expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Subscreve a Newsletter

quinta-feira, 20 de junho de 2019

#Filmes - Bohemian Rhapsody



Sinopse

Um filme autobiográfico sobre os Queen, uma das maiores bandas de rock de sempre. Apesar de ter Freddie Mercury como foco principal, é mostrada a amizade entre os seus elementos e as circunstâncias que os tornaram verdadeiros ícones do panorama musical da época. 

Um desses momentos cruciais acontece no concerto Live Aid, realizado no Estádio de Wembley (Londres), a 13 de Junho de 1985, onde Mercury - recebendo a ovação de uma plateia de quase 80 mil pessoas e vários milhões de espectadores em mais de 100 países -, abriu o espectáculo com Bohemian Rhapsody. Essa actuação apoteótica é ainda hoje considerada uma das maiores performances da história do rock. 

Mercury viria a falecer devido a uma broncopneumonia, decorrente do síndrome da imunodeficiência adquirida humana (SIDA), de que era portador, em Londres, a 24 de Novembro de 1991. Tinha 45 anos.

Opinião

Aqui chega, finalmente, a minha opinião sobre o tão falado Bohemian Rhapsody. Pensei seriamente em ir ver ao Cinema e, agora que o vi, lamento imenso não o ter feito. Deve ter sido uma sensação e tanto poder ouvir a recriação de momentos icónicos da carreira dos Queen com a melhor banda sonora de sempre, a dos próprios.

Sei que muita gente teceu sérias críticas a este filme pelas suas falhas e alterações que apresentou na vida e na história dos intervenientes. Pela minha parte, era algo que estava totalmente à espera. Parece-me inevitável que isso aconteça numa adaptação que, além de contar os factos, necessita de os embelezar e encadear as coisas da forma que melhor prenda o espectador.

Se fosse para ter um relato exacto, teríamos um documentário. Não é essa a proposta, portanto é aceitar as alterações e, para quem quer saber os factos, pesquisar como deve de ser. Eu sou fã assumida de Freddie Mercury, como ficou óbvio quando o elegi como o primeiro artista que amaria ter visto ao vivo, e amei assistir a este filme!

Embora seja do conhecimento geral as origens de Mercury, nunca tinha pensado no seu ambiente familiar e no impacto que a sua excentricidade terá tido na sua família e foi interessante ver retratado essa envolvência e o início da banda, quando ainda procuravam o seu caminho e encaixar-se uns nos outros. O seu percurso como uma família e o crescimento de cada um é bem retratado, sempre com os holofotes mais focados no vocalista do que nos restantes, algo que também acontecia na época.

Tenho de confessar que a minha parte favorita é a da criação da música que dá nome ao filme e que será certamente uma obra-prima em qualquer lugar do mundo, em qualquer época. O processo criativo é fascinante, a gravação uma lição e o momento em que todos defendem a sua música é inspirador. Não tem como não gostar desta cena e não sentir que estas pessoas estavam noutro nível. Freddie Mercury era, sem dúvida, um génio criativo e um visionário.

A vida louca que acaba por levar e o seu declínio emocional e físico também são abordados de forma clara e inequívoca, sem grandes tentativas de o desculpar ou de o isentar de culpas. Foi o caminho que escolheu, até perceber que não era isso que precisava e desejava e regressar à sua banda e aos amigos que haviam trilhado todo o caminho ao seu lado.

Por fim, terminar o filme com o concerto Live Aids, momento incontornável das suas carreiras e que colocou definitivamente os Queen no pódio das grandes bandas de sempre foi perfeito. Depois deste concerto, o seu talento foi reconhecido em todo o mundo e a sua presença em palco marcou toda uma geração, influenciando os músicos do futuro.

Muito fica por dizer, certamente, e não me sinto capaz de transpor por palavras todas as sensações que este filme me provocou, por isso, só posso limitar-me a dizer que recomendo vivamente que lhe dês um oportunidade. Ignora as críticas, positivas e negativas, e assiste para formares a tua própria opinião. Combinado? 


Quanto a ti, que já viste este Bohemian Rhapsody, conta-me a tua opinião. Deixa o teu comentário a seguir. 

Sem comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário. Terei todo o gosto em responder muito em breve.
*Não esquecer de marcar a caixinha para receber notificação quando a resposta ficar disponível.
Até breve!

Subscreve a Newsletter