expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

sábado, 22 de agosto de 2015

A prova oral



 
 
Pretendo, em breve, vir aqui partilhar com vocês alguns dos projectos que mais despertaram a minha atenção durante o tal Seminário de Turismo Natureza. No entanto, primeiro achei por bem tecer alguns comentários às competências no que toca à oralidade dos intervenientes do mesmo.
 
Não me vou estender em considerações, afinal de contas, poucos são os que gostam verdadeiramente de fazer apresentações em público. Eu não sou, certamente, a excepção. Considero que esta é uma prova de fogo, pois só quem domina o tema de que vai falar e se preparou com afinco consegue ser bem sucedido. Aliás, tenho tido várias oportunidades de constatar isto que digo ao longo do curso que frequento actualmente e que já leva quase um ano feito. Muitas têm sido as apresentações que somos "obrigados" a fazer e consigo perceber em mim e nos colegas uma evolução positiva.
 
Mas voltando ao assunto do Seminário, posso dizer que vi apresentações miseráveis. Com PowerPoints maus, sem cumprir o mínimo de regras para esse formato; pessoas que se limitavam a ler a informação neles contidas, ou nas folhas que traziam; sem conseguir alimentar o interesse do público para o projecto que apresentavam. Pelo contrário, assisti a ideias interessantes e com bastante potencial, serem destruídos pela  apresentação que foi feita.
 
Tudo isto seria desculpável, se estivéssemos a falar de amadores, gente nova a começar nesta área. O que me espanta, efectivamente, é que estávamos perante profissionais do sector, alguns com muitos e longos anos de trabalho, que lhes deveria ter dado experiência para o que iam lá fazer.
 
Ficou a dúvida: incompetência ou falta de profissionalismo? 

1 comentário:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter