Sinopse
O poderoso Feiticeiro Negro, Gellert Grindelwald, prepara-se para controlar o mundo dos feiticeiros. O Professor Albus Dumbledore percebe que não o consegue impedir sozinho e confia no magizoologista Newt Scamander para liderar uma equipa destemida de feiticeiros, bruxas e um corajoso cozinheiro muggle. Nesta perigosa missão encontram antigos e novos monstros, e defrontam a crescente legião de seguidores de Grindelwald. Mas com tudo em jogo, quanto tempo conseguirá Dumbledore ficar fora desta luta?
Opinião
Como Potterhead que sou não descansei enquanto não fui assistir ao novo filme de Monstros Fantásticos, que estreou em Portugal no dia 7 de Abril. Deste modo, foi com o novo filme da franquia que regressei às salas de Cinema depois desta longe pandemia. Foram mais de dois anos sem pôr os pés numa sala e, como podes imaginar, este regresso foi épico. Ainda por cima, foi uma longa espera por este novo episódio que prometia revelar os segredos do nosso amado e controverso Dumbledore.
Amada, controverso e pouco ortodoxo. Estamos perante a personagem mais bem construída, mais interessante, mais fascinante de toda a saga de Harry Potter e adjacentes. Os melhores diálogos são dele, as frases mais icónicas da série, sobretudo nos livros, são suas. Tenho a certeza de que todos terminámos os sete livros de Harry Potter com a certeza de que ainda nos faltava saber tanto sobre Albus Dumbledore. Que a sua vida e a sua personalidade encerravam ainda tantos segredos, tantos mistérios por desvendar. Portanto, como poderíamos, nós fãs, recusar o convite para saber sobre este homem extraordinário?
Podes ler também a minha opinião sobre Os Crimes de Grindelwald
A primeira cena do filme é logo de nos deixar enlouquecidos, pois começa com um encontro entre Dumbledore e Grindelwald, num café com aparência requintada, onde ambos conversam e procuram chamar o outro para a sua razão. Um momento que nos dá a sensação de acontecer na mente, e não na realidade, algo a que estamos perfeitamente habituados de outros momentos. Depois, temos o nosso adorado Newt a tentar salvar uma criatura mágica, mas sendo atacado por alguns seguidores de Grindelwald que querem capturar a dita criatura, que parece ter uma importância gigante, embora ainda não esteja claro porquê.
Momentos épicos sucedem-se, como o confronto entre Credence e Albus, o recrutamento de Jacob pela professora americana - personagem espectacular, diga-se de passagem -, os eventos antes da eleição do Chefe Supremo, a descoberta da verdade sobre as origens do Credence, os desabafos de Dumbledore sobre o seu passado familiar, sobretudo sobre a irmã Ariana e o irmão Aberforth. Já para não falar sobre o momento em que vemos o plano aéreo de Hogwarts e toca a música clássica dos filmes de Harry Potter. Dá um calor no coração que é impossível de evitar.
Podes ler ainda a minha opinião sobre Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los
As referências podem ser encontradas ao longo de todo o filme, nos mais diversos momentos, e a maioria serve apenas para agradar aos fãs, algo que não nos incomoda nada. As explicações que encontramos para as dúvidas levantadas no filme anterior são satisfatórias, embora não vamos encontrar nenhuma revelação verdadeiramente chocante ou transformadora. Trata-se de um filme de transição, que prepara o caminho para os eventos que sabemos que irão acontecer no final da franquia, quando Dumbledore derrotar Grindelwald definitivamente.
Apesar das críticas menos positivas que tenho lido, pessoalmente fiquei muito contente com este novo filme e com a sua simplicidade, sem demasiadas histórias sobrepostas. São pequenos passos, mas que nos permitem conhecer melhor algumas das figuras do nosso imaginário do mundo mágico, e nos mostram o caminho trilhado para a conseguida derrota do Feiticeiro Negro que antecedeu Voldemort. Já foste ao Cinema ver o novo filme da franquia? O que achaste de Os Segredos de Dumbledore? Agradou-te ou ficaste desiludido? Conta-me tudo nos comentários!
Sem comentários:
Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!