expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

#Livros - O Regresso de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle

 

A foto de capa do livro de bolso "O Regresso de Sherlock Holmes" é marcante e sugestiva. Com um fundo vermelho intenso, que remete à aura misteriosa e emocionante das investigações do famoso detetive, destaca-se a silhueta inconfundível de Sherlock Holmes, visivelmente destacada em preto.  Através de sua elegante postura e semblante sério, o enigmático personagem é enfatizado como o protagonista principal das fascinantes histórias deste livro. Sua silhueta delineada proporciona uma atmosfera envolvente, despertando nos leitores a expectativa de se envolverem em intrigas e enigmas bem arquitetados.  A escolha da cor vermelha como fundo é extremamente acertada, pois atua como um estímulo visual, transmitindo uma sensação de perigo iminente e trazendo à tona a habilidade de Holmes em desvendar mistérios e solucionar casos complexos.  A sobriedade e a simplicidade do preto adicionam sofisticação à imagem, representando a afiada inteligência e perspicácia do personagem. A silhueta nítida e reconhecível evoca uma sensação de familiaridade entre os fãs de Sherlock Holmes, ao mesmo tempo em que cativa novos leitores, instigando-os a se aventurarem no mundo da dedução e da lógica.  Essa imagem enigmática e icônica da capa do livro de bolso "O Regresso de Sherlock Holmes" funciona como um convite irresistível para os amantes do gênero detectivesco e para todos aqueles que se encantam com tramas bem elaboradas e personagens memoráveis.


Sinopse

Quando, em 1902, Conan Doyle acaba de escrever O Cão dos Baskervilles e, apesar de ter sido peremptório quanto à morte de Sherlock Holmes - já que esta novela é cronologicamente anterior à morte do detective -, começa novamente a receber inúmeros pedidos de admiradores que querem novas aventuras de Holmes. Finalmente, nos finais de 1903, Doyle não consegue recusar a tentadora oferta da revista americana «Collier's» e ressuscita Holmes na Aventura da Casa Vazia, onde este explica ao Dr. Watson como conseguiu sobreviver à luta com o professor Moriarty em Reichenbach. Neste conjunto de treze novas aventuras, verifica-se o fim da parceria que Doyle manteve com o talentoso ilustrador Sidney Paget. 

Para além da Aventura da Casa Vazia, ficaram célebres a Aventura dos Dançarinos - onde Holmes resolve um estranho caso através da leitura de mensagens desenhadas com pequenos bonecos -, a Aventura da Ciclista Solitária - em que o caso anda à volta de um ciclista fantasma - e a Aventura dos Seis Napoleões - com a perseguição e destruição de bustos do Imperador - entre outras. 


Buy Me A Coffee

Opinião 

O Regresso de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, é uma obra que reintroduz o consagrado detective Sherlock Holmes aos leitores, depois de ter marcado o seu desaparecimento definitivo pelo autor. Conan Doyle, autor britânico nascido em 1859, foi um dos maiores escritores de sucesso da sua época e conquistou fama mundial com a sua série de livros sobre Sherlock Holmes. Doyle, além de escritor, foi também médico e teve uma carreira multifacetada. A série protagonizada pelo icónico detective, composta por quatro romances e cinquenta e seis contos no total, tornou-se um marco na Literatura policial e influenciou a criação de numerosos personagens investigativos no século XX. Conan Doyle conseguiu criar um detective único, brilhante e excêntrico, dotado duma habilidade dedutiva impressionante, que se tornou referência para toda as gerações futuras de escritores do género.


Este livro em particular, apresenta-se como uma emocionante continuação das histórias já conhecidas do detective mais famoso da Literatura. Com uma habilidade ímpar para resolver os mais complexos enigmas, Sherlock Holmes retorna em grande estilo, oferecendo aos leitores a oportunidade de se deliciarem com novas reviravoltas e intrigantes mistérios a desvendar. Neste livro, os fãs têm a chance de reencontrar-se com o génio dedutivo e mergulhar numa jornada repleta de emoção, suspense e brilhantismo, enquanto o detective enfrenta desafios ainda mais intricados na sua busca incansável pela verdade. 


Podes ler também a minha opinião sobre As Viagens de Gulliver


A obra desenrola-se no final do século XIX, na Inglaterra vitoriana. Esse período histórico, que engloba a maior parte do reinado da Rainha Vitória, foi marcado por inovações e transformações sociais, políticas e tecnológicas. Durante esta época, a Inglaterra passou por uma revolução industrial, que impulsionou o crescimento económico e a urbanização, além de se ter estabelecido como uma potência mundial. A sociedade vitoriana também foi caracterizada por uma rígida hierarquia social e valores morais conservadores, que se refletem na obra de Conan Doyle. O autor retratou este período com maestria, utilizando-o como pano de fundo para as investigações de Sherlock Holmes. 


"Nesse momento deixou de ser uma máquina de raciocinar e descobriu a sua debilidade humana pela admiração e pelo aplauso." 


Nesta colectânea de treze histórias envolventes e intrigantes, encontramos Holmes e o seu fiel companheiro, Dr. Watson, a enfrentar mistérios aparentemente insolúveis e desvendando casos que desafiam a lógica. Arthur Conan Doyle é conhecido pelo seu estilo de escrita cativante, repleto de descrições minuciosas e diálogos envolventes, o que pude comprovar na minha estreia com este autor tão famoso. Ficou clara para mim a habilidade de Conan Doyle para manter o leitor preso à narrativa através de enredos intrigantes e tramas bem desenvolvidas, mesmo no caso de histórias curtas como estas. Aqui fica comprovada ainda a sua capacidade de criar mistérios complexos e de desvendá-los de maneira surpreendente. Além disso, o autor também introduz elementos de humor e ironia na trama, o que adiciona um toque muito especial à sua narrativa. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre The Turn of the Screw


O que torna Sherlock Holmes um personagem tão fascinante e querido pelo público, que tem sobrevivido à passagem do tempo, são os diversos elementos que o definem como um génio intelectual e uma personalidade intrigante. Desde as suas habilidades de dedução inigualáveis até à sua natureza excêntrica e peculiar, Holmes cativa os leitores com o seu charme irresistível e a sua mente afiada. A sua dedicação obsessiva à resolução de quebra-cabeças complexos e casos aparentemente insolúveis fazem dele um herói incomparável e amado por públicos de todas as idades. Adicionalmente, os seus aspectos únicos, como o seu cachimbo e as suas roupas características, contribuem para reforçar a sua singularidade e torná-lo num ícone atemporal da Literatura. Com uma mistura cativante de genialidade, mistério e humor seco, Sherlock Holmes conquista o coração dos leitores e mantém a sua popularidade até aos dias de hoje. 


"Devo admitir que tem uma capacidade de seleção que compensa largamente o lamentável das suas narrações, porque com o seu funesto costume de considerar os casos como histórias, em vez de como análises científicas, arruinou toda uma série de demonstrações instrutivas e, até, clássicas."


Por outro lado, não nos podemos esquecer do Dr. Watson, fiel companheiro e narrador das aventuras de Holmes que é a personificação do homem comum. Mesmo sendo médico, Watson fica encantado com a astúcia de Holmes e a sua abordagem singular para resolver problemas. A sua lealdade inabalável para com o detective e a sua habilidade para narrar as histórias são características que tornam Watson fundamental na construção dos mistérios e no envolvimento do leitor com as tramas. Juntos, Holmes e Watson formam uma dupla inigualável, cuja química e dinâmica tornaram-se sinónimo de investigação e contribuem em grande parte para o sucesso de toda a obra que protagonizam. Não podemos esquecer, ainda, o impacto cultural de Sherlock Holmes que pode ser percebido nos inúmeros filmes, séries, adaptações e obras inspiradas no detective ao longo dos anos. 


Estamos perante um livro imperdível para todos os fãs do género policial. Através destas novas histórias de casos intrigantes, Doyle reforça todas as qualidades que tornaram Sherlock Holmes um ícone da Literatura: a sua genialidade dedutiva, a sua sagacidade implacável e a sua habilidade única de desvendar mistérios mais complexos. Com narrativas envolventes, repletas de reviravoltas e descrições detalhadas, o livros estimula-nos a explorar e mergulhar no fascinante universo do detective mais famoso da Literatura e, pessoalmente, quero ler tudo o mais que existe sobre este personagem inspirador. Para ti que desejas desvendar enigmas e desfrutar duma leitura cativante, O Regresso de Sherlock Holmes é um tesouro a ser descoberto. E não te preocupes com a ordem cronológica, pois esta foi a minha estreia nas suas aventuras e não me senti de todo perdida ou com dificuldades em entender os acontecimentos. 


Agora quero saber de ti. Já leste algum livro com o nosso Sherlock Holmes? Qual a tua história favorita? Gostaste das adaptações para o Cinema? Conta-me tudo nos comentários e vamos conversar sobre o detective mais famoso do mundo! 


Encomenda o teu exemplar através dos links abaixo, sem custos adicionais para ti, e contribui para as próximas leituras deste blog


Wook | Bertrand

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter