expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 19 de maio de 2022

#Documentário - Senna

 

#Documentário - Senna

Sinopse

História verídica do lendário corredor de automóveis brasileiro Ayrton Senna, que muitos vêem como o melhor condutor do mundo. A sua viagem física e espiritual dentro e fora das pistas, a procura pela perfeição e a sua transformação de estreante notavelmente dotado que despontou para a F1 em 1984 para mito consagrado após o trágico acidente em Imola em 1994. 


Opinião

Este mês, no dia 1, passou mais um ano sobre a morte do mito Ayrton Senna e depois de ler tantos manifestos, tantos editoriais a recordar a sua curta e brilhante carreira, fiquei com uma vontade imensa de revisitar os anos de glória, onde abrilhantou a Fórmula 1 de uma forma inesquecível. Por isso, acabei por encontrar este documentário, Senna, que nos apresenta o piloto através de imagens e registos, alguns inéditos, dos seus anos dedicados às corridas. 


Assistimos à estreia na Fórmula 1, depois de ter feito sucesso e dado nas vistas noutras competições menos famosas e com menos notoriedade. A primeira prova que venceu, em Portugal, a transferência para uma equipa onde teria um carro capaz de corresponder e cumprir o seu desejo de vencer. É dado grande foco à sua rivalidade histórica com Alain Prost, com quem competia pelo pódio durante grande parte desses anos. É extraordinário rever a sua primeira conquista do título de campeão do mundo. Emocionante assistir à primeira vez que venceu o Grande Prémio do Brasil. 


Podes ler também a minha opinião sobre O Impostor do Tinder


Ao longo de todo o documentário somos inundados pelo carisma, pela convicção, pela determinação de Ayrton Senna. A sua vontade de vencer, de ser melhor, de se superar a si mesmo é contagiante. Faz pensar porque razão não somos todos assim. O que tinha Senna, e nos falta a nós, comuns mortais, para atingir esse patamar de excelência? Por vezes frustrado pelas intrigas política da Fórmula 1, nunca se vergou aos poderes instalados, nunca deixou de lutar pelo que achava certo, pelo que considerava justo. 


#Documentário - Senna

Revisitamos algumas das corridas mais icónicas, momentos que o celebrizaram como um piloto extraordinário. A forma como conseguia passar de uma posição pouco favorecida e terminar vencedor da corrida tornou-se lendária. Isto já para não falar do seu brilhantismo a conduzir com chuva, feito que poucos poderiam almejar. Era nessas alturas, quando os seus oponentes perdiam segundos, que ele os ganhava e conquistava vantagens inesperadas. 


Podes ler ainda a minha opinião sobre De Volta a Hogwarts


A aproximação da tragédia deixa uma sensação de impotência por não podermos impedir, de travar os acontecimentos que irão mudar tudo de forma irreversível, como só a morte consegue. Esses momentos, ainda que tantos anos se tenham passado, não deixam de nos emocionar, de entristecer pela perda tão precoce de uma pessoa tão especial, de um homem que inspirava tanta gente ao seu redor, que deu esperança a um Brasil pobre e miserável. A sua morte precoce, quando ainda teria tantos anos pela frente, tantas conquistas para alcançar, tantas glórias por reclamar, terminou com a sua hipótese de se tornar no piloto histórico que poderia ter sido, mas acredito que foi nesse momento que se tornou numa lenda, no mito que irá perdurar ao longo do tempo. 


Fica a saudade de um tempo de ouro da Fórmula 1 que não creio que se repetirá, as memórias de corridas alucinantes, de vitórias impossíveis, e de homens que conseguiram tornar-se a inspiração de tantos jovens, a esperança de que todos podemos alcançar os nossos sonhos, desde que estejamos dispostos a trabalhar para isso. Também eras fã de Senna e da Fórmula 1 desse tempo? Viste o documentário? O que sentiste ao ver ou rever tantos momentos icónicos reunidos? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter