Sinopse
No século XVIII, em pleno reinado de D. João V de Portugal, viviam-se tempos de fausto na corte e de devassidão nos conventos. Paula é uma rapariga humilde. O pai, por razões financeiras, manda-a para o convento. Ela obedece, mas o seu destino não é dedicar a vida a Deus. D. João V tem um casamento infeliz e é no Convento de Odivelas que escolhe as suas amantes. Quando conhece Paula, apaixona-se perdidamente. No entanto, a rainha D. Maria Ana, o irmão do rei, o Infante D. Francisco, e outras freiras não admitem a existência de sentimentos profundos entre Sua Alteza e uma mera freira. O que une Paula e João é amor. O que os separa é um País inteiro.
Poder, sexo e amor numa história inspirada em factor reais. O amor entre Paula e D. João V crescerá entre os espinhos da própria relação e também dos seus opositores, mas será tão imenso que ficará marcado para sempre na História.
Opinião
Todos sabem que sou uma apaixonada por romances históricos e esta série é uma das mais interessantes realizadas em Portugal nos últimos tempos, contando com um elenco de luxo, cenários extraordinários e um figurino de tirar o fôlego. Isto já para não falar no enredo fascinante que envolve o amor entre um rei e uma freira, que tornou Odivelas afamada por ser a casa das amantes do monarca absoluto.
D. João V trata-se de um rei famoso por várias razões, como a construção do Convento de Mafra ou os carregamentos de ouro vindo do Brasil que chegaram aos nossos portos durante o seu reinado. O seu casamento parecia ser um mero negócio e as suas incursões pelo Convento de Odivelas eram conhecidas de todos, lugar onde escolhia as suas amantes entre as mais belas do seu reino.
Podes ver também a minha opinião sobre Os Tudors
Por seu turno, Paula era uma mulher simples, de origens humildes, que foi obrigada a professar no Convento onde a sua irmã já se encontrava devido à falta de recursos financeiros do seu pai para lhe prover o sustento. A sua beleza, contudo, foi o seu grande troféu, que lhe permitiu ascender e alcançar o coração do rei, enquanto que o seu temperamento o que lhe permitiu mantê-lo para si.
Esta série acompanha o mundo tumultuoso e repleto de intrigas da corte do nosso Rei-Sol e o ambiente hipócrita e pouco devoto que se vivia em Odivelas. É fascinante podermos ver a luta de ambos por este amor que incomodava tantos por não se revelar apenas mais uma aventura amorosa que se extingue rapidamente como as anteriores.
Podes ver ainda a minha opinião sobre Amar Depois de Amar
O trabalho dos actores é de excelência e o texto muito bem conseguido o que só me deixou com uma vontade imensa de pôr as mãos no livro, com o mesmo nome, que serviu de inspiração a esta série da RTP. É, inclusive, uma prova de que na História de Portugal existem também momentos dignos de um romance, como acontece com a monarquia inglesa ou francesa.
Quem aqui já viu Madre Paula? Já leste o livro? Qual deles é melhor? Conta-me tudo nos comentários!
Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!