expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 28 de março de 2024

#Places - O Ramila

 

Uma tentadora imagem de um polvo fresco sendo preparado em uma panela no restaurante O Ramila, em Setúbal. Com sua textura macia e sabor inconfundível, o polvo é um dos pratos mais populares neste estabelecimento conhecido por sua excelência na culinária tradicional portuguesa. Uma verdadeira festa para os amantes de frutos do mar.

Localizado no coração de Setúbal, o restaurante O Ramila é uma viagem à culinária típica portuguesa, Com um ambiente acolhedor e familiar, o restaurante oferece aos seus clientes um cardápio variado, repleto de pratos tradicionais e deliciosos. Setúbal é uma cidade portuguesa conhecida pela sua cultura gastronómica rica e diversificada. Situada junto ao estuário do rio Sado, a região é famosa pelos seus pratos de peixe fresco, marisco e vinhos produzidos localmente. A gastronomia de Setúbal é marcada pela influência atlântica, com sabores intensos e genuínos que refletem a tradição e a história da cidade. Quanto ao O Ramila, encontramos pratos tradicionais e ingredientes frescos da região. 


Buy Me A Coffee

O espaço encontra-se no centro da cidade, numa das zonas mais bonitas da nova Setúbal, junto ao rio, numa rua repleta de outros restaurantes e comércio, traduzindo-se numa rua movimentada e cheia de vida. O ambiente do restaurante é acolhedor e charmoso, com uma iluminação suave que proporciona um momento agradável e relaxante para desfrutar duma refeição deliciosa. Na ementa, o grande destaque são os pratos típicos da região, como o choco frito, o bacalhau e diversos peixes na grelha. No entanto, também é possível encontrar opções interessantes de carne, como febras, bifes ou picanha. Pessoalmente, quando num restaurante com peixe fresco, dou prioridade a este tipo de prato. Estando em Setúbal, a escolha recaiu pelo clássico Choco Frito à Ramila, embora para a mesa também tenham vindo umas belas lulas grelhadas. 


Podes ler também a minha experiência na Tostaria do Bairro


Este é um prato que não tem muito como falhar, mas tenho de admitir que já comi melhor, mesmo fora da cidade de Setúbal. Ainda assim, estava saboroso, bem crocante e com uma textura perfeita. As lulas também estavam muito frescas e tenras, mas demasiado carregadas de cebola, ao ponto de não ser fácil descobrir o verdadeiro sabor da lula. A apresentação dos pratos é agradável, mas considero que podia ser melhor, com mais esmero e bom gosto. Para acompanhar os nossos pratos, foram pedidas sangrias tintas e brancas. Pareciam daquelas de pressão, com pouca fruta, embora a branca fosse muito melhor do que a tinta, talvez até por combinar melhor com os pratos que escolhemos para jantar. 


Foto de uma deliciosa travessa de choco frito acompanhada de batata cozida, servida no restaurante O Ramila, em Setúbal. Os pedaços de choco estão crocantes por fora e macios por dentro, acompanhados de batatas perfeitamente cozidas. Uma combinação irresistível de sabores e texturas que certamente irá surpreender e encantar os apreciadores da boa gastronomia local.

Agora, precisamos conversar sobre o atendimento. Os funcionários mostraram-se prestativos, atenciosos e simpáticos, mas percebia-se uma certa confusão no registo dos pedidos e uma demora elevada na chegada da comida à mesa. Depois dos pratos chegarem à mesa, nem sempre foi fácil chamar a atenção do empregado quando precisámos de pedir mais coisas ou esclarecer dúvidas sobre os pratos. Esta foi a primeira vez que visitei este restaurante e, como tal, não sei se é hábito isto acontecer ou se foi derivado a estarmos no mês de Dezembro, época dos jantares de Natal por excelência e de maior fluxo em todos os tascos deste país. Dado que estávamos em pleno Inverno, não foi possível desfrutar da esplanada nem da vista rio, o que poderá ser interessante fazer no Verão e explorar a carta dos petiscos que O Ramila disponibiliza. 


Podes ler ainda a minha experiência no De Pedra e Sal


A minha experiência no restaurante O Ramila não foi inesquecível, mas foi agradável e cumpriu o seu propósito. É verdade que não perderam a oportunidade de deixar uma primeira impressão memorável, mas não posso ignorar a qualidade e frescura dos produtos, a diversidade interessante da carta e a sua localização privilegiada, o que me deixa muita vontade de regressar no Verão para uma nova tentativa e para descobrir outros sabores e propostas. Tenho de ressaltar também outros pontos positivos, como as porções generosas que são servidas, tanto nas doses individuais quanto nas para dividir, e ainda a boa relação qualidade preço. Em suma, posso dizer que esta foi uma experiência positiva, ainda que tenha uma grande margem para ser melhor no futuro. Se procuras conhecer melhor a gastronomia de Setúbal, O Ramila pode ser uma excelente escolha, pela qualidade e sabor dos pratos e pela localização excelente. 


Agora é a tua vez de me contares se já conheces O Ramila e como foi a tua experiência neste restaurante. Qual o prato que recomendas? Que outros restaurantes em Setúbal consideras indispensáveis conhecer? Conta-me tudo nos comentários! 

2 comentários:

  1. Sou da zona mas nunca lá fui, não posso opinar. Mas sempre fiquei com a sensação que era bom, pelo que fui ouvindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo que sempre ouvi falar bem. Talvez por isso esperasse mais... Mas talvez lhe dê outra oportunidade noutra época sem ser a de Natal e corra tudo melhor.

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter