expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Arquivo RTP - 60 anos de Televisão em Portugal



Em 2017, comemora-se 60 anos de Televisão em Portugal. Claro está que não acompanhei esse início, nem nada que se lhe pareça. É certo que sou uma pessoa, de certo modo, antiga, mas não assim tanto. Os meus meros trinta anos não me permitem existir nessas épocas de ouro, onde a RTP era rainha pela total ausência de concorrência. 

Porém, tenho as minhas memórias e uma curiosidade inusitada e impossível de saciar que faz com que me lembre de coisas bem velhinhas e tenha descoberto verdadeiras pérolas da nossa televisão. Para isso, muito contribui o abençoado Youtube e algumas almas iluminadas que nos permitem assistir a coisas de gerações anteriores, mas não menos talentosas ou interessantes. 

Contudo, as minhas memórias são ricas e existem inúmeras coisas que me recordo com clareza e alguma saudade. Nasci em 1986 e, portanto, faço parte da geração que descobriu a televisão na época em que nascia, em Portugal, o primeiro canal privado de televisão, a Sic. Com ela, muita coisa nova foi lançada, muitas vezes, com mais cor, brilho e barulho do que estávamos habituados até então. 

O que não invalida que guarde inúmeras recordações de programas emblemáticos da RTP. Penso que a minha memória mais antiga de um programa de televisão deve ser os Jogos Sem Fronteiras, com o carismático Eládio Clímaco. Era uma animação, ainda que não percebesse, nem estivesse interessada, no que consistia ao certo aquela competição.

Recordo alguns Festivais da Canção, muito embora os melhores sejam os anteriores ao meu nascimento, palco dos maiores êxitos da música portuguesa. Algo que, inesperadamente, voltou a acontecer na edição deste ano, com a música de Salvador e Luísa Sobral.

Por outro lado, temos os rostos que já fazem parte da família, tanto que estamos habituados a vê-los entrarem-nos em casa pela caixinha mágica e, sobretudo, através da RTP. A História que nos chegava através do Professor José Hermano Saraiva. O humor irreverente de Herman José. O criativo Carlos Cruz. O visionário Júlio Isidro. A Informação de José Rodrigues dos Santos.

Em sessenta anos, grande parte a trabalhar em regime de exclusividade, podes imaginar quantos por lá passaram, deixando o seu contributo e marcando gerações. Não irei nomear mais figuras, porque sei que por muitos que me lembre, sempre me vou esquecer de alguém importante.

O que nos leva, finalmente, ao motivo pelo qual escrevo sobre este assunto. Sim, o objectivo não foi apenas celebrar os 60 anos de Televisão em Portugal ou desfiar memórias longínquas. O verdadeiro, e espero que útil, propósito desta publicação foi informar-te que já é possível aceder ao Arquivo RTP, onde encontrarás conteúdos televisivos, mas também das emissões de Rádio desde 1936.

É aquilo a que chamo de verdadeiro serviço público. Afinal, se a RTP é a emissora do Estado, os seus conteúdos pertencem a todos os portugueses. Portanto, faz todo o sentido ser possível aceder aos mesmos de uma forma fácil e prática, tirando o máximo partido da era digital em que estamos.

Já conhecias esta plataforma? E já agora, qual a memória mais forte desta estação televisiva que guardas?

4 comentários:

  1. Tenho 29 anos, mas vi muito a RTP em criança, adorava o Festival da Canção, Os Jogos Sem Fronteiras ou 1,2,3. O Arquivo RTP foi uma melhores ideias da RTP para comemorar os seus 60 anos, tenho muito curiosidade de ver os teleteatros do início da estação pública.

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei como me esqueci do 1,2,3! Adorava o programa!
      Os teleteatros eram verdadeiro serviço público, que levava esse tipo de espectáculo ao país todo. Muito boa escolha. :)

      Eliminar
  2. A primeira coisa que me vem sempre à cabeça também são os Jogos Sem Fronteiras. Adorava :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter