expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

#Livros - As Grandes Cartas de Amor

 

#Livros - As Grandes Cartas de Amor

Sinopse

A melhor prova de quanto nos podemos amar está nas cartas. Cartas de amor escreveram-nas reis e escravos, romancistas e comerciantes. Até ditadores. Este livro reúne 51 cartas comoventes, eufóricas, apaixonadas e sofridas. Foram escritas por grandes figuras, de Virginia Woolf a Beethoven, de Napoleão a Karl Marx. 

Estas cartas ensinam-nos a amar. Dão-nos lições de dignidade, de paixão, de amorosa resignação. Ensinam-nos os caminhos da alegria, do desejo e da perda. 

Às grandes figuras da História juntam-se figuras da nossa História recente. Primeiro, as cartas que Maria Barroso escreveu a Mário Soares, nos anos da ditadura de Salazar, cartas ditadas pela separação que a prisão e o exílio forçaram. A seguir, cartas de amor de António José Saraiva, escritor e historiador. 

A fechar, a escritora Rita Ferro e o jornalista Fernando Correia escrevem cartas ao Amor Eterno, a esse amor perene que enche a nossa vida de esperança. 

Opinião

Como todos os livros da Guerra e Paz, este livro é lindo de morrer, com um bom gosto invulgar nos dias que correm e que revelam o que de diferente tem esta Editora em relação a muitas outras. A qualidade do papel utilizado, a fonte e a cor do papel confortável para a leitura e os acabamentos ilustrados tornam este livro uma verdadeira obra de arte. 

A proposta é fascinante e permite-nos revisitar alguns personagens mais icónicos da História Mundial, de diferentes áreas, desde a Literatura, à Ciência, passando pela Música e tantas outras improváveis figuras, que ficamos a conhecer através das epístolas que trocaram e que revelam diferentes formas de amar e de viver os amores possíveis e impossíveis. 

Podes ler também a minha opinião sobre Romeu e Julieta

O livro divide-se em vários tipos de cartas, começando pelas portuguesas, referidas na sinopse, seguindo-se categorias como A Primeira Carta, Cartas de Cortejar, Cartas de Amor Platónico ou Cartas de Ruptura, isto apenas para dar alguns exemplos do que poderás aqui encontrar. Para cada tema, existem várias cartas, algumas famosas outras mais obscuras, mas todas muito especiais. 

"Como se o nosso passado não nos bastasse, ainda ruminamos o de toda a humanidade e deleitamo-nos nesta voluptuosa amargura. Que importa, afinal, se apenas aí conseguimos viver, se apenas nisso podemos pensar sem desprezo e sem pena." 
Por Gustave Flaubert para Louise Colet

É um prazer e um deleite encontrar nomes que conhecemos dos livros de História, como Henrique VIII ou Napoleão Bonaparte, e ler as suas palavras de amor para com as suas amadas e, desse modo, ficar com a sensação que estamos mais perto dos homens e mais longe da figura histórica que ficou plasmada no tempo e na memória dos povos. 

Podes ler ainda a minha opinião sobre O Monte dos Vendavais

Alguns serão figuras famosas até pelos seus amores e apenas surpreendem pela beleza das suas palavras ou pela patetice que toca a todos aqueles que se apaixonam, nem que seja uma vez na vida. Em suma, neste livro somos presenteados com uma ode ao amor, tenha sido ele vivido e realizado, platónico, rejeitado ou apenas uma lembrança de tempos idos. O sentimento é o verdadeiro protagonista e os autores das cartas meras ferramentas para nos elevar e entender o real poder que o amor pode ter na vida de alguém. 

"Estavam lá as minhas entranhas, o meu sangue, estava lá a minha vida e o meu pensamento destes últimos seis meses, era a marca de ti em mim, o rasto deixado pela tua existência na minha."
Por Victor Hugo para Juliette Drouet

Apesar de, por vezes, ter a sensação que estava a invadir a intimidade das pessoas, não posso deixar de recomendar este livro a todos os apaixonados, a todos os amantes, a todos os que encaram o amor como o sentimento mais sublime e essencial à vida. É um livro para românticos, mesmo os que não são lamechas. Já estás convencida que este livro é para ti ou ainda precisas de mais argumentos? 

Podes encomendar o teu exemplar utilizando os links abaixo e contribuir para as futuras leituras deste blog


2 comentários:

  1. Adoro este tipo de livro, este vai já para a minha lista de TBR.
    Obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter