio escrito por João Soares que partilha aspectos interessantes sobre o livro e sobre o autor. 

"George Orwell é enquanto escritor e no seu percurso pessoal uma personagem fascinante. Um homem de convicções, livre-pensador, inteligente, informado, corajoso, desprendido de interesses materiais e de vaidades. Um homem que modesta mas seguramente marcou o seu tempo, e também o nosso."

Pela minha parte, só posso recomendar esta leitura, que se faz de um fôlego e é possível ler num dia, tanto por ser curto como por ser tremendamente bem escrito. Já leste algum livro de George Orwell? Qual o teu favorito? 

Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo e estarás a ajudar, sem custos para ti, para a continuação deste espaço

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter