expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

domingo, 28 de fevereiro de 2021

#Places - Xiripitti Adega Caffé

 

#Places - Xiripitti Adega Caffé

Em Fevereiro parece que só falámos de livros e isso até é normal dado que eles têm grande protagonismo tanto na minha vida como neste blog e em tempos de confinamento é uma das actividades que podemos (e devemos) fazer dentro de portas mais gratificante e que mais prazer pode dar. No entanto, a vida também é feita de outras coisas e a saudade que tenho dos meus lugares e de outros que fui descobrindo, dentro das limitações impostas pela pandemia, e dos quais ainda não te contei, fez-me ter vontade de lá regressar ainda que seja pelas memórias e pelas palavras que contigo partilho. 

Foi assim que me apeteceu falar-te de um espaço que conheci nas minhas férias de 2020, por terras de Santa Maria da Feira, e que me surpreendeu em vários aspectos. Primeiro pelo seu aspecto original e repleto de bom gosto na decoração do espaço, pelo atendimento simpático e divertido como se espera em qualquer bom espaço a norte de Portugal e, por fim, pelos pratos especiais, saborosos e com nomes invulgares que prometem despertar a curiosidade de qualquer pessoa. 

#Places - Xiripitti Adega Caffé | Entrada

Como podes ver logo pela entrada pitoresca, este é um espaço onde vais experimentar coisas diferentes e, mesmo quando são semelhantes a outras já existentes, o toque da casa está lá e é rapidamente encontrado. Falo-te do Xiripitti Adega Caffé que podes visitar em São Paio de Oleiros e que espero seja um dos sobreviventes da pandemia para que lá possa voltar ainda este ano nas férias. 

Podes descobrir ainda a minha opinião sobre O Fondue

Nessa minha visita de estreia comecei por pedir a sangria até porque tivemos de esperar por uma mesa, e nada melhor do que esperar sentada na esplanada acompanhada por uma amiga com quem temos de pôr a conversa em dia e regar a conversa com uma deliciosa sangria fresquinha. Não concordas? 

#Places - Xiripitti Adega Caffé | Sangria

Antes que comece para aqui falar da comida, pormenor de grande importância quando falamos num restaurante, não posso deixar de referir o estilo da decoração que povoa toda a sala de detalhes cheios de personalidade e até alguns bastante improváveis. O ambiente é acolhedor, quase como se estivéssemos em casa de familiares idosos que têm recordações de tempos idos em cada parede e que nos recebem como só a família sabe receber. 

#Places - Xiripitti Adega Caffé | Sala

Pois bem, agora que já falámos dos acessórios, que também têm a sua importância no conjunto da experiência, passemos à comida propriamente dita. E é aqui que a coisa começa a aquecer e de que maneira. A minha amiga já conhecia o conceito e então pediu um pouco de cada coisa para que eu pudesse experimentar um pouco de tudo e deliciar-me com os verdadeiros petiscos que por aqui se fazem. 

#Places - Xiripitti Adega Caffé | Asas de frango

As asas de frango são um ex-libris que parece que toda a gente pede quando lá vai ao Xiripitti e são deliciosas mesmo, ultrapassando aquelas que conhecemos das cadeias de fast-food que frequentamos. Em conjunto veio para a mesa a tosta com queijo, presunto e ovo que posso já dizer-te que é outra delícia! 

#Places - Xiripitti Adega Caffé | Lambidela

Tostas quentinhas com uma manteiga de alho e presunto e com um nome extraordinário: Lambidela. Estás a perceber do que te falava? Como resistir a pratos com nomes como este? Eu não consigo até porque além de nomes peculiares, estamos perante petiscos que podem ser consumidos como tal ou ser combinados para uma refeição mais completa como a que fiz nessa noite. 

#Places - Xiripitti Adega Caffé | Batatas fritas

Essas mini-tostas são espectaculares mas as batatas fritas com molho de francesinha e queijo derretido ganharam o meu coração e só de agora me lembrar delas já fico com água na boca, minha gente. Aliás, quanto mais escrevo sobre este espaço e sobre as delícias que por lá experimentei mais vontade tenho de lá voltar e sem demora. 

#Places - Xiripitti Adega Caffé | Francesinha

E depois de tanto petisco, quando a barriga já estava lotada, ainda tivemos de experimentar a própria da francesinha. Mas é que não podia mesmo faltar, depois de tanta coisa boa e com esforço e arrumando o espaço para qualquer sobremesa, lá tratei de aviar a minha parte e não defraudou, ainda que não seja a melhor do mundo que te apresentei aqui. 

Podes ver ainda a minha opinião sobre a Pizzeria Casa Mia

Deste modo, ficas a conhecer mais um espaço especial que te irá proporcionar momentos que vais querer partilhar com os teus amigos, não só pelo espaço, como pelo atendimento mas, sobretudo, pela comida que te vão colocar na mesa. Vai uma aposta? Quem aqui já conhece o Xiripitti? Aconselhas? 

2 comentários:

  1. Wooow que bom aspecto!! Não conhecia esse restaurante!
    Beijinhosss

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma verdadeira delícia, escondida nos recantos de Santa Maria da Feira.
      Se tiveres oportunidade quando isto tudo passar, não deixes de visitar ;)
      Beijinhos*

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter