Depois de uma pausa para celebrar o 5.º Aniversário deste estaminé (vê o post para não perderes nenhum dos passatempos!), cá estamos de volta para mais uma semana de Desafio de Cinema. Ou seja, para encontrar filmes dos bons para ver e rever, vezes sem fim.
Na semana 36 deste Desafio, pedi a tua ajuda para descobrirmos juntos filmes Alternativos, algo que não está entre os meus conhecimentos. Portanto, a tua sugestão ainda é bem-vinda e estou mesmo a contar contigo!
Para hoje, temos um tema igualmente difícil e desafiante, mas que se encontra dentro da minha área de interesse, um filme Cultural. Não foi uma escolha óbvia ou que me tenha logo ocorrido, mal me deparei com o tema proposto. Tive de reflectir um pouco, para tentar encontrar algo que se encaixasse em condições.
Foi dessa forma que acabei por tropeçar num filme que vi num contexto pedagógico e que, na época, me perturbou de alguma forma. Refiro-me ao Goodbye, Lenin!, que nos retrata as diferenças entre as duas Alemanhas no seguimento da queda do muro de Berlim. É mesmo fascinante como se vivia de forma diferente e como o Comunismo ainda influenciava fortemente uma das partes.
Sem dúvida, que este lado da História é fascinante, por proximidade geográfica e temporal e este tipo de filme ajuda a que seja mais fácil visualizar uma época, por vezes, difícil de imaginar. É um filme muito interessante, sob todos os pontos de vista, e que certamente te irá entreter e questionar imensas coisas.
Já conhecias este filme? Qual a tua opinião sobre ele?
Sinopse
O seu coração está tão fraco que o menor choque pode levá-la à morte. E afinal, o que poderá ser mais dramático do que a queda do muro e o triunfo do capitalismo sobre o seu país? Para salvar a mãe, Alex decide ocultar todos os factos políticos, e para isso transforma os 79 metros quadrados do seu apartamento numa colónia de recordações onde a mãe é levada a acreditar que nada mudou na sua ausência.
Acompanha o Desafio de Cinema - 52 Filmes em 52 Semanas e vê os próximos temas.
Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!