expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 16 de abril de 2024

#Livros - O Pacto com o Diabo, de João Cerqueira

 

A capa do livro "O Pacto com o Diabo" de João Cerqueira apresenta um fundo preto que contrasta com a figura diabólica em destaque. O perfil do diabo, com seus olhos penetrantes e chifres em vermelho vibrante, transmite uma aura de mistério e perigo. O título e o nome do autor em branco chamam a atenção e completam a composição sinistra da capa, convidando o leitor a adentrar neste mundo sombrio e intrigante.

Sinopse

Convencido de que a profissão traz riqueza e fama, António Burnay decide tornar-se escritor. Confiante de ter criado uma obra-prima, envia-a para as editoras. Mas todas lhe recusam a publicação. 

Frustrado, tenta compreender como se obtém o sucesso literário, mas nada resulta. Até que, numa feira do oculto, encontra a Musa Inspiradora, que lhe oferece um pacto com o Diabo. Burnay está destinado a tornar-se um grande escritor, mas a que custo? 

Uma obra que se inspira em José Saramago, Vergílio Ferreira e Mário de Carvalho, mostrando que o génio literário só pode ter origens diabólicas. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

João Cerqueira é um escritor português nascido na linda cidade de Viana do Castelo. Doutorado em História da Arte, além de escritor é também professor e colunista, tendo sido uma descoberta recente para mim as suas histórias. O meu primeiro contacto com o autor foi no ano passado, quando recebi e li o seu mais recente livro. A experiência foi incrível e, como tal, não pensei duas vezes quando me propôs enviar este O Pacto com o Diabo, sobre o qual vamos conversar hoje. Com uma escrita irreverente e crítica, João aborda nas suas obras temas polémicos e provocativos, desafiando o leitor a refletir sobre questões sociais, políticas e morais. Nesta obra, utiliza o humor ácido e sarcástico para narrar a história dum homem que faz um acordo com o Diabo em troca de se tornar num escritor famoso. 


Assim, O Pacto com o Diabo aborda de forma satírica e crítica a sociedade contemporânea, trazendo à tona questões como corrupção, poder e moralidade. Com uma narrativa envolvente e cheia de reviravoltas, João Cerqueira leva-nos a refletir sobre os valores e princípios que regem as nossas acções e decisões. Através de personagens complexos e bem desenvolvidos, mas duma forma que roça o absurdo, faz-nos questionar até que ponto estamos dispostos a ir para alcançar os nossos objectivos e se estamos dispomos a pagar o preço pelas nossas escolhas. Com um estilo afiado e um olhar crítico, João Cerqueira oferece-nos um livro que nos faz pensar, mesmo entre uma gargalhada e outra, além duma narrativa envolvente e surpreendente, misturando elementos de fantasia e realidade de forma habilidosa. 


Podes ler também a minha opinião sobre Perestroika


João Cerqueira consegue retratar o mundo actual dum modo interessante e perturbador, pontuado por elementos inusitados e fantasiosos. O protagonista, António, é um aspirante a escritor que decide abandonar a carreira profissional onde é infeliz e se sente desvalorizado, e perseguir esse sonho, embora não consiga encontrar a fórmula do sucesso literário por muito que procure. A solução surge-lhe quando encontra uma mulher que lhe propõe um pacto com o Diabo que lhe irá permitir tornar-se no escritor rico e famoso que tanto deseja ser, sem ter que escrever uma linha por si mesmo. Nunca chegamos a ver retratado a presença do Diabo, mas são mostradas, de forma original e intrigante, as suas próprias motivações e dilemas morais nos dias que correm. É a interação entre estes personagens e o desenrolar da trama que tornam a trama tão fascinante e única. 


"Tratar como imbecil o público era uma fórmula que alastrara da própria televisão para todos os segmentos da sociedade de consumo; e parecia ter uma eficácia directamente proporcional ao desenvolvimento da tecnologia." 


Em O Pacto com o Diabo, o autor aborda de forma satírica e crítica temas como religião, corrupção, desigualdade social e a busca pelo poder a qualquer custo. O livro, acima de tudo, provoca reflexões sobre os valores da sociedade contemporânea e como as escolhas individuais podem ter consequências devastadoras. Outro aspecto muito interessante deste livro são as referências literárias que pontuam várias etapas da criação deste escritor polémico. Primeiro, obras clássicas onde António procura a inspiração e o segredo para criar também ele o seu livro extraordinário, mas de onde não consegue retirar nada de útil, na sua opinião. Depois, verificamos que as obras escritas pelo Diabo com a mão do nosso protagonista são na verdade livros verdadeiros, que conhecemos como pertencentes a outros autores portugueses bem famosos. Seria uma referência por serem livros realmente extraordinários? Ou uma insinuação irónica de que poderiam ter sido oferecidos aos seus verdadeiros autores por inspiração do Diabo? 


Podes ler ainda a minha opinião sobre Um Diário de Leituras


O humor ácido e a ironia do autor é um autêntico presente, que se manifesta ainda mais quando aparecem o autor famoso e reconhecido ou a prostituta que se dedica a escrever as suas memórias e acaba famosa e bem sucedida. Com a sua narrativa irreverente, o autor satiriza o mundo contemporâneo, expondo as contradições e absurdos da sociedade de forma hilariante. As suas críticas bem humoradas e perspicazes confrontam-nos com questões complexas duma maneira que nos faz refletir e rir ao mesmo tempo. Cerqueira constrói um universo ficcional rico em sátiras e sarcasmos, garantindo ao leitor uma experiência única e provocativa. Depois de ter adorado o seu mais recente livro, tinha grandes expectativas sobre a escrita deste autor, que não senti, de todo, terem sido defraudadas. Confesso que continuo a preferir o anterior, mas este foi uma experiência mais curta e mais divertida. 


"Não, não eram as pessoas normais, mas sim os loucos que decidiam tornar-se escritores. Escrever não era um acto de coragem, mas de insanidade." 


Estamos perante uma narrativa intrincada e cheia de reviravoltas, que nos faz questionar os nossos próprios valores e crenças. O próprio papel da Literatura na sociedade acaba por ser discutido de forma subtil, com um debate sobre o que faz um livro ser bom e ser um sucesso e como ambos podem não estar em simultâneo na mesma obra. No final da leitura, que é surpreendente, somos levados a ponderar sobre as consequências das nossas escolhas e sobre o preço que estamos dispostos a pagar para alcançar os nossos objectivos e sonhos. Se procuras uma narrativa envolvente e provocativa, com temas actuais e elementos fantásticos, com um estilo instigante, O Pacto com o Diabo é o livro que precisas conhecer. João Cerqueira consegue prender a atenção do leitor do início ao fim com a sua escrita ágil. Em suma, uma leitura imperdível para todos aqueles que não têm medo de questionar o status quo e de se surpreender com os desdobramentos dum acordo inusitado com o Diabo. Agora, quero saber o que tens a dizer sobre este livro e este autor. Já conheces o trabalho do João Cerqueira? O que achaste da permissa deste livro? Ficaste curiosa? Deixa nos comentários as tuas opiniões e questões! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog 


Wook | Bertrand 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter