expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 19 de março de 2024

#Livros - O Segredo de Espinosa, de José Rodrigues dos Santos

 

A capa do livro "O Segredo de Espinosa" de José Rodrigues dos Santos, publicada pela Planeta Editora em edição de colecionador em capa dura, remete a um pergaminho antigo, trazendo uma atmosfera de mistério e sabedoria. No topo da capa, destaca-se a imagem de Bento de Espinosa, filósofo holandês do século XVII, seguido do título e nome do autor em letras pretas. Um lacre dourado esconde o possível segredo que está prestes a ser revelado ao leitor. A capa intrigante sugere que o livro envolve temas profundos e enigmas a serem desvendados ao longo da leitura.

Sinopse

Amesterdão, 1640. 

Um judeu é excomungado na Sinagoga Portuguesa por questionar as Sagradas Escrituras. Uma criança assiste a tudo. O pequeno Bento de Espinosa é considerado o maior prodígio da comunidade portuguesa de Amesterdão, mas o episódio planta nele a semente da dúvida: E se a Bíblia estiver mesmo errada? A suspeita irá lançar Bento na maior busca intelectual de sempre. Quem realmente escreveu os textos sagrados? Qual é a verdade sobre Deus? O que é afinal a natureza? Mas esta é uma busca proibida e depressa o jovem judeu português descobre que terá de pagar um preço terrível pelas suas perguntas. Os rabinos judeus e os pregadores cristãos perseguem-no e acusam-no do pior dos crimes: Heresia. 

O Segredo de Espinosa é uma aventura extraordinária, onde acompanhamos a vida de Bento de Espinosa, o maior filósofo português, e a sua busca proibida e perigosa por respostas. E se a Bíblia estiver mesmo errada? O que é a natureza? Quem escreveu os textos sagrados? Estas respostas têm um preço elevado. Acusado de heresia, expulso da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão, Bento de Espinosa é perseguido até ao fim dos seus dias. 

Novo romance de José Rodrigues dos Santos, o escritor favorito dos portugueses. Inspirando-se na vida de Bento de Espinosa, considerado o maior filósofo português de sempre, e o inventor do mundo moderno. Uma aventura épica em busca de um segredo... 


Buy Me A Coffee

Opinião 

José Rodrigues é um famoso jornalista e um controverso escritor, devido aos críticos ao seu estilo literário e aos desconfiados da sua capacidade de escrever tantos e tão volumosos livros anualmente. O que é incontestável é a sua trajetória consolidada na área das comunicações, e os inúmeros livros que publicou que abordam sempre temas variados, desde política, até ciência e História. Com a sua escrita envolvente e repleta de detalhes, o autor tem conquistado os seus leitores ao misturar factos reais com ficção, criando tramas instigantes e cheias de reviravoltas. Também me parece inegável o seu reconhecimento internacional, com os seus livros traduzidos para mais duma dezena de idiomas, alcançando grande sucesso de vendas em vários países. 


O Segredo de Espinosa é o mais recente livro do autor, lançado em 2023, e que consegui comprar, pela primeira vez, na edição de colecionador. A trama mistura elementos de História e Filosofia, transportando o leitor para uma viagem pela vida do filósofo judeu Bento de Espinosa, no século XVII. A importância literária deste livro reside na habilidade do autor em misturar ficção e realidade histórica de forma envolvente, além de abordar de maneira inteligente questões filosóficas e existenciais que continuam a ser relevantes nos dias de hoje. Com uma narrativa fluída e bem construída, a obra encanta e desafia o leitor a refletir sobre temas como liberdade, religião e poder, mostrando algumas das ideias fundadoras do pensamento moderno. 


Podes ler também a minha opinião sobre A Mulher do Dragão Vermelho


Começo por dizer que sabia muito pouco sobre este filósofo antes desta leitura. Tinha uma vaga noção que existia uma ligação com Portugal, embora nunca a tenha explorado, portanto, estava longe de imaginar de onde ela vinha, pois não é de nascimento que estamos a falar. O judeu Baruch de Espinosa, nasceu em Amesterdão, mas era filho de marranos, judeus que fingiram se converter, que nasceram e viveram em Portugal, até perceber que existia um lugar no mundo onde poderiam ser livres de assumir a sua religião e viver de acordo com ela sem por causa disso serem perseguidos. É assim que o casal de instala nos Países Baixos e os filhos nascem e crescem, sempre em torno da comunidade portuguesa, que engloba os judeus de Portugal e de Espanha, considerados superiores aos restantes. Nessa comunidade, o português é a língua utilizada para falar, o castelhano para escrever, e o holandês é um mistério para uma grande maioria, que tem pouca necessidade de conviver e conversar com os nativos. 


"Entre os yehidim, contudo, a maioria não via contradição nenhuma entre o amor a Portugal e o ódio ao catolicismo. Uma coisa era a pátria, que amavam incondicionalmente e pela qual suspiravam amiúde, outra completamente diferente a maldita Inquisição que os forçara a abandonar a sua terra adorada." 


Tudo começa com um Espinosa integrado na comunidade judaica portuguesa, já revelando o seu brilhantismo intelectual que chama a atenção do rabino e o coloca a estudar, colocado perante dúvidas polémicas que entende serem perigosas, mas que procura perceber e desvendar, ainda que discretamente. Com o seu crescimento, aumenta a sua fome de saber e os seus estudos são cada vez mais profundos e complexos, baseando-se na procura pela verdadeira compreensão das Sagradas Escrituras, deixando para trás os dogmas religiosos. É um caminho perigoso e que o coloca em colisão com os judeus da sua comunidade que acabam por expulsá-lo. Encontra abrigo na casa e na escola do seu professor de Latim, que lhe havia apresentado alguns dos pensadores mais reformistas da época, como Decartes e Hobbes, e que lhe permite continuar o seu caminho enquanto pensador e a construir com bases sólidas as suas teorias, impossíveis de publicar impunemente. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre O Jardim dos Animais com Alma


É fascinante perceber a compreensão que Espinosa ganhou sobre a ciência, sobre a religião, sobre a natureza e até sobre a essência de Deus. José Rodrigues dos Santos indica que os diálogos do filósofo no livro foram criados a partir do que deixou escrito nos seus livros polémicos, que foi a melhor forma que encontrou para transmitir as suas ideias fundadoras. Com estas reflexões, somos conduzidos por questões relacionadas com ética, liberdade, religião e com a busca pela verdade. Assim, mergulhamos em discussões filosóficas fascinantes, que tornam esta leitura enriquecedora e que permite o entendimento de assuntos complexos e, normalmente, difíceis de entender verdadeiramente. É um livro que explora profundamente a relação entre ciência, religião e ética, considerados os três pilares da existência humana. Sem esquecer os inúmeros elementos históricos que nos permitem compreender a época em que viveu Bento Espinosa, com um retrato do Portugal reprimido pela Inquisição, os Países Baixos abertos ao mundo e à diversidade, mas que acabaram por seguir um caminho de repressão com o regresso dos orangistas ao poder. 


"Se há coisa que os advogados da ignorância compreendem é que o seu poder depende da sua capacidade em dissuadir a turba de conhecer a verdade. Invocam a palavra de Deus para fazer passar as suas próprias ideias e usam a religião para obrigar os outros a pensar como eles, deformando as Escrituras para sustentar as suas teses." 


O livro é marcado por uma linguagem fluída e acessível, que facilita a compreensão das ideias complexas apresentadas ao longo da narrativa, que vão crescendo e evoluindo à medida que o pensamento do protagonista também cresce e evolui. José Rodrigues dos Santos utiliza uma escrita envolvente, repleta de detalhes históricos e filosóficos, que cativa o leitor e o faz mergulhar profundamente na trama. Mais uma vez, o autor demonstra uma incrível capacidade de prender a atenção dos leitores desde as primeiras páginas. A sua habilidade para criar personagens complexos, cenários detalhados e tramas intrincadas faz com que o leitor não consiga largar o livro. Seja qual for o tema, continuo a ler os livros deste autor português porque sei que irei sempre aprender alguma coisa nova, sem sequer dar conta ou que isso seja aborrecido ou entediante. 


Em suma, O Segredo de Espinosa é uma obra envolvente que mistura de forma magistral os elementos da ficção com a História. A narrativa fluída e bem estruturada, aliada à profundidade dos temas abordados, como a liberdade de pensamento e a tolerância religiosa, tornam esta leitura cativante e instigante. Assim, o autor transporta-nos para Amesterdão do século XVII, repleta de intrigas e disputas religiosas, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre questões atemporais. Este é o livro certo para todos que procuram uma leitura interessante e reflexiva, com História e Filosofia à mistura. No fundo, esta é uma história sobre um dos filósofos mais importantes de sempre e que nos leva a refletir sobre os limites da ciência, da religião e do conhecimento humano. Trata-se duma verdadeira viagem intelectual que desafia as convicções e convida à reflexão. 


Já leste o mais recente livro de José Rodrigues dos Santos? Conheces as ideias de Bento de Espinosa? O que achaste das suas conclusões polémicas e revolucionárias? Deixa o teu comentário abaixo para podermos conversar sobre O Segredo de Espinosa! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter