expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

#Livros - Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman


#Livros - Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman

Sinopse

As lendas nórdicas sempre tiveram uma forte influência no universo de Neil Gaiman. Neste novo livro, o multipremiado autor regressou às suas fontes para criar quinze contos relacionados com a grande saga dos deuses escandinavos, que inspiraram a sua obra-prima Deuses Americanos

Da génese do mundo ao crepúsculo dos deuses e à era dos homens, eles readquirem vida: Odin, o mais poderoso dos deuses, sábio, corajoso e astuto; Thor, seu filho, incrivelmente forte mas turbulento; Loki, filho de um gigante e irmão de Odin, ardiloso e manipulador... Orgulhosas, impulsivas e arrebatadoras, estas divindades míticas transmitem-nos a sua apaixonante - e muito humana - história. 

Opinião

Já tinha ouvido falar muito sobre Neil Gaiman e sobre o seu livro mais famoso, Deuses Americanos, embora nunca tenha lido nada deste autor. Depois, apaixonei-me pela capa deste livro que hoje te trago, que é linda de morrer e prometia contar algumas lendas da Mitologia Nórdica, com a qual tenho menos contacto e os meus conhecimentos se resumem a Thor, Odin e Loki no universo do Cinema.

Assim, quando consegui comprar o meu exemplar fiquei muito contente e confirmei a beleza desta edição da Presença. Graficamente, é também um livro incrível, com uma letra confortável para a leitura e com uma estrutura cativante que só poderia ser enriquecida se tivessem sido incluídas ilustrações sobre as figuras e as histórias contadas ao longo de cada capítulo.

Podes ler também a minha opinião sobre O Hobbit

Tudo começa com uma pequena introdução escrita pelo autor em que nos conta um pouco mais sobre o seu fascínio pela Mitologia no geral e pela Nórdica em particular e o caminho que o levou à criação deste livro. Logo de seguida, surge um capítulo onde ficamos com uma pequena biografia dos três deuses que marcam presença ao longo de todos os mitos narrados. São eles os famosos Odin, Thor e Loki.

"Essa era a coisa mais estranha no que tocava a Loki: as pessoas ressentiam-se dele mesmo quando lhe estavam mais gratas e estavam-lhe mais gratas mesmo quando mais o odiavam." 

Depois destas introduções, começamos a navegar pelas quinze histórias mitológicas que o autor pensa serem as mais interessantes e que mais irão alimentar o fascínio do leitor. É preciso dizer que muita coisa se terá perdido no tempo e não existem registos de todas as lendas nem de todas as histórias, existindo por vezes menções que são desenvolvidas por suposições desses fragmentos na tentativa de reconstruir e completar o que falta.

Podes ler ainda a minha opinião sobre O Estrangeiro

O livro é, de facto, uma boa porta de entrada para este universo, muito embora, na minha opinião, acabe por saber a pouco e não me tenha deixado apaixonada ou fascinada pela escrita de Gaiman. Com isto não quero dizer que esteja mal escrito, nem nada que se pareça, mas esperava mais de um escritor tão famoso e tão falado internacionalmente. Talvez seja um daqueles casos em que as expectativas atrapalham na apreciação do trabalho do autor.

"Tudo isto aconteceu há muito, muito tempo, num tempo inconcebível para as nossas mentes, quando os deuses ainda caminhavam pela Terra. Foi há tanto tempo, que as montanhas daquela época já se desgastaram e os lagos mais profundos já se transformaram em terra seca." 

Contudo, imagino que possa ser uma escolha acertada para um público mais jovem e deverá ser essa a razão para ter sido incluído no Plano Nacional de Leitura. Apesar das suas mais de duzentas páginas, a leitura é fluída e rapidamente passamos de um mito para o outro, sem perder o interesse em descobrir mais sobre estas personagens místicas.

Já leste alguma coisa de Neil Gaiman? Qual o teu livro favorito do autor? 

Podes encomendar o teu exemplar, e ajudar no crescimento deste blog, na Wook, com 20% de desconto imediato; ou na Book Depository, com 21% de desconto imediato e portes grátis para todo o mundo. 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter