expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A Banda Sonora da Semana #39


A Banda Sonora da Semana #39 em português com um livro de Portugal e uma música do Brasil

Depois de receber os trinta e três com muita esperança no que de bom viria, depois de me dedicar ao pecado da gula, com a melhor francesinha do mundo, chega a gripe para deitar por terra tanto entusiasmo. Mas nem assim perco a vontade de cá vir debitar os meus pensamentos e ainda menos as inspirações para uma nova semana. 

Efemérides de 4 de Fevereiro


1992 - Golpe de Estado é liderado por Hugo Chávez contra o presidente da Venezuela Carlos Andrés Pérez.
2004 - Facebook, uma rede social, é criada por Mark Zuckerberg e os seus colegas. 
1799 - Nasceu Almeida Garrett, escritor, dramaturgo, poeta e político português. 
1959 - Nasceu Zeca Pagodinho, cantor e compositor brasileiro. 

A Banda Sonora da Semana #39 em português com um livro de Portugal e uma música do Brasil

Às vezes penso que este grande homem do Romantismo em Portugal não tem o reconhecimento merecido. Eu sei que estudamos este autor na escola. Quem não se recorda da peça incrível Falar verdade a mentir? Não me esqueço das gargalhadas que dei quando vi esta peça representada. Por outro lado, aquele Viagens na minha terra não é uma leitura fácil de levar a cabo, especialmente quando somos adolescentes. 

Mas o poeta Almeida Garrett é algo inacreditável. Quando li o livro que hoje te deixo como sugestão, Folhas Caídas, fiquei rendida ao seu génio. É o Romantismo levado ao seu ponto alto e lá encontras alguns dos mais belos poemas de amor. Recordo-me também de ter visto, na RTP, uma mini-série sobre este autor, onde ficamos a conhecer mais sobre a sua vida e os seus amores, as suas posições políticas e as suas obras. Em suma, o que faltava para me render a este romântico e que me parece muito apropriado para este mês de Fevereiro, o mês do amor. 

Já leste a obra poética de Almeida Garrett? Ou ficaste pelos livros que se dão na escola? Que opinião tens sobre este autor? 


E para continuarmos em português, vamos ficar com uma música repleta de boas vibrações, como só os brasileiros sabem fazer. Uma homenagem a Zeca Pagodinho e à boa música do Brasil, e uma excelente forma de inspirar neste início de semana. Quem resiste aos ritmos brasileiros?  Temos fãs? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter