expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

#Séries - Santa Evita

 

A foto de capa do pôster da série Santa Evita, disponível na plataforma Disney +, apresenta um cenário misterioso e intrigante. Em segundo plano, temos o cadáver de Eva Perón, envolto em um halo de mistério e fascínio, transmitindo toda a aura icônica que ela carrega na história da Argentina. Ao redor do corpo, encontramos as figuras principais da série, cada uma representando seu papel significativo na trama.  Os personagens principais são habilmente incorporados ao quadro, delineando suas personalidades e envolvimentos na história. Além disso, eles parecem genuinamente cativados pela presença de Eva Perón, evocando um misto de adoração e reverência. É possível enxergar a determinação nos olhares focados, enquanto interpretam suas motivações e o impacto de Eva em suas vidas.  A composição da fotografia é espetacular, iluminando de forma dramática o corpo de Eva, provocando uma atmosfera sombria e enigmática. O uso de cores sutis evoca sentimentos complexos e profundos, além de destacar a importância histórica da personagem. Essa imagem emblemática captura o interesse do espectador, instigando a curiosidade e a necessidade de descobrir os segredos que cercam Eva Perón.  No geral, a foto de capa do pôster da série Santa Evita transmite visualmente a essência do enredo, expondo tanto a complexidade de Eva como indivíduo quanto o impacto de sua presença na vida dos personagens principais. É uma imagem intrigante e cativante que desperta a fascinação do público, prometendo uma narrativa envolvente repleta de suspense e irresistível história.

Sinopse 

Na série Santa Evita, acompanhamos parte da vida de María Eva Duarte de Perón, também conhecida como Evita, uma importante líder política da Argentina. Após a morte aos 33 anos de idade, o seu corpo foi embalsamado, ficou exposto à visitação por um período e chegou a ser roubado. Agora, eventos reais e ficção misturam-se para contar as histórias da vida da ex-primeira-dama argentina. A trama acompanha desde quando foi diagnosticada com a doença e começar a ficar debilitada pelos sintomas do cancro até à sua trágica morte. 

Mesmo contra os protestos de alguns dos seus familiares, o seu corpo passou pelo embalsamamento e transformou-se em motivo de controvérsia. Várias conspirações sobre o cadáver de Eva surgiram e foi descoberto que, além do corpo verdadeiro, outros três foram criados para servir a diferentes destinos, enfurecendo o seu marido, Juan Domingo Perón e outras pessoas da sua proximidade. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

A série Santa Evita é uma adaptação da obra homónima do renomado escritor argentino Tomás Eloy Martínez, que nem sabia que existia e que agora passou a constar no topo da minha lista de desejos. Composta por sete episódios, a trama é passada na Argentina dos anos 50, durante a ditadura militar, e conta a história da enigmática figura de Eva Perón, também conhecida como Evita. A série tem como temática principal o desvendar dos mistérios que cercam a morte e o desaparecimento do corpo de Evita, uma das personalidades mais importantes e controversas da história política argentina. Através duma narrativa intrigante e repleta de tensão, a série propõe uma reflexão sobre a memória colectiva do país, os mitos políticos e o culto ao poder, tornando-se uma obra rica em críticas e questionamentos sociais. 


A série apresenta uma vasta gama de personagens fascinantes, dando vida ao retrato da icónica primeira-dama argentina, Eva Péron, e das figuras que circulavam ao seu redor. Interpretada pela talentosa actriz Natalia Oreiro, Evita é retratada de forma complexa, transitando entre a idolatria do povo e os motivos obscuros da sua ascensão política. Outros personagens importantes incluem Juan Domingo Perón, o carismático líder político e marido de Evita, interpretado por Darío Grandinetti, e o Coronel Moori Koenig, vivido por Diego Peretti, um homem misterioso e enigmático que narra a sua própria investigação sobre a verdade por trás da morte de Evita. Santa Evita aborda não apenas a história da Argentina e o poder do peronismo, mas também questiona a construção de mitos e a natureza complexa da figura sedutora de Eva. 


Podes ler também a minha opinião sobre Madre Paula


A série está posicionada em dois períodos históricos da Argentina. O primeiro, durante a década de 1950, momento político em que as tensões entre peronistas e antiperonistas ganhavam cada vez mais força. A trama começa a desenrolar-se após a morte de Evita, mas os saltos temporais são fundamentais para melhor entender os acontecimentos, as personalidades das figuras e confere um ritmo viciante a cada episódio. O roteiro explora os momentos-chave da vida de Evita, desde a sua infância humilde até tornar-se na esposa do presidente Juan Perón e a primeira-dama do país. Ao longo dos sete episódios somos levados por uma jornada emocionante e cativante, enquanto conhecemos os desafios enfrentados por Evita ao lutar pelos direitos dos trabalhadores e os obstáculos políticos que enfrentou. De forma hábil, são entrelaçados eventos históricos e personagens reais, criando um enredo envolvente e dramático que mantém o espectador ansioso para descobrir o próximo capítulo de Santa Evita


Na foto, podemos ver os atores que interpretam Eva e Juan Perón em um momento íntimo e reservado, capturando a intensa relação entre o casal emblemático da história argentina. Com uma expressão cativante e adorável, a atriz que representa Eva Perón transmite a força e a determinação da icônica primeira-dama. Seu olhar revela um misto de paixão, carisma e ambição, características que a tornaram tão reverenciada pelo povo argentino. Ao seu lado, o ator que personifica Juan Perón demonstra uma postura elegante, transmitindo a imagem imponente do político controverso, com um olhar penetrante e cheio de segredos. A foto captura a cumplicidade entre o casal, revelando momentos de intimidade que foram essenciais para a construção de seu poder e influência na história do país.

A ambientação e direcção de arte da série Santa Evita são impecáveis. Desde os cenários até aos figurinos, tudo foi meticulosamente pensado e recriado para nos transportar à época em que a história se passa. Tudo foi escolhido de forma a trazer autenticidade e realismo à trama, e cada detalhe cénico está repleto de referências culturais e históricas da Argentina. Os figurinos também merecem destaque, pois ajudam a construir a identidade visual dos personagens, e ajudam a enquadrar melhor os saltos temporais entre passado e futuro, entre os anos de vida de Evita, o que aconteceu depois da sua morte e a parte que acontece durante os anos 70, quando a verdade sobre o que aconteceu ao cadáver desta mulher é procurada. É ainda retratado com primor os diferentes ambientes por onde a protagonista caminha, desde as mansões luxuosas até aos bairros mais pobres, proporcionando um rico panorama social da época. 


Podes ver ainda a minha opinião sobre Gambito da Dama


Através da série, podemos assistir à forma como foi explorado o mito em torno de Evita Perón. Ao longo dos episódios, somos apresentados à forma como tanto o governo argentino quanto o povo utilizaram a figura de Evita para alcançar os seus objectivos políticos. O seu carisma e popularidade foram habilmente aproveitados para criar uma imagem divina e intocável, transformando-a num símbolo de adoração nacional. No entanto, por trás dessa fachada está uma mulher complexa e contraditória, cujo legado e verdadeira natureza continuam até hoje a serem debatidos e reinterpretados. Tendo por base todas as barbaridades que foram feitas ao seu corpo depois da sua morte, a série consegue também explorar de forma profunda os diversos aspectos do mito de Evita Perón, desvendando as camadas por trás da idealização, mostrando a humanidade por trás da figura histórica e ainda o impacto desta mulher, viva ou morta, nas pessoas que com ela conviviam. 



Santa Evita cativa o espectador desde as primeiras cenas, principalmente pela actuação incrível de Natalia Oreiro no papel da icónica Eva Perón. A sua capacidade de transmitir as diversas facetas desta polémica e enigmática figura histórica é simplesmente impressionante. Além disso, a produção é impecável a retratar a Argentina dos anos 1940 e 1950, com cenários e figurinos que nos transportam directamente para aquele período conturbado da história do país. A trama envolvente e de ritmo acelerado mantém-nos vidrados, ansiosos por descobrir cada novo desdobramento na história da vida e da morte da primeira-dama mais famosa da Argentina. Os diálogos afiados, a banda sonora marcante e as actuações do restante elenco igualmente brilhantes são outros dos pontos altos desta série fascinante. Em suma, Santa Evita é uma daquelas produções que nos prendem do início ao fim e nos deixam sedentos por mais episódios. Pessoalmente, vi os sete episódios em dois dias e só lamentei não haver mais. 


Já viste Santa Evita? Sabias que é baseada num livro? Deixa a tua opinião sobre a série nos comentários e partilha as tuas considerações sobre a trama, personagens e performances! 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter