expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 11 de março de 2021

#Séries - A Princesa Espanhola

 

#Séries - A Princesa Espanhola

Sinopse

Catarina de Aragão, a princesa da Espanha, chega à Inglaterra para selar a sua união com o príncipe Artur, a quem está prometida desde pequena. Tudo se complica quando o seu marido morre inesperadamente e Catarina vê-se no meio de uma acirrada disputa pelo trono. Determinada a manter os seus poderes, ela agora precisa casar-se com o príncipe Harry, que, um dia, vai governar o país sob o título de Henrique VIII. 


Opinião

Apesar do tempo livre não ser muito, tenho tentado arranjar espaço para ver algumas das séries que se encontram na minha lista de espera - e olha que são muitas, não fosse este género a grande aposta dos últimos tempos, competindo em qualidade e quantidade com a indústria do Cinema. Tenho dado prioridade a séries curtas e terminadas para que possa ir encurtando a lista e equilibrar com todas as novas entradas que estão constantemente a ser lançadas. 


Como apaixonada pelos Tudors, não podia resistir ao apelo desta série, que nos irá contar a história da Princesa Espanhola, Catarina de Aragão, desde que abandonou a sua terra natal para seguir o seu destino rumo à Inglaterra onde deveria ser um dia rainha. Era noiva de Artur, o príncipe de Gales, desde que se lembrava e toda a sua educação foi focada no papel que iria representar um dia ao seu lado. 


Podes ver também a minha opinião sobre Os Tudors


Deste modo, a série começa precisamente em Espanha, quando a princesa se prepara para partir para Inglaterra e ainda somos brindados com alguns vislumbres da famosa rainha católica, Isabel de Castela. Por falar nisso, devo já avisar que não irás encontrar aqui rigor histórico, logo existe muita coisa ficcional, como o papel de guerreira nos seus exércitos que é atribuído a Isabel e posteriormente a Catarina também. 


#Séries - A Princesa Espanhola

Por outro lado, é indicado no genérico que a série é inspirada nos livros de Philippa Gregory, A Maldição do Rei e Catarina de Aragão, o que também não significa uma réplica fiel da visão da autora sobre os acontecimentos históricos. Como leitora apaixonada de Gregory, reconheci algumas incoerências ao longo das duas temporadas, o que posso entender como uma forma de tornar a série mais interessante em termos dramáticos. 


Podes ver ainda a minha opinião sobre Madre Paula


Na primeira temporada acompanhamos o casamento com Artur e os acontecimentos dramáticos que culminaram numa posição bastante precária na corte. A morte do seu marido, afasta-a do papel que acreditou ser o seu destino e durante algum tempo a princesa, sozinha e abandonada pelos seus pais, não sabe o que deve fazer ou que caminho seguir. Na sua frente tem a possibilidade de se tornar rainha casando com o rei já envelhecido e recém-viúvo, Henrique VII, ou lutar pela oportunidade de vir a ser a esposa do futuro rei, Henrique VIII. 


Todos sabemos qual foi a batalha que a princesa decidiu lutar e que venceu, por isso, a segunda temporada acompanha o início do reinado de Catarina e Henrique, com a criação da sua sonhadora Camelot, e a forma como este sonho se evapora perante a perde dos herdeiros que o rei considera essenciais para garantir a sua posição de poder e força, bem como para assegurar que é abençoado por Deus. No entanto, para mim pessoalmente, o aspecto mais fascinante desta série é nos mostrar o caminho tortuoso que levou um rapaz divertido e apaixonado a tornar-se num tirano, déspota e capaz de tudo, até de matar os amigos de infância. 


Para todos os amantes de personagens históricos, só posso recomendar esta série que tem actuações extraordinárias, um enredo fascinante, com uma narrativa frenética e um guarda-roupa espectacular. 


Já viste A Princesa Espanhola? O que achaste das alterações aos factos históricos? 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter