expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

sábado, 21 de outubro de 2017

#Livros - O Mapa de Vidro, de Lisa T. Bergren



Sinopse
Ano do Nosso Senhor de 1340

Um segredo, com mais de quinhentos anos de existência, foi agora revelado. Uma carta ilustrada, muito tempo escondida pela Igreja, na qual se profetiza uma irmandade de homens e mulheres possuidores de poderosos dons espirituais, serve de catalisador para uma profunda guerra da qual surgirá uma nova idade das Luzes... ou uma escuridão como o mundo nunca viu. Enquanto os Dotados se reúnem e ganham força, descobrindo também novas pistas sobre o caminho que Deus lhes traçou, cresce igualmente, nos seus inimigos, o desejo de os controlar. 

Observando-os à distância, em Veneza, está o Cardeal Boeri, determinado a servir-se dos poderes sagrados dos Dotados para assegurar a sua posição na hierarquia da Igreja. O doge e duque de Veneza, tem as suas próprias razões para querer assumir o poder. Porém, a ameaça maior é o diabólico Abramo Amidei, decidido a trazer a curandeira Daria d'Angelo, ao seu redil ou, caso não o consiga, a destruí-la. Amidei está decidido a desfazer o sólido tecido de fé da curandeira, atacando as fraquezas daqueles que Daria ama, pois sabe que, juntos, os Dotados são inegavelmente fortes, cada vez mais fortes. Porém, se os conseguir dividir, os Dotados - e depois o mundo - serão seus. 

Opinião
Eu sei que esta série não se encontra à venda, infelizmente, e nem sei muito bem porquê, só que não resisto a partilhar contigo a minha humilde opinião. Mais não seja pela trabalheira que me deu, concluir a leitura. Não por falta de qualidade do enredo, mas pelo difícil que foi reunir os três volumes que compõem a história dos Dotados.

Quando aqui falei sobre A Carta Proibida, andava em busca deste livro que hoje partilho, O Mapa de Vidro, de uma forma quase desesperada. Devo dizer que não foi uma tarefa nada fácil, porque não se viam estas obras em lado nenhum e a que encontrei custava os olhos da cara, que é como quem diz, o mesmo preço do livro novo que não existe à venda.

Contudo, o que interessa é que encontrei o meu desejado livro e já sei tudo sobre os Dotados. A aventura parte para Veneza e instalam-se em força para encontrarem respostas e cumprirem o seu destino. Um conjunto de pessoas de fé só podia dar nas vistas numa cidade como Veneza. Os seus dons voltam a manifestar-se e os seus inimigos continuam a perseguição.

Aqui, começam as perdas e o ataque cada vez mais cerrado das forças negras que entendem o poder que estas pessoas têm quando unidas em torno do seu ideal. Portanto, as provações serão cada vez maiores, onde a nossa protagonista, além de perder pessoas amadas, irá conhecer o cativeiro e privar de forma mais próxima com o seu maior inimigo. Inimigo esse que a pretende conquistar para o lado das trevas e, só em caso de falhanço, a irá destruir.

O próprio mapa, que dá nome ao livro, é uma peça fascinante e que os coloca numa caça ao tesouro pelas Igrejas de Veneza, de forma hábil e inteligente. Quanto mais lia este livro, mais tinha a sensação do quanto seria interessante poder ver esta história contada numa tela de Cinema ou transformada numa série televisiva.

A história de amor que vimos despontar no primeiro livro, sem querer desvendar nenhum mistério ou estar aqui a fazer spoilers, continua em banho-maria. Consegui sentir que o encantamento entre um e outro foi aumentando, especialmente após a distância física temporária, mas ainda não foi desta que se declararam. Quer dizer, isto partindo do princípio de que isso irá acontecer.

Volto a recomendar que leias esta trilogia e que alguma editora volte a publicar para que possa chegar às pessoas que, como eu, só agora descobriram a existência deste enredo. Conhecias os Dotados? O que ficaste a pensar deste livro? 

"Vincenzo, meu amigo mais antigo, meu inimigo mais recente. Eras como um irmão para o meu pai, como um tio para mim. Agora és o meu traidor, em todos os sentidos da palavra. Protector, receio bem que nunca o voltes a ser."

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter