Depois de ler este artigo, fiquei seriamente preocupada com o meu bom português. É que a pessoa passou anos sem fim a gabar-se de saber escrever um fofinho português correcto, só para descobrir que afinal dá erros como os outros todos. Pois é, não pensem que são diferentes!
Ok, até pode-se dar o caso de não darem os 15 erros que aqui vou referir. Contudo, duvido MUITO que não encontrem aqui pelo menos um erro que tenha sido vosso amigo pela vida fora. Querem apostar?
AutorrecreaçãoAlta recreaçãoCatrapázioCartapácioMal e porcamenteMal e parcamenteOvelha ranhosaOvelha ronhosaOlhos azuis escurosOlhos azul-escurosAtazanarAtenazarQuanto muitoQuando muitoReavêssemosReouvéssemosRebaldariaRibaldariaAzelhaAselhaRingue de PatinagemRinque de PatinagemHá uma semana atrásHá uma semanaEsclavagismoEscravismoBanditismoBandidismoPassado uma semanaPassada uma semana
Em 15 erros, e pela parte que me toca, só me safo de dois míseros erros. É lamentável. Conforta-me um pouco perceber que até as ferramentas de correcção de texto consideram como erros algumas das palavras correctas. Afinal, estou mal mas há situações piores.
Depois de passar os olhinhos por 15 erros, fiquei verdadeiramente interessada em analisar a lista completa. Já que é para ficar envergonhada com a minha ignorância, quero perceber o tamanho dela, da ignorância. Portanto, já adicionei mais um livro à minha lista de desejos, o Dicionário de Erros Frequentes da Língua.
Então e agora vocês, quantos erros se acusam de cometer sem saber? Vá, agora não me deixem aqui com a minha ignorância exposta, sem companhia!
Oh, mal e porcamente soa tão melhor :c
ResponderEliminarFiquei surpreendida com o rinque (que, de acordo com o corrector automático, está errado) e com a ribaldaria (idem). Estamos sempre a aprender :)
A verdade é que estamos tão habituados às versões erradas que as que estão correctas nos soam mal.
EliminarEssa parte do corrector automático também reparei e fez-me sentir um pouco menos burra ;)