expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

segunda-feira, 12 de março de 2018

Desafio de Cinema (52/52) - Tema Renovador



Pois que chegamos ao final do Desafio de Cinema, que pretendia partilhar 52 Filmes durante 52 semanas, com o intuito de preencher um ano inteiro com publicações. Na verdade, demorou mais do que 52 semanas devido a diversas interrupções que foram acontecendo, algumas planeadas outras nem tanto. Mas o que realmente importa é que temos mais um desafio bem sucedido.

Como último filme é suposto eleger um com um tema renovador. Um filme que nos revele uma ruptura, que marque uma viragem, seja de pensamento, seja de atitude. A pensar nisso, optei por um filme que retrate um momento de viragem na história de um país, na sua orientação política e na mentalidade do seu povo. Sendo que, esta última é a mais difícil de alcançar pelo tempo que é necessário para que as mentalidades sofram verdadeiras alterações.

E porque África também me corre nas veias, decidi escolher o filme Invictus, realizado pelo gigante Clint Eastwood e protagonizado por Morgan Freeman e Matt Damon. Só pelo facto de nos retratar o carismático Nelson Mandela este filme já seria interessante, mas ele vai mais longe. Assistimos à saída de Mandela da prisão e a sua ascensão até à presidência da África do Sul. Aclamado pelos negros, olhado com desconfiança e apreensão pelos brancos.

Só que Mandela não queria ser o Presidente dos negros, queria ser o Presidente de todos. O seu objectivo não era a vingança contra os brancos que o colocaram tantos anos na prisão. O seu propósito era unir um país racista e profundamente dividido por todas as diferenças entre os seus cidadãos. E para isso vai eleger um aliado que move multidões e alimenta grandes paixões, o desporto.

Já conhecias este filme? Deixa o teu comentário com a tua opinião sobre este filme! 


Sinopse
Após o fim do Apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Madela lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação através da linguagem universal do desporto. Para isso, Mandela junta forças com François Pienaar, capitão da equipa de râguebi, para promover a união dos sul-africanos em torno da equipa do país na Taça do Mundo de Râguebi de 1995. 


Ainda podes acompanhar o Desafio de Cinema - 52 Filmes em 52 Semanas e ver todos os filmes fantásticos que lá se encontram. 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter