Sinopse
Marco Gouveia é um dos nomes mais relevantes do Marketing Digital em Portugal.
Num mundo digital em constante crescimento, não basta ter um website e contas nas redes sociais para atrair clientes e seguidores. É cada vez mais importante ter uma forte presença online para se conseguir afirmar e ser uma referência.
Em Marketing Digital - o Guia Completo, Marco Gouveia reúne os conhecimentos adquiridos ao longo de quase duas décadas de experiência nas mais variadas áreas de negócio, oferecendo-lhes ferramentas fundamentais para aumentar a notoriedade e melhorar os resultados.
Neste manual prático vai aprender tudo o que precisa sobre Marketing Digital:
- Definição de público-alvo e personas
- Criação de landing pages e websites em WordPress
- Marketing de conteúdo
- Social media marketing
- SEO (incluindo YouTube SEO)
- SEA (incluindo Google Shopping)
- Digital advertising
- Email marketing e Marketing automation
- Marketing de influência
- Web analytics (incluindo Google Tag Manager e Data Studio)
Aprenda de forma simples e eficaz todas as competências digitais necessárias para criar uma estratégia online de sucesso.
Este livro reforça claramente o seu estatuto de referência incontornável do Marketing Digital e é um manual obrigatório para quem hoje em dia procura conhecer de forma mais rigorosa e detalhada es universo digital. Pedro Caramez - Especialista em LinkedIn
Opinião
Todos sabem o quanto me interesso pelos temas relacionados com Marketing Digital e como considero que é um assunto que é incontornável para quem tem projectos no digital, que é só palco do futuro de quem procura o sucesso para a sua vida, consciente de que os modelos tradicionais estão datados e não acompanham os desejos de liberdade financeira, geográfica e temporal. Ainda não mergulhei a fundo neste caminho, mas é algo que procuro conhecer e descobrir mais para que possa agarrar as oportunidades quando o momento chegar, ou quando ganhar coragem e deixar de esperar pela hora certa de arriscar.
Tenho tido a oportunidade de ler vários livros sobre este assunto e o que o Marco Gouveia nos entrega é um verdadeiro guia completo, com todos os princípios básicos e até alguns que são explorados de forma mais complexa. Tudo começa com os conceitos base do Marketing Digital, como as definições, a comparação com o Marketing tradicional, as vantagens, as várias áreas dentro do Marketing Digital e estratégias. Sempre com uma linguagem acessível e fácil de compreender cada um dos termos ou técnicas apresentadas. É claramente um guia escrito para os leigos, ainda que possa ter interesse para quem já tem alguns conhecimentos na área. A comunicação é feita sempre partindo do princípio que o leitor não conhece o que será explicado, e isso faz com que seja muito fácil entender tudo.
Podes ler também a minha opinião sobre Influencia!
Em seguida, são explorados os conceitos de Landing Pages, onde ficamos a saber o que é, para que serve, como criar uma, com dicas para criar uma eficaz e ainda optimizar. Além disso, temos um grande enfoque no Wordpress, plataforma com muitas possibilidades de construção e de uso, sendo recomendado como o ideal para criar o nosso site, seja qual for o propósito, e onde podemos incluir uma loja online também. No terceiro capítulo, o autor debruça-se sobre Social Media Marketing, com identificação das tendências, das vantagens e as métricas que importam acompanhar. Fala-se de estratégia e também das redes sociais mais importantes, como Facebook, Twitter, Instagram ou Youtube.
Vais encontrar também capítulos inteiros dedicados ao Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO), aspectos essenciais para quem quer ser encontrado no mar que existe na Internet, com sites sobre tudo e mais alguma coisa. Um dos maiores capítulos, mais detalhados e, devido à minha ignorância total, que considerei mais complicado foi o dedicado aos Google Ads. A verdade é que, fazendo uso deste guia completo, é possível configurares sozinho qualquer campanha de anúncios. As imagens ilustrativas do que é explicado, que pontuam todo o livro, são particularmente úteis neste capítulo, pois permitem compreender ainda melhor o que é explicado e pretendido para cada acção.
Podes ler ainda a minha opinião sobre Marketing Digital na Prática
Outros temas que vais encontrar neste guia são o Email Marketing, que está longe de estar morto como muitos anunciam; o Marketing Automation e o Marketing de Influência. Muito importante é também o capítulo dedicado ao Web Analytics, com várias informações essenciais para analisar as métricas mais relevantes para os nossos objectivos e algumas das ferramentas gratuitas para esse fim que a Google nos fornece e que devemos considerar para uma boa estratégia de Marketing. No final, ainda é possível encontrar um capítulo dedicado aos Anexos, com Ferramentas, um Glossário - muito útil para que possas encontrar algum termo que sintas que esteja pouco claro - e as inevitáveis Referências Bibliográficas, que podem servir para encontrar outras obras para continuar a explorar este universo imenso.
Acredito que possa assustar por se tratar de um livro puramente técnico, mas a sua utilidade e pertinência é inegável, além de poder ser compreendido por toda a gente, e ser uma excelente ferramenta para quem está a dar os primeiros passos neste universo e quer ganhar alguma autonomia. Para quem quer começar a trabalhar na área, para quem tem projectos no digital e quer melhorar os seus resultados, para quem tem curiosidade sobre estes temas tão importantes nos dias que correm, seja qual for a tua área profissional. Em suma, o título - o Guia Completo - faz justiça ao seu conteúdo. Conheces o trabalho do Marco Gouveia? E o seu livro? Gostas deste tipo de livros mais técnicos? Conta-me tudo nos comentários e vamos conversar!
Olá, Inês! Espero que esteja tudo bem por aí. Grato pelo teu feedback :)
ResponderEliminarEu é que agradeço a visita e o simpático comentário! ;)
Eliminar