expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Balanço de 2022 & Resoluções para 2023

 

Balanço de 2022 & Resoluções para 2023

Como sempre acontece, tenho a sensação de que 2022 passou num ápice, num piscar de olhos, sem que tenha feito nada de relevante. Depois de alguma análise e ponderação, penso que todos percebemos que não foi bem isso, mas dessa primeira sensação não consigo fugir. É por isso que procuro deixar registadas algumas resoluções para o ano seguinte, que me permitem analisar mais criticamente e fazer um balanço mais realista. É uma tradição longa aqui deste espaço, que volto a realizar neste final de 2022 e que me proponho a desejar para 2023. No ano passado foi assim, e é com base nessas resoluções que farei o balanço agora e decidirei também quais as resoluções do próximo. Vamos a isto? 


Balanço de 2022


1. Pessoal

Como muito bem previ, ainda não foi em 2022 que viajei como pretendo e sonho. Ainda assim, cumpriu-se a parte de conhecer lugares novos e incríveis, restaurantes excelentes e rodear-me de pessoas que valham a pena. São as minhas pessoas, as de sempre, que estão sempre lá, mas claramente que são suficientes para me aquecer o coração. 

Quanto às leituras, não contei o número de livros lidos, mas estou muito contente com o meu ritmo de leitura tendo em conta a carga de trabalho e o escasso tempo livre que sempre tenho. De filmes e séries o balanço também é positivo, bem como se concretizou o regresso às salas de Cinema com muito sucesso e com filmes excelentes. A formação digital foi positiva, mas ainda acho que consigo fazer melhor, dedicar mais tempo e atenção a essas temáticas que são essenciais para o futuro. 


2. Finanças

As poupanças estão felizes, embora não tão recheadas como poderiam estar. Isto porque neste Verão investi alguma dessas poupanças em novas janelas para a minha casa no Norte, o que permitirá uma maior eficiência energética. Essa é uma preocupação crescente na minha vida, pois está a ficar claro que em Portugal as nossas casas não estão preparadas nem para o Verão e ainda menos para o Inverno. 

Os meus rendimentos, fruto do trabalho que paga as contas, não diminuíram, mas por causa desta inflação maluca, quer-me parecer que todos perdemos poder de compra e que ainda estamos longe de andar para trás neste caminho tortuoso. Felizmente e até ao momento, não senti um grande impacto na minha qualidade de vida, mas isto porque tenho tido algum cuidado e ponderação na hora de ir às compras. 


3. Blog

No que diz respeito aos projectos para este blog foi um caos completo e quer-me parecer que, tirando os eventuais conhecimentos que ganhei nas formações online, não consegui concretizar nenhum dos planos que tinha no início de 2022. Nada de nova imagem, nem migração de plataforma com domínio próprio e ainda menos a monetização. Só posso lamentar e tentar fazer melhor. 

Já no que toca à consistência, consegui cumprir e superar, com esforço e dedicação, tanto que as publicações de 2022 foram mais do que as de 2021. Significa isso que o meu método para me organizar resultou e deve ser algo a levar para 2023. Os temas foram os que planeei e que espero terem ido ao encontro das tuas expectativas também. O que nunca falha nem passa de moda é o prazer que sinto ao escrever sobre os temas que me apaixonam. 


Resoluções para 2023


1. Pessoal

Para 2023 peço pouco: amizades fortes, momentos inesquecíveis, lugares únicos e muita saúde para todos os meus para podermos desfrutar deste novo ano. Mais do que objectos físicos, o que importa são as nossas pessoas, os momentos que partilhamos e que vivemos em conjunto, as experiências que nos marcam e ficam conosco para o resto da vida. Isso não invalida que sejam bem vindos os desejos de consumo, mas fica claro que isso não será o mais importante. O meu foco em 2023 quero que esteja na saúde e na educação. O futuro é sempre incerto, e os tempos que se avizinham não serão fáceis, mas quero acreditar que essas áreas serão importantes para que esse futuro seja um pouco melhor. 

Quanto ao lazer, espero continuar a ler grandes livros, comprar menos se tal for possível, diminuir consideravelmente a pilha de livros por ler, e desfazer-me de todos os que não pretendo voltar a ler ou não faço questão de manter na minha estante, até para ter espaço para todos os que ainda me faltam. Gostaria também de ter mais tempo para ver os filmes e as séries que tenho pendentes e ainda consumir todas as horas de formação online que tenho por concluir. Tendo em conta que trabalho a tempo inteiro, sei que precisava que os dias tivessem 48 horas para poder fazer tudo isto e ainda conseguir dormir devidamente. 

Gostava também de continuar a ser presença nas salas de Cinema com alguma assiduidade, esperando que os lançamentos de 2023 valham a pena ser vistos num ecrã gigante. Tenho ainda alguma vontade de voltar a ver um concerto ao vivo, talvez um Festival com um cartaz de artistas interessante, mas ainda é apenas um desejo. 


2. Finanças

A crise está aí ao virar da esquina e, como tal, a atenção que devemos dar às nossas finanças é determinante para conseguirmos ultrapassar essa fase negativa. No meu emprego que paga as contas, não prevejo que exista uma diminuição de vencimento, mas estamos numa fase crítica e penso que este ano de 2023 deve servir para preparar os próximos. Sem contar, que a própria inflação está a ir-nos ao bolso e a diminuir o nosso poder de compra. Pretendo fazer compras de forma consciente, sem grandes excessos, que me permitam poupar o que preciso para alimentar o imprescindível Fundo de Emergência, poupar para a viagem de sonho que farei algures no tempo, e ainda gostaria de fazer alguns investimentos em casa. Gostaria de comprar o Ar Condicionado para a minha casa a Sul e colocar os estores novos - que irão potenciar as janelas novas - na casa a Norte. 

Um dos segredos comprovados da liberdade financeira, é sempre diversificar as nossas fontes de rendimento. Com isso em mente, gostaria muito de começar a fazer investimentos em produtos financeiros que me possam dar algum benefício futuro. O primeiro passo deveria ser o PPR, algo essencial para termos a certeza que teremos alguma qualidade de vida na velhice. Sem contar que, com esse investimento, ainda posso ter benefícios no IRS, como obter um reembolso maior. Outro dos sonhos que gostaria de transformar em projecto, é abrir o meu próprio negócio. Sendo realista, não acredito que seja possível concretizar em 2023, mas considero que este pode ser um ano essencial para encontrar um caminho, uma área de negócio que me possa dar um bom retorno financeiro, além de me dar prazer, claro. 


3. Blog

Continuo a colocar este espaço como essencial e uma fonte de prazer na minha vida e, portanto, quero muito que ele cresça, se torne melhor, mais lido, mais comentado, mais partilhado. Quem escreve, quer ser lido. Quem escreve, gosta de ter feedback, de trocar impressões e criar proximidade com quem ainda se dedica a este universo da blogosfera, que tantos acham que já morreu. É nesse desejo de criar uma comunidade unida em torno de gostos e interesses comuns, que quero investir em 2023. Mas isso vai depender também de ti, que me lês. Convido-te a que, sempre que leias uma publicação que gostes, seja neste blog ou noutro, deixes o teu comentário, permitas que se inicie uma conversa, pois só com isso estás a incentivar o trabalho de quem dedica o seu tempo a este tipo de projecto. 

Mais uma vez, deixo registado que gostaria de encontrar formas de monetizar este espaço, dado assim mais recompensas a quem me segue, a quem acompanha o que escrevo, se identifica com o que partilho. Talvez não consiga implementar definitivamente em 2023, mas gostava muito de encontrar um caminho a seguir que seja interessante para todos. Além disso, espero conseguir continuar a manter a regularidade de publicações, no mínimo duas vezes por semana, sempre com os temas que me apaixonam e que, espero, também te apaixonem. 


Já fizeste o teu balanço de 2022? Já sabes quais serão as tuas resoluções para 2023? Já sabes o que vais pedir a cada uma das doze badaladas? Gostas deste tipo de partilha? Conta-me tudo nos comentários e vamos começar já a trabalhar para esta comunidade! 

4 comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter