expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 11 de abril de 2024

#Places - Oceanário de Lisboa

 

A beleza do fundo do oceano capturada em uma única imagem: corais coloridos e peixes exóticos nadando em perfeita harmonia. Uma cena encantadora que reflete a magia e a diversidade do mundo marinho presente no Oceanário de Lisboa.

O Oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários da Europa e um dos principais pontos turísticos da capital portuguesa. Inaugurado em 1998, com o nome de Pavilhão dos Oceanos, durante a Expo 98, o Oceanário possui uma arquitectura moderna e inovadora, projetada para simular o fundo do oceano. Com mais de 8 mil animais marinhos de 500 espécies diferentes, o Oceanário de Lisboa desempenha um papel fundamental na conservação e educação ambiental, sendo um importante centro de pesquisa e preservação da vida marinha. A sua principal missão é sensibilizar os visitantes para a importância da preservação dos oceanos e da biodiversidade marinha, através de exposições educativas e actividades interactivas. Tendo em consideração a posição estratégica de Portugal, com uma área de influência marinha muito superior ao seu território e que é uma das maiores do mundo, sem esquecer a componente histórica, com a exploração que foi feita pelos portugueses ao longo dos séculos, faz todo o sentido que seja aqui que esteja este lugar mágico e educativo, tanto para crianças quanto adultos. 


Buy Me A Coffee

Entretanto, no Verão passado, a visita duma amiga que vive no estrangeiro foi a desculpa perfeita para organizar uma visita a este lugar tão especial. Quando chegamos ao Parque das Nações, somos recebidos por uma imponente construção de vidro que se destaca na paisagem da região. Logo na entrada, pude perceber a animação e a agitação de turistas e famílias que aguardavam para comprar o seu bilhete e entrar no recinto. O ambiente ao redor é repleto de jardins bem cuidados e esculturas que remetem ao universo marinho, criando uma atmosfera tranquila e convidativa. O som das fontes de água e o cheiro fresco do mar completam a experiência única de estar próximo dum dos maiores aquários da Europa. 


Podes ler também sobre a minha visita ao Restaurante Chiveve


Uma das principais características do Oceanário de Lisboa é a diversidade de ambientes marinhos que podemos encontrar ao longo da visita. Desde o Oceano Atlântico, passando pelo Oceano Índico até chegar ao Oceano Pacífico, cada um destes ambientes proporciona uma experiência única e fascinante. Com uma rica variedade de espécies e uma imersão completa em cada um destes habitats, é possível sentir-se verdadeiramente conectado com a vida marinha e compreender a importância da preservação dos ecossistemas marinhos. É verdadeiramente impressionante a variedade de espécies marinhas que podemos encontrar no Oceanário e a recriação dos seus habitats que permitem ao visitante sentir que se encontra fisicamente nos diferentes oceanos do nosso planeta. 


Montagem de fotos do exterior de um dos aquários do Oceanário de Lisboa, onde se destacam alguns pinguins brincalhões e peixes coloridos nadando graciosamente. O cenário mostra a beleza e diversidade da vida marinha presente no aquário, proporcionando uma experiência encantadora e envolvente aos visitantes. As cores vibrantes dos peixes contrastam com a elegância dos pinguins, criando uma atmosfera mágica e memorável. Uma visita imperdível para os amantes da natureza e da vida marinha.

Desde os peixes coloridos do recife de coral até aos vários tubarões majestosos, cada ambiente é rico em vida marinha única e fascinante. Somos ainda sensibilizados para as ameaças que enfrentam, como a poluição, a pesca predatória e as mudanças climáticas, e fica evidente que é fundamental garantir a sobrevivência destas espécies e a manutenção do equilíbrio dos mares. Ao longo da visita, também conseguimos entender melhor o papel crucial do Oceanário de Lisboa na educação ambiental e na sensibilização do público para a conservação marinha, alimentando uma vontade de contribuir para essa causa em cada um de nós. 


Podes ler ainda 5 Dicas para fazer férias sem estourar o orçamento


Durante esta última visita ao Oceanário, tive oportunidade de refletir sobre a importância da preservação dos oceanos e da vida marinha. Fiquei impressionada ao ver de perto a diversidade de espécies marinhas e a beleza dos ecossistemas submarinos, sem esquecer toda a informação sobre a relevância dessas espécies em termos ambientais que encontramos nos expositores interiores, que permitem ver o fundo do oceano recriado neste espaço. É crucial que tomemos medidas urgentes para proteger os oceanos, pois são fundamentais para a vida na Terra. Como seres humanos, temos o dever de agir de forma responsável e sustentável para garantir que as futuras gerações possam desfrutar da riqueza dos oceanos. A visita ao Oceanário é uma forma poderosa de recordar a importância de cuidarmos do nosso planeta e de todas as formas de vida que nele habitam. 


Nesta montagem de fotos, podemos ver o exterior de um dos aquários do Oceanário de Lisboa, com uma bela cascata que proporciona um ambiente sereno e natural. No interior do aquário, podemos apreciar alguns peixes coloridos nadando graciosamente, criando um espetáculo visual fascinante. A beleza e a diversidade da vida marinha presentes no Oceanário são verdadeiramente deslumbrantes e inspiradoras. Este lugar é sem dúvida um destino imperdível para quem deseja se encantar com a magia dos oceanos.

A beleza e tranquilidade proporcionadas pela contemplação dos aquários foram, sem dúvida, um dos pontos altos da minha visita. O design dos aquários, com iluminação suave e paisagismo cuidadosamente elaborado, contribuem para esta sensação de paz e admiração diante da vida marinha. Foi um momento de conexão profunda com a natureza e de grande encantamento, mesmo nos lugares onde havia uma grande concentração de pessoas. Tendo em consideração toda a experiência vivida durante a visita ao Oceanário de Lisboa, é possível afirmar que se trata dum passeio imperdível para quem está na capital portuguesa. A diversidade de espécies marinhas presentes, aliada à organização e limpeza das instalações, fazem com que a visita seja extremamente enriquecedora e prazerosa. Em suma, recomendo fortemente a visita ao Oceanário para todas as idades, pois garante momentos de aprendizagem, diversão e reflexão sobre a importância da conservação da vida nos oceanos. No entanto, se tens crianças em casa, esta é uma paragem obrigatória, pois proporciona um programa didático e um momento de partilha entre gerações que tem tudo para se tornar inesquecível. 


Agora, quero saber a tua opinião sobre este lugar mágico! Já foste ao Oceanário? Qual a tua parte favorita da visita? Gostavas de voltar a repetir a experiência? Conta-me tudo nos comentários e partilha a tua experiência! 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter